O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1008 |
Resumo: | O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA É provável que não tratemos aqui muito de novo acerca do trabalho como princípio educativo em Gramsci, visto que ótimos estudos já foram publicados a respeito. Nesse sentido, NOSELLA nos diz: “O trabalho como princípio educativo em Gramsci é tema sobejamente estudado, conhecido e difundido. (...) Quem não sabe que Gramsci assenta a cultura, a filosofia, a educação no sólido terreno do trabalho?”. Contudo, a fim de sermos coerentes com nosso objeto de estudo, não poderíamos deixar de fazer uma incursão na obra gramsciana a respeito do assunto. O interesse na referida obra prende-se ao sentido dado por esse autor ao “trabalho como princípio educativo”. Sentido esse que aprofunda as questões colocadas por Marx e Engels. [...] Palavras-chave: Gramsci; Marx e Engels; Educação; Trabalho. |
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O sentido do trabalho como princípio educativo na concepção gramsciana O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA É provável que não tratemos aqui muito de novo acerca do trabalho como princípio educativo em Gramsci, visto que ótimos estudos já foram publicados a respeito. Nesse sentido, NOSELLA nos diz: “O trabalho como princípio educativo em Gramsci é tema sobejamente estudado, conhecido e difundido. (...) Quem não sabe que Gramsci assenta a cultura, a filosofia, a educação no sólido terreno do trabalho?”. Contudo, a fim de sermos coerentes com nosso objeto de estudo, não poderíamos deixar de fazer uma incursão na obra gramsciana a respeito do assunto. O interesse na referida obra prende-se ao sentido dado por esse autor ao “trabalho como princípio educativo”. Sentido esse que aprofunda as questões colocadas por Marx e Engels. [...] Palavras-chave: Gramsci; Marx e Engels; Educação; Trabalho.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/100810.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1008Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 139-1551982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1008/914Copyright (c) 2016 Itamar Mazza Fariashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Itamar Mazza2023-07-03T12:31:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1008Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:31:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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