A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987 |
Resumo: | A Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. A presente pesquisa visa compreender a relevância das concepções que a psicologia traz para o processo de aprendizagem. No referencial teórico procuramos aprofundar o estudo diretamente na psicologia escolar e logo em seguida falamos sobre a educação infantil e o desenvolvimento emocional. Buscamos através de uma revisão integrativa mostrar os principais pontos dessa contribuição, os dados apresentados nesta revisão estão dentro de todos os critérios usados para realização desta pesquisa. Conclui-se que é fundamental a atuação do Psicólogo na Educação Infantil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários. |
id |
Krot_0146480f05d3cfa0b05796cce16f73a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43987 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantilEducação InfantilPsicologiaProcesso de AprendizagemA Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. A presente pesquisa visa compreender a relevância das concepções que a psicologia traz para o processo de aprendizagem. No referencial teórico procuramos aprofundar o estudo diretamente na psicologia escolar e logo em seguida falamos sobre a educação infantil e o desenvolvimento emocional. Buscamos através de uma revisão integrativa mostrar os principais pontos dessa contribuição, os dados apresentados nesta revisão estão dentro de todos os critérios usados para realização desta pesquisa. Conclui-se que é fundamental a atuação do Psicólogo na Educação Infantil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários.2022-07-11T19:55:47Z2022-07-11T19:55:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987FRANCA, Hellen Cristina deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-11T19:55:47Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43987Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-11T19:55:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-11T19:55:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
title |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil FRANCA, Hellen Cristina de Educação Infantil Psicologia Processo de Aprendizagem |
title_short |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
title_full |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
A contribuição da psicologia para o processo de aprendizagem na educação infantil |
author |
FRANCA, Hellen Cristina de |
author_facet |
FRANCA, Hellen Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCA, Hellen Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Psicologia Processo de Aprendizagem |
topic |
Educação Infantil Psicologia Processo de Aprendizagem |
description |
A Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. A presente pesquisa visa compreender a relevância das concepções que a psicologia traz para o processo de aprendizagem. No referencial teórico procuramos aprofundar o estudo diretamente na psicologia escolar e logo em seguida falamos sobre a educação infantil e o desenvolvimento emocional. Buscamos através de uma revisão integrativa mostrar os principais pontos dessa contribuição, os dados apresentados nesta revisão estão dentro de todos os critérios usados para realização desta pesquisa. Conclui-se que é fundamental a atuação do Psicólogo na Educação Infantil, a fim de contribuir para o desenvolvimento de recursos da personalidade das crianças, visando a formação de indivíduos autônomos, críticos e solidários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-11T19:55:47Z 2022-07-11T19:55:47Z 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672983789633536 |