Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wanderley Cardoso de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995
Resumo: Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação. Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities  Abstract:To begin with, we present and criticose a very common  classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education. Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités  Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun  dans  nos  écoles:  celui  centrée  sur  le  discours  de  l’enseignant.  Ensuite, nous  mettons  en  évidence  la  nécessité  et  l’importance  de  faire  de  la  classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence,  en elle fait confiance et la respect.Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation. Data de registro: 20/12/2016 Data de aceite: 17/05/2017
id UFU-2_832f54913fdc15909052416a7bfdfa91
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36995
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidadesAlteridadeCorporeidadeDiferençaEducaçãoDiálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação. Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities  Abstract:To begin with, we present and criticose a very common  classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education. Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités  Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun  dans  nos  écoles:  celui  centrée  sur  le  discours  de  l’enseignant.  Ensuite, nous  mettons  en  évidence  la  nécessité  et  l’importance  de  faire  de  la  classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence,  en elle fait confiance et la respect.Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation. Data de registro: 20/12/2016 Data de aceite: 17/05/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3699510.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1397-14181982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38282https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38283Copyright (c) 2017 Wanderley Cardoso de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Wanderley Cardoso de2024-03-04T13:01:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36995Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T13:01:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
title Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
spellingShingle Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
Oliveira, Wanderley Cardoso de
Alteridade
Corporeidade
Diferença
Educação
title_short Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
title_full Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
title_fullStr Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
title_full_unstemmed Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
title_sort Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
author Oliveira, Wanderley Cardoso de
author_facet Oliveira, Wanderley Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Wanderley Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade
Corporeidade
Diferença
Educação
topic Alteridade
Corporeidade
Diferença
Educação
description Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação. Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities  Abstract:To begin with, we present and criticose a very common  classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education. Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités  Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun  dans  nos  écoles:  celui  centrée  sur  le  discours  de  l’enseignant.  Ensuite, nous  mettons  en  évidence  la  nécessité  et  l’importance  de  faire  de  la  classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence,  en elle fait confiance et la respect.Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation. Data de registro: 20/12/2016 Data de aceite: 17/05/2017
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38282
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Wanderley Cardoso de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Wanderley Cardoso de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1397-1418
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211165961256960