Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826 |
Resumo: | Rapport au savoir na perspectiva psicanalitica Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber. Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge. Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes. Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber. Data de registro: 27/09/2014 Data de aceite: 16/09/2015 |
id |
UFU-2_747c6ad35f05f851aed1ac42b7a5943a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27826 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalíticaEducaçãoPsicanáliseDesejoSaberDesejo de saberRapport au savoir na perspectiva psicanalitica Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber. Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge. Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes. Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber. Data de registro: 27/09/2014 Data de aceite: 16/09/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2782610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 491-5151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826/21331Copyright (c) 2017 FRANCISCO VERARDI BOCCA, ODISSÉA BOAVENTURA OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBocca, Francisco VerardiOliveira, Odisséa Boaventura2021-10-27T19:21:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27826Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T19:21:08Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
title |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
spellingShingle |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica Bocca, Francisco Verardi Educação Psicanálise Desejo Saber Desejo de saber |
title_short |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
title_full |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
title_fullStr |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
title_full_unstemmed |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
title_sort |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica |
author |
Bocca, Francisco Verardi |
author_facet |
Bocca, Francisco Verardi Oliveira, Odisséa Boaventura |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Odisséa Boaventura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocca, Francisco Verardi Oliveira, Odisséa Boaventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Psicanálise Desejo Saber Desejo de saber |
topic |
Educação Psicanálise Desejo Saber Desejo de saber |
description |
Rapport au savoir na perspectiva psicanalitica Resumo: Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando separam a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da realização do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.Palavras-chave: Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de saber. Rapport au savoir in the psychoanalytic perspective Abstract: This article aims to present the French notion of rapport au savoir (relationship to knowledge) which was developed by Jacky Beillerot, based on the freudian theory of psychoanalysis that has the “desire for knowledge” as its fundamental concept, built within the infantile sexuality and within the Family and school expectations. It is a perspective that allows reflection upon the role of school and family when separating the possibility of learning as a manifestation of epistemophilia (knowledge of oneself) from the possibility of learning as a tool for social success (external knowledge). Beillerot advocates a creative process that integrates all kinds of knowledge, that parts from a particular condition or interest, unique and unrepeatable, but then demands a social condition, the other as enabler agent of achieving the desire for knowledge, which establishes educating as an act of fellowship (allowing knowledge) rather than monitoring (must do), occasioning a relationship with knowledge as a relation between desiring subjects.Keywords: Education; Psychoanalysis; Desire; Knowledge; Desire for knowledge. Rapport au savoir en la perspectiva psicoanalítica Resumen: Presentamos la noción francesa de rapport au savoir (relación con el saber) en la vertiente desarrollada por Jacky Beillerot, basada en el psicoanálisis de Freud que tiene el “deseo de conocimiento” su concepto fundamental, elaborado en el ámbito de la sexualidad infantil, las expectativas de la familia y la escuela. Es una perspectiva que permite reflexionar sobre el papel de la escuela y la família cuando distinguen el aprendizaje como manifestación de una epistemofilia (saber de sí) del aprendizaje como instrumento social (saberes externos). Beillerot propone um proceso creador que integra los conocimientos, los relacionados a una condición o interés especial, único e irreproducible, y los que exigen una condición social, el outro como agente de realización del deseo de saber. Así, establece el educar como acto de acompañamiento (permitir saber) en lugar de monitoreo (deber hacer), permitiendo una relación con el conocimiento como una relación entre los sujetos deseantes. Palabras clave: Educación; Psicoanálisis; Deseo; Saber; Deseo de saber. Data de registro: 27/09/2014 Data de aceite: 16/09/2015 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27826/21331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 FRANCISCO VERARDI BOCCA, ODISSÉA BOAVENTURA OLIVEIRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 FRANCISCO VERARDI BOCCA, ODISSÉA BOAVENTURA OLIVEIRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 491-515 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355384264622080 |