O rural e a escolarização em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Justino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p63a74
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688
Resumo: *Doutor em Educação, área de especialização de História da Educação, pela Universidade do Minho, Braga-Pt. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Pt.O rural e a escolarização em PortugalResumo: A escola portuguesa estabeleceu com a sociedade uma relação qualitativamente diferenciada. O rural foi representado como arcaico, subdesenvolvido e de inevitável transformação por contraponto ao mundo urbano culto e progressista, apresentado como norma. Este estudo permite demonstrar que, não obstante, a subalternização da cultura e do modelo de desenvolvimento rural, houve uma política educativa e uma pedagogia orientadas para o mundo rural. Destinados à alfabetização das populações rurais, o Estado Novo criou a figura do Regente Escolar e ampliou a oferta educativa com Postos Escolares. A alfabetização rural era o primeiro grau da Escola Única. Assim, em resposta ao inquérito Possibilités d'Accès à l'Éducation dans les Zones Rurales (1958), o governo português reiterou a ideia de que em Portugal a Escola é a mesma para todos.Palavras-chave: Escola Portuguesa. Escola Única. Mundo Rural. O rural e a escolarização em PortugalAbstract: The Portuguese school established with the society a relation qualitatively differentiated. The agricultural one was represented as archaic, underdeveloped and of inevitable transformation for counterpoint to the cultured and progressive urban world, presented as norm. This study it allows to demonstrate that, not obstante, the subaltern condition of the culture and the model of agricultural development, had one guided educative politics and a pedagogy for the agricultural world. Destined to the literacy of the agricultural populations, the New State created the figure of the School Regent and extended offers educative with School Offices. The rural literacy was the first degree of the Unique School. Thus, in reply to the inquiry Possibilités d' Accès to the l' Éducation dans les Zones Rurales (1958), the Portuguese government reiterated the idea of that in Portugal the School is the same one for all.Keywords: Portuguese School. Unique School. Rural World.Data de registro:13/05/2013Data de aceite: 08/07/2013
id UFU-2_79eb45d5c79107ee9118653e46c877fd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22688
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
spelling O rural e a escolarização em PortugalEscola PortuguesaEscola Mundo Rural*Doutor em Educação, área de especialização de História da Educação, pela Universidade do Minho, Braga-Pt. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Pt.O rural e a escolarização em PortugalResumo: A escola portuguesa estabeleceu com a sociedade uma relação qualitativamente diferenciada. O rural foi representado como arcaico, subdesenvolvido e de inevitável transformação por contraponto ao mundo urbano culto e progressista, apresentado como norma. Este estudo permite demonstrar que, não obstante, a subalternização da cultura e do modelo de desenvolvimento rural, houve uma política educativa e uma pedagogia orientadas para o mundo rural. Destinados à alfabetização das populações rurais, o Estado Novo criou a figura do Regente Escolar e ampliou a oferta educativa com Postos Escolares. A alfabetização rural era o primeiro grau da Escola Única. Assim, em resposta ao inquérito Possibilités d'Accès à l'Éducation dans les Zones Rurales (1958), o governo português reiterou a ideia de que em Portugal a Escola é a mesma para todos.Palavras-chave: Escola Portuguesa. Escola Única. Mundo Rural. O rural e a escolarização em PortugalAbstract: The Portuguese school established with the society a relation qualitatively differentiated. The agricultural one was represented as archaic, underdeveloped and of inevitable transformation for counterpoint to the cultured and progressive urban world, presented as norm. This study it allows to demonstrate that, not obstante, the subaltern condition of the culture and the model of agricultural development, had one guided educative politics and a pedagogy for the agricultural world. Destined to the literacy of the agricultural populations, the New State created the figure of the School Regent and extended offers educative with School Offices. The rural literacy was the first degree of the Unique School. Thus, in reply to the inquiry Possibilités d' Accès to the l' Éducation dans les Zones Rurales (1958), the Portuguese government reiterated the idea of that in Portugal the School is the same one for all.Keywords: Portuguese School. Unique School. Rural World.Data de registro:13/05/2013Data de aceite: 08/07/2013EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2268810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p63a74Educação e Filosofia; v. 27 n. n. ESP (2013): v.27 n. Especial 2013; 63-741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688/12721Copyright (c) 2016 Justino Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Justino2021-03-30T16:42:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22688Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:42:17Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O rural e a escolarização em Portugal
title O rural e a escolarização em Portugal
spellingShingle O rural e a escolarização em Portugal
O rural e a escolarização em Portugal
Magalhães, Justino
Escola Portuguesa
Escola
Mundo Rural
Magalhães, Justino
Escola Portuguesa
Escola
Mundo Rural
title_short O rural e a escolarização em Portugal
title_full O rural e a escolarização em Portugal
title_fullStr O rural e a escolarização em Portugal
O rural e a escolarização em Portugal
title_full_unstemmed O rural e a escolarização em Portugal
O rural e a escolarização em Portugal
title_sort O rural e a escolarização em Portugal
author Magalhães, Justino
author_facet Magalhães, Justino
Magalhães, Justino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Justino
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Portuguesa
Escola
Mundo Rural
topic Escola Portuguesa
Escola
Mundo Rural
description *Doutor em Educação, área de especialização de História da Educação, pela Universidade do Minho, Braga-Pt. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Pt.O rural e a escolarização em PortugalResumo: A escola portuguesa estabeleceu com a sociedade uma relação qualitativamente diferenciada. O rural foi representado como arcaico, subdesenvolvido e de inevitável transformação por contraponto ao mundo urbano culto e progressista, apresentado como norma. Este estudo permite demonstrar que, não obstante, a subalternização da cultura e do modelo de desenvolvimento rural, houve uma política educativa e uma pedagogia orientadas para o mundo rural. Destinados à alfabetização das populações rurais, o Estado Novo criou a figura do Regente Escolar e ampliou a oferta educativa com Postos Escolares. A alfabetização rural era o primeiro grau da Escola Única. Assim, em resposta ao inquérito Possibilités d'Accès à l'Éducation dans les Zones Rurales (1958), o governo português reiterou a ideia de que em Portugal a Escola é a mesma para todos.Palavras-chave: Escola Portuguesa. Escola Única. Mundo Rural. O rural e a escolarização em PortugalAbstract: The Portuguese school established with the society a relation qualitatively differentiated. The agricultural one was represented as archaic, underdeveloped and of inevitable transformation for counterpoint to the cultured and progressive urban world, presented as norm. This study it allows to demonstrate that, not obstante, the subaltern condition of the culture and the model of agricultural development, had one guided educative politics and a pedagogy for the agricultural world. Destined to the literacy of the agricultural populations, the New State created the figure of the School Regent and extended offers educative with School Offices. The rural literacy was the first degree of the Unique School. Thus, in reply to the inquiry Possibilités d' Accès to the l' Éducation dans les Zones Rurales (1958), the Portuguese government reiterated the idea of that in Portugal the School is the same one for all.Keywords: Portuguese School. Unique School. Rural World.Data de registro:13/05/2013Data de aceite: 08/07/2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p63a74
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p63a74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22688/12721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Justino Magalhães
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Justino Magalhães
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 27 n. n. ESP (2013): v.27 n. Especial 2013; 63-74
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1822181377689255936
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27nEspeciala2013-p63a74