Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995 |
Resumo: | Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação. Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities Abstract:To begin with, we present and criticose a very common classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education. Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun dans nos écoles: celui centrée sur le discours de l’enseignant. Ensuite, nous mettons en évidence la nécessité et l’importance de faire de la classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence, en elle fait confiance et la respect.Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation. Data de registro: 20/12/2016 Data de aceite: 17/05/2017 |
id |
UFU-2_832f54913fdc15909052416a7bfdfa91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36995 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidadesAlteridadeCorporeidadeDiferençaEducaçãoDiálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação. Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities Abstract:To begin with, we present and criticose a very common classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education. Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun dans nos écoles: celui centrée sur le discours de l’enseignant. Ensuite, nous mettons en évidence la nécessité et l’importance de faire de la classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence, en elle fait confiance et la respect.Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation. Data de registro: 20/12/2016 Data de aceite: 17/05/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3699510.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1397-14181982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38282https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38283Copyright (c) 2017 Wanderley Cardoso de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Wanderley Cardoso de2024-03-04T13:01:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36995Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T13:01:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
title |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
spellingShingle |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades Oliveira, Wanderley Cardoso de Alteridade Corporeidade Diferença Educação |
title_short |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
title_full |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
title_fullStr |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
title_full_unstemmed |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
title_sort |
Diálogo e Diferença em Sala de Aula: Condições de (Im)possibilidades |
author |
Oliveira, Wanderley Cardoso de |
author_facet |
Oliveira, Wanderley Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Wanderley Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alteridade Corporeidade Diferença Educação |
topic |
Alteridade Corporeidade Diferença Educação |
description |
Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades Resumo: Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.Palavras-chave: Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação. Dialogue and difference in the classroom: condition of (im)possibilities Abstract:To begin with, we present and criticose a very common classroom model in our schools, the one centred in the teacher’s speech. Then we stand out the need and the importance of transforming the classroom in a place for and of dialogue. We go on to endeavour to give a difinition for dialogue and to establish the conditions for its occuring. Last but not least, we come to the conclusion that dialogue, although scarce, when it occurs, produces a difference, trusts it and respects it.Keywords: Alterity; Corporeity; Difference; Education. Dialogue et différence dans la salle de classe: conditions d’(im)possibilités Résumé: Tout d’abord, nous exposons et critiquons un modèle de classe três commun dans nos écoles: celui centrée sur le discours de l’enseignant. Ensuite, nous mettons en évidence la nécessité et l’importance de faire de la classe un lieu du et pour le dialogue. Après, nous essayons de donner une définition pour le dialogue et d’établir les conditions de son existence. Enfin, nous concluons que le dialogue, bien que rare, quand il arrive, il produit la différence, en elle fait confiance et la respect.Mots-clé: Altérité; Corporéité; Différence; Éducation. Data de registro: 20/12/2016 Data de aceite: 17/05/2017 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-06 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38282 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36995/38283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Wanderley Cardoso de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Wanderley Cardoso de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1397-1418 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211165961256960 |