A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCA, Hellen Cristina de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987
Resumo: A Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. A presente pesquisa visa compreender a relevância das concepções que a psicologia traz para o processo de aprendizagem. No referencial teórico procuramos aprofundar o estudo diretamente na psicologia escolar e logo em seguida falamos sobre a educação infantil e o desenvolvimento emocional. Buscamos através de uma revisão integrativa mostrar os principais pontos dessa contribuição, os dados apresentados nesta revisão estão dentro de todos os critérios usados para realização desta pesquisa. Conclui-se que é fundamental a atuação do Psicólogo na Educação Infantil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários.
id Krot_0146480f05d3cfa0b05796cce16f73a6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43987
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantilEducação InfantilPsicologiaProcesso de AprendizagemA Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. A presente pesquisa visa compreender a relevância das concepções que a psicologia traz para o processo de aprendizagem. No referencial teórico procuramos aprofundar o estudo diretamente na psicologia escolar e logo em seguida falamos sobre a educação infantil e o desenvolvimento emocional. Buscamos através de uma revisão integrativa mostrar os principais pontos dessa contribuição, os dados apresentados nesta revisão estão dentro de todos os critérios usados para realização desta pesquisa. Conclui-se que é fundamental a atuação do Psicólogo na Educação Infantil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários.2022-07-11T19:55:47Z2022-07-11T19:55:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987FRANCA, Hellen Cristina deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-11T19:55:47Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43987Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-11T19:55:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-11T19:55:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
title A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
spellingShingle A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
FRANCA, Hellen Cristina de
Educação Infantil
Psicologia
Processo de Aprendizagem
title_short A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
title_full A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
title_fullStr A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
title_sort A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
author FRANCA, Hellen Cristina de
author_facet FRANCA, Hellen Cristina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCA, Hellen Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Psicologia
Processo de Aprendizagem
topic Educação Infantil
Psicologia
Processo de Aprendizagem
description A Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. A presente pesquisa visa compreender a relevância das concepções que a psicologia traz para o processo de aprendizagem. No referencial teórico procuramos aprofundar o estudo diretamente na psicologia escolar e logo em seguida falamos sobre a educação infantil e o desenvolvimento emocional. Buscamos através de uma revisão integrativa mostrar os principais pontos dessa contribuição, os dados apresentados nesta revisão estão dentro de todos os critérios usados para realização desta pesquisa. Conclui-se que é fundamental a atuação do Psicólogo na Educação Infantil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T19:55:47Z
2022-07-11T19:55:47Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672983789633536