Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Veranilda Soares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751
Resumo: Os problemas que nos afetam neste final de século exigem de nós educadores novas formas de pensar a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições no que diz respeito a uma possível mudança na forma e concebermos a prática educativa. Desde o início de suas pesquisas, Reich teve como foco de interesse o papel da energia no funcionamento de organismos vivos. Em tida sua trajetória, dedicou-se a pensar a organização da vida humana, numa expectativa de compreendê-la e viabilizá-la prazerosamente. Uma de suas descobertas fundamentais for perceber que as experiências emocionais dão origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Tomando da biologia o princípio de que todos os organismos vivos têm uma tendência à auto regulação, ele percebe mais acentuadamente esta tendência nas crianças, chamando a atenção para o fato de que precisamos pensar mecanismos produtores de dificuldades de aprendizagem vivenciados na escola. Ao tratar da questão da neurose humana, esboça uma crítica ao sistema educacional e social, pois, a seu ver, são estes que promovem o bloqueio da energia humana. Reich pensa uma educação que ajude a quebrar os bloqueios energéticos perceptíveis nos indivíduos. [...] Palavras-chave: Educação; Energia humana; Wilhelm Reich.
id UFU-2_c1f6802c724e05a5f4484ca2a386c5b1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/751
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professorEducaçãoEnergia humanaWilhelm ReichOs problemas que nos afetam neste final de século exigem de nós educadores novas formas de pensar a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições no que diz respeito a uma possível mudança na forma e concebermos a prática educativa. Desde o início de suas pesquisas, Reich teve como foco de interesse o papel da energia no funcionamento de organismos vivos. Em tida sua trajetória, dedicou-se a pensar a organização da vida humana, numa expectativa de compreendê-la e viabilizá-la prazerosamente. Uma de suas descobertas fundamentais for perceber que as experiências emocionais dão origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Tomando da biologia o princípio de que todos os organismos vivos têm uma tendência à auto regulação, ele percebe mais acentuadamente esta tendência nas crianças, chamando a atenção para o fato de que precisamos pensar mecanismos produtores de dificuldades de aprendizagem vivenciados na escola. Ao tratar da questão da neurose humana, esboça uma crítica ao sistema educacional e social, pois, a seu ver, são estes que promovem o bloqueio da energia humana. Reich pensa uma educação que ajude a quebrar os bloqueios energéticos perceptíveis nos indivíduos. [...] Palavras-chave: Educação; Energia humana; Wilhelm Reich.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/75110.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-751Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 297-2981982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751/684Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Motahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Maria Veranilda Soares2023-06-30T14:50:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/751Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T14:50:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
title Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
spellingShingle Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
Mota, Maria Veranilda Soares
Educação
Energia humana
Wilhelm Reich
title_short Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
title_full Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
title_fullStr Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
title_full_unstemmed Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
title_sort Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
author Mota, Maria Veranilda Soares
author_facet Mota, Maria Veranilda Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Veranilda Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Energia humana
Wilhelm Reich
topic Educação
Energia humana
Wilhelm Reich
description Os problemas que nos afetam neste final de século exigem de nós educadores novas formas de pensar a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições no que diz respeito a uma possível mudança na forma e concebermos a prática educativa. Desde o início de suas pesquisas, Reich teve como foco de interesse o papel da energia no funcionamento de organismos vivos. Em tida sua trajetória, dedicou-se a pensar a organização da vida humana, numa expectativa de compreendê-la e viabilizá-la prazerosamente. Uma de suas descobertas fundamentais for perceber que as experiências emocionais dão origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Tomando da biologia o princípio de que todos os organismos vivos têm uma tendência à auto regulação, ele percebe mais acentuadamente esta tendência nas crianças, chamando a atenção para o fato de que precisamos pensar mecanismos produtores de dificuldades de aprendizagem vivenciados na escola. Ao tratar da questão da neurose humana, esboça uma crítica ao sistema educacional e social, pois, a seu ver, são estes que promovem o bloqueio da energia humana. Reich pensa uma educação que ajude a quebrar os bloqueios energéticos perceptíveis nos indivíduos. [...] Palavras-chave: Educação; Energia humana; Wilhelm Reich.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751
10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-751
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751/684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 297-298
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231672909824