De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cota, Maria Célia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742
Resumo: Este estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional. Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer.
id UFU-2_7df7d14c3d759f63f40742f70f3ebf72
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/742
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissionalEducaçãoFilosofiaTeoria e Prática na Construção da Prática profissionalEste estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional. Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74210.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 203-2221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742/675Copyright (c) 2016 Maria Célia Cotahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCota, Maria Célia2023-03-22T15:17:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/742Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T15:17:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
title De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
spellingShingle De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
Cota, Maria Célia
Educação
Filosofia
Teoria e Prática na Construção da Prática profissional
title_short De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
title_full De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
title_fullStr De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
title_full_unstemmed De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
title_sort De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
author Cota, Maria Célia
author_facet Cota, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cota, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Teoria e Prática na Construção da Prática profissional
topic Educação
Filosofia
Teoria e Prática na Construção da Prática profissional
description Este estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional. Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742
10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742/675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Célia Cota
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Célia Cota
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 203-222
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231658229760