A docência administrada: problematizando a questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ivair Fernandes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26799
Resumo: Resumo: O texto que se apresenta é fruto das pesquisas realizadas por ocasião do curso de doutoramento e visa à compreensão da inserção de Sistemas Apostilados de Ensino em escolas públicas municipais. Com base em pesquisa empírica e teórica discorre-se sobre o conceito de Docência Administrada, proposto pelo autor, para ilustrar as consequências desta prática sobre a autonomia docente. Tendo como referencial os estudos provenientes de teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse, propõe uma reflexão crítica sobre a utilização de apostilas, por meio de um estudo de caso, realizado em dois municípios do noroeste paulista, que propiciou dados para as análises realizadas. Palavras-chave: Sistema apostilado de ensino; Indústria cultural; Autonomia; Docência administrada.   The Administered Teaching: discussing the question Abstract: The present text is a result of the researches done for occasion of the doctorate course and tries to understand the insertion of the Education Systems in municipal public schools. Basing on an empirical and theoretical research it tells about the concept of the Administered Teaching, proposed by the author, with final aim to demonstrate the consequences of this practice on teacher's autonomy. The studies of the theorists from the Frankfurt School, especially Hebert Marcuse, are a reference for this text, enabling the critical reflection about the use of the Education systems, through a case study, carried out in two cities from the northwest of São Paulo State, that provided data for the analyses made. Keywords: Education systems; Cultural industry; Autonomy; Administered systems.   La Docencia Administrada: discutindo la cuestión Resumen: El Texto que presentase es resultado de las investigaciones desarrolladas por el motivo del curso de doctorado, y todavia tiene la comprensión de la inserción de los sistemas con apostillas de la enseñanza de las escuelas públicas municipales. Con base en investigación empírica y teórica discurre sobre el concepto de docencia administrada, propuesto pr el autor, para la muestra de las consecuencias de esta práctica sobre la autonomia docente. Teniendo como referencial los estudios provenientes de teóricos de la escuela de Frankfurt, en especial Herbert Marcuse, propone una reflexión crítica sobre la utilización de apostillas por medio de un estudio específico, realizado en dos municípios del noroeste paulista, que propició datos para la análisis desarrolladas. Palabras clave: Sistema con Apostillas de la Enseñanza; Indústria Cultural; Autonomia; Docencia Administrada.   Data de registro: 10/06/2014 Data de aceite: 06/05/2015
id UFU-2_7b20be81f2c19e5ad7de7d1d79c1543c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26799
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A docência administrada: problematizando a questãoSistema Apostilado de EnsinoIndústria CulturalAutonomiaDocência AdministradaResumo: O texto que se apresenta é fruto das pesquisas realizadas por ocasião do curso de doutoramento e visa à compreensão da inserção de Sistemas Apostilados de Ensino em escolas públicas municipais. Com base em pesquisa empírica e teórica discorre-se sobre o conceito de Docência Administrada, proposto pelo autor, para ilustrar as consequências desta prática sobre a autonomia docente. Tendo como referencial os estudos provenientes de teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse, propõe uma reflexão crítica sobre a utilização de apostilas, por meio de um estudo de caso, realizado em dois municípios do noroeste paulista, que propiciou dados para as análises realizadas. Palavras-chave: Sistema apostilado de ensino; Indústria cultural; Autonomia; Docência administrada.   The Administered Teaching: discussing the question Abstract: The present text is a result of the researches done for occasion of the doctorate course and tries to understand the insertion of the Education Systems in municipal public schools. Basing on an empirical and theoretical research it tells about the concept of the Administered Teaching, proposed by the author, with final aim to demonstrate the consequences of this practice on teacher's autonomy. The studies of the theorists from the Frankfurt School, especially Hebert Marcuse, are a reference for this text, enabling the critical reflection about the use of the Education systems, through a case study, carried out in two cities from the northwest of São Paulo State, that provided data for the analyses made. Keywords: Education systems; Cultural industry; Autonomy; Administered systems.   La Docencia Administrada: discutindo la cuestión Resumen: El Texto que presentase es resultado de las investigaciones desarrolladas por el motivo del curso de doctorado, y todavia tiene la comprensión de la inserción de los sistemas con apostillas de la enseñanza de las escuelas públicas municipales. Con base en investigación empírica y teórica discurre sobre el concepto de docencia administrada, propuesto pr el autor, para la muestra de las consecuencias de esta práctica sobre la autonomia docente. Teniendo como referencial los estudios provenientes de teóricos de la escuela de Frankfurt, en especial Herbert Marcuse, propone una reflexión crítica sobre la utilización de apostillas por medio de un estudio específico, realizado en dos municípios del noroeste paulista, que propició datos para la análisis desarrolladas. Palabras clave: Sistema con Apostillas de la Enseñanza; Indústria Cultural; Autonomia; Docencia Administrada.   Data de registro: 10/06/2014 Data de aceite: 06/05/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2679910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p701a737Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 701-7371982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26799/19864Copyright (c) 2016 Ivair Fernandes de Amorimhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Ivair Fernandes de2022-10-10T18:27:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26799Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T18:27:43Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência administrada: problematizando a questão
title A docência administrada: problematizando a questão
spellingShingle A docência administrada: problematizando a questão
Amorim, Ivair Fernandes de
Sistema Apostilado de Ensino
Indústria Cultural
Autonomia
Docência Administrada
title_short A docência administrada: problematizando a questão
title_full A docência administrada: problematizando a questão
title_fullStr A docência administrada: problematizando a questão
title_full_unstemmed A docência administrada: problematizando a questão
title_sort A docência administrada: problematizando a questão
author Amorim, Ivair Fernandes de
author_facet Amorim, Ivair Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Ivair Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Apostilado de Ensino
Indústria Cultural
Autonomia
Docência Administrada
topic Sistema Apostilado de Ensino
Indústria Cultural
Autonomia
Docência Administrada
description Resumo: O texto que se apresenta é fruto das pesquisas realizadas por ocasião do curso de doutoramento e visa à compreensão da inserção de Sistemas Apostilados de Ensino em escolas públicas municipais. Com base em pesquisa empírica e teórica discorre-se sobre o conceito de Docência Administrada, proposto pelo autor, para ilustrar as consequências desta prática sobre a autonomia docente. Tendo como referencial os estudos provenientes de teóricos da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse, propõe uma reflexão crítica sobre a utilização de apostilas, por meio de um estudo de caso, realizado em dois municípios do noroeste paulista, que propiciou dados para as análises realizadas. Palavras-chave: Sistema apostilado de ensino; Indústria cultural; Autonomia; Docência administrada.   The Administered Teaching: discussing the question Abstract: The present text is a result of the researches done for occasion of the doctorate course and tries to understand the insertion of the Education Systems in municipal public schools. Basing on an empirical and theoretical research it tells about the concept of the Administered Teaching, proposed by the author, with final aim to demonstrate the consequences of this practice on teacher's autonomy. The studies of the theorists from the Frankfurt School, especially Hebert Marcuse, are a reference for this text, enabling the critical reflection about the use of the Education systems, through a case study, carried out in two cities from the northwest of São Paulo State, that provided data for the analyses made. Keywords: Education systems; Cultural industry; Autonomy; Administered systems.   La Docencia Administrada: discutindo la cuestión Resumen: El Texto que presentase es resultado de las investigaciones desarrolladas por el motivo del curso de doctorado, y todavia tiene la comprensión de la inserción de los sistemas con apostillas de la enseñanza de las escuelas públicas municipales. Con base en investigación empírica y teórica discurre sobre el concepto de docencia administrada, propuesto pr el autor, para la muestra de las consecuencias de esta práctica sobre la autonomia docente. Teniendo como referencial los estudios provenientes de teóricos de la escuela de Frankfurt, en especial Herbert Marcuse, propone una reflexión crítica sobre la utilización de apostillas por medio de un estudio específico, realizado en dos municípios del noroeste paulista, que propició datos para la análisis desarrolladas. Palabras clave: Sistema con Apostillas de la Enseñanza; Indústria Cultural; Autonomia; Docencia Administrada.   Data de registro: 10/06/2014 Data de aceite: 06/05/2015
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26799
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p701a737
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26799
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p701a737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26799/19864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ivair Fernandes de Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ivair Fernandes de Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 701-737
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381816197120