De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742 |
Resumo: | Este estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional. Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer. |
id |
UFU-2_7df7d14c3d759f63f40742f70f3ebf72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/742 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissionalEducaçãoFilosofiaTeoria e Prática na Construção da Prática profissionalEste estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional. Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74210.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 203-2221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742/675Copyright (c) 2016 Maria Célia Cotahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCota, Maria Célia2023-03-22T15:17:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/742Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T15:17:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
title |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
spellingShingle |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional Cota, Maria Célia Educação Filosofia Teoria e Prática na Construção da Prática profissional |
title_short |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
title_full |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
title_fullStr |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
title_full_unstemmed |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
title_sort |
De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional |
author |
Cota, Maria Célia |
author_facet |
Cota, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cota, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Teoria e Prática na Construção da Prática profissional |
topic |
Educação Filosofia Teoria e Prática na Construção da Prática profissional |
description |
Este estudo consiste numa discussão sobre teoria e prática. Aponta os encontros e desencontros entre uma e outra. Considera que os desencontros são decorrentes do senso comum e da interpretação de algumas tendências filosóficas. Os encontros são gerados pela superação das contradições, resultando em práxis que integram prática à teoria e teoria à prática. A partir disso, tenta esclarecer o fenômeno da construção do conhecimento prático no desenrolar de uma profissão. Para tanto, analisa o trabalho de um carpinteiro e de uma professora de Tecnologia Educacional. O texto tal como está estruturado, pode se constituir num instrumental teórico ao qual os professores, formadores de professores e outros profissionais podem recorrer para ilustrar como os conhecimentos práticos se constroem no percurso de uma profissão. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Teoria e Prática na Construção da Prática profissional. Abstract: This study consists of a discussion about theory and practice. It points out the similarities and divergences are results of common sense and the interpretation of some philosophical trend. The similarities are generated by overcoming the contradictions, resulting in praxis, which integrate practice with theory and theory with practice. Consequently, it tries to clarify the phenomenon of building practical knowledge during the development of a profession. To this end it analyses the work of both a carpenter and an Educational Technology teacher. The text is structured in a way that it can work as a theoretical instrument which teachers, teacher trainers and other professionals can refer to illustrate how practical knowledge is built in the course of a carreer. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/742/675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Célia Cota http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Célia Cota http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 203-222 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231658229760 |