DA NATUREZA E DA DENSIDADE DO HUMANO NA PEDAGOGIA DE ROUSSEAU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17597 |
Resumo: | Georges Gusdorf, na segunda parte de L' avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é "compreensiva e global". A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.ReferênciasABBAGNANO, Nicola. O Iluminismo francês. In: ______. História da Filosofia. Lisboa: Editorial Presença, 1994.BURGELIN, Pierre. Émile ou d'éducation - introductions. In: ______. Oeuvres completes. Paris: Pléiade, 1969.CONDILLAC, Étienne Bonnot. Traité des sensations. In: ______. Ouevres Philosophiques de Condillac. Paris: Presses Universitaire de France, 1951.CONDORCET, Jean-Antonio-Nicolas de Caritat. Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito do humano. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.DIDEROT, Diderot. Carta sobre os cegos. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.DOZOL¸ Marlene de Souza. Da Figura do Mestre. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.______. Rousseau - Educação: a máscara e o rosto. Petrópolis: Vozes, 2006.GROSRICHARD, Alain. Na noite das luzes. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Cia das letras; Brasília: MEC; Rio de Janeiro: FUNARTE, 1996.GUSDORF, Georges. L' avénement des sciences humanies ao siécle dês lumiéres. Paris: Payot, 1973.HAZARD, Paul. Diderot. In:______. O pensamento europeu no século XVIII. Lisboa: Editorial Presença, 1983.HELVÉTIUS, Claude-Adrien. Do espírito. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.HOLBACH, Baron de. De la idolatria o el deísmo, de la omnipotencia y de lãs causas finales. In: ______. Sistema de la naturaleza. Buenos Aires: Lautaro, 1946.LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.METTRIE, Julien-Offray de La. El hombre-maquina. In: ______. Obra filosófica. Madrid: Editora nacional, 1983.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ______. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.______. Do Contrato Social. In:______. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.______. As confissões. São Paulo: Atenas, 1959.______. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.______. Júlia ou A Nova Heloísa. São Paulo: Hucitec; Campinas: Editora da Unicamp, 1994.______. Emílio e Sofia ou Os solitários. Porto Alegre: Paraula, 1994.______. Devaneios do caminhante solitário. Brasília: Editora da UnB, 1995.VOLTAIRE, François Marie Arouet. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984Data de registro: 30/03/2011Data de aceite: 15/06/2011 |
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DA NATUREZA E DA DENSIDADE DO HUMANO NA PEDAGOGIA DE ROUSSEAUGeorges Gusdorf, na segunda parte de L' avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é "compreensiva e global". A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.ReferênciasABBAGNANO, Nicola. O Iluminismo francês. In: ______. História da Filosofia. Lisboa: Editorial Presença, 1994.BURGELIN, Pierre. Émile ou d'éducation - introductions. In: ______. Oeuvres completes. Paris: Pléiade, 1969.CONDILLAC, Étienne Bonnot. Traité des sensations. In: ______. Ouevres Philosophiques de Condillac. Paris: Presses Universitaire de France, 1951.CONDORCET, Jean-Antonio-Nicolas de Caritat. Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito do humano. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.DIDEROT, Diderot. Carta sobre os cegos. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.DOZOL¸ Marlene de Souza. Da Figura do Mestre. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.______. Rousseau - Educação: a máscara e o rosto. Petrópolis: Vozes, 2006.GROSRICHARD, Alain. Na noite das luzes. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Cia das letras; Brasília: MEC; Rio de Janeiro: FUNARTE, 1996.GUSDORF, Georges. L' avénement des sciences humanies ao siécle dês lumiéres. Paris: Payot, 1973.HAZARD, Paul. Diderot. In:______. O pensamento europeu no século XVIII. Lisboa: Editorial Presença, 1983.HELVÉTIUS, Claude-Adrien. Do espírito. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.HOLBACH, Baron de. De la idolatria o el deísmo, de la omnipotencia y de lãs causas finales. In: ______. Sistema de la naturaleza. Buenos Aires: Lautaro, 1946.LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.METTRIE, Julien-Offray de La. El hombre-maquina. In: ______. Obra filosófica. Madrid: Editora nacional, 1983.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ______. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.______. Do Contrato Social. In:______. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.______. As confissões. São Paulo: Atenas, 1959.______. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.______. Júlia ou A Nova Heloísa. São Paulo: Hucitec; Campinas: Editora da Unicamp, 1994.______. Emílio e Sofia ou Os solitários. Porto Alegre: Paraula, 1994.______. Devaneios do caminhante solitário. Brasília: Editora da UnB, 1995.VOLTAIRE, François Marie Arouet. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984Data de registro: 30/03/2011Data de aceite: 15/06/2011 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1759710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p47a70Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 47-701982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17597/9707Copyright (c) 2016 Marlene de Souza Dozolinfo:eu-repo/semantics/openAccessDozol, Marlene de Souza2021-03-30T16:45:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17597Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:45:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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