CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727 |
Resumo: | A pesquisa histórica em fontes documentais muitas vezes se toma precária, tanto pelo desconhecimento do que há de documentos de pesquisa, como pela inadequada catalogação e conservação. Neste sentido, um repertório é um importante instrumento de trabalho para o pesquisador, pois inventaria, por ordem alfabética, um determinado tipo de fonte de pesquisa e sinaliza onde encontrá-la, facilitando a sua localização. Nesta perspectiva, situa-se a presente obra dirigida por Pénélope Caspard-Karydis, que repertoria a imprensa de educação e de ensino, no período de 1941 a 1990, na França. Este repertório analítico dá continuidade a uma série de quatro volumes, publicados no período de 1981 a 1991, que abrangem os periódicos editados do século XVIII à 1940, indexando e analisando em tomo de 2.500 títulos. Este material mostrou-se um SI•gnificativo instrumento de frabalho, pela diversidade de informações que contém e as inúmeras pistas de reflexão, tanto aos historiadores, como aos sociólogos e todos aqueles que se interessam pela educação e seu passado. Também, inspirou em outros países a realização de repertórios similares (Nóvoa, 1993; Chiosso, 1997). Palavras-chave: Educação; França; Imprensa de Educação e de Ensino. |
id |
UFU-2_83dae066b70665c550bd3291939f9373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/727 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p.EducaçãoFrançaImprensa de Educação e de EnsinoA pesquisa histórica em fontes documentais muitas vezes se toma precária, tanto pelo desconhecimento do que há de documentos de pesquisa, como pela inadequada catalogação e conservação. Neste sentido, um repertório é um importante instrumento de trabalho para o pesquisador, pois inventaria, por ordem alfabética, um determinado tipo de fonte de pesquisa e sinaliza onde encontrá-la, facilitando a sua localização. Nesta perspectiva, situa-se a presente obra dirigida por Pénélope Caspard-Karydis, que repertoria a imprensa de educação e de ensino, no período de 1941 a 1990, na França. Este repertório analítico dá continuidade a uma série de quatro volumes, publicados no período de 1981 a 1991, que abrangem os periódicos editados do século XVIII à 1940, indexando e analisando em tomo de 2.500 títulos. Este material mostrou-se um SI•gnificativo instrumento de frabalho, pela diversidade de informações que contém e as inúmeras pistas de reflexão, tanto aos historiadores, como aos sociólogos e todos aqueles que se interessam pela educação e seu passado. Também, inspirou em outros países a realização de repertórios similares (Nóvoa, 1993; Chiosso, 1997). Palavras-chave: Educação; França; Imprensa de Educação e de Ensino.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/72710.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-727Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 287-2921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727/661Copyright (c) 2016 Maria Helena Camara Bastoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Maria Helena Camara2023-04-10T17:46:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/727Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-10T17:46:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
title |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
spellingShingle |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. Bastos, Maria Helena Camara Educação França Imprensa de Educação e de Ensino |
title_short |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
title_full |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
title_fullStr |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
title_full_unstemmed |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
title_sort |
CASPRD-KARYDIS, Penélope (dir). La presse d'éducation et d'enseignement. 1941-1990. Répertoire analytique. Paris: I.N.R.P., 2000. Tome 1: A-D. 763 p. |
author |
Bastos, Maria Helena Camara |
author_facet |
Bastos, Maria Helena Camara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Maria Helena Camara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação França Imprensa de Educação e de Ensino |
topic |
Educação França Imprensa de Educação e de Ensino |
description |
A pesquisa histórica em fontes documentais muitas vezes se toma precária, tanto pelo desconhecimento do que há de documentos de pesquisa, como pela inadequada catalogação e conservação. Neste sentido, um repertório é um importante instrumento de trabalho para o pesquisador, pois inventaria, por ordem alfabética, um determinado tipo de fonte de pesquisa e sinaliza onde encontrá-la, facilitando a sua localização. Nesta perspectiva, situa-se a presente obra dirigida por Pénélope Caspard-Karydis, que repertoria a imprensa de educação e de ensino, no período de 1941 a 1990, na França. Este repertório analítico dá continuidade a uma série de quatro volumes, publicados no período de 1981 a 1991, que abrangem os periódicos editados do século XVIII à 1940, indexando e analisando em tomo de 2.500 títulos. Este material mostrou-se um SI•gnificativo instrumento de frabalho, pela diversidade de informações que contém e as inúmeras pistas de reflexão, tanto aos historiadores, como aos sociólogos e todos aqueles que se interessam pela educação e seu passado. Também, inspirou em outros países a realização de repertórios similares (Nóvoa, 1993; Chiosso, 1997). Palavras-chave: Educação; França; Imprensa de Educação e de Ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-727 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/727/661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Helena Camara Bastos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Helena Camara Bastos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 287-292 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231637258240 |