Teoria reichiana e seus reflexos na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807 |
Resumo: | A preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação. Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich ABSTRACT: Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationship |
id |
UFU-2_8a8d470b252978dc89734bdb5462066f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/807 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria reichiana e seus reflexos na educaçãorelacionamentoprofessor-alunoReichA preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação. Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich ABSTRACT: Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationshipEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/80710.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 261-2681982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807/723Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Motahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Maria Veranilda Soares2023-03-13T17:39:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/807Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T17:39:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
title |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
spellingShingle |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação Mota, Maria Veranilda Soares relacionamento professor-aluno Reich |
title_short |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
title_full |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
title_fullStr |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
title_full_unstemmed |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
title_sort |
Teoria reichiana e seus reflexos na educação |
author |
Mota, Maria Veranilda Soares |
author_facet |
Mota, Maria Veranilda Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Maria Veranilda Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relacionamento professor-aluno Reich |
topic |
relacionamento professor-aluno Reich |
description |
A preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação. Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich ABSTRACT: Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationship |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807/723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 261-268 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232099680256 |