O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Itamar Mazza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1008
Resumo: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA É provável que não tratemos aqui muito de novo acerca do trabalho como princípio educativo em Gramsci, visto que ótimos estudos já foram publicados a respeito. Nesse sentido, NOSELLA nos diz: “O trabalho como princípio educativo em Gramsci é tema sobejamente estudado, conhecido e difundido. (...) Quem não sabe que Gramsci assenta a cultura, a filosofia, a educação no sólido terreno do trabalho?”. Contudo, a fim de sermos coerentes com nosso objeto de estudo, não poderíamos deixar de fazer uma incursão na obra gramsciana a respeito do assunto. O interesse na referida obra prende-se ao sentido dado por esse autor ao “trabalho como princípio educativo”. Sentido esse que aprofunda as questões colocadas por Marx e Engels. [...] Palavras-chave: Gramsci; Marx e Engels; Educação; Trabalho.
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