Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751 |
Resumo: | Os problemas que nos afetam neste final de século exigem de nós educadores novas formas de pensar a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições no que diz respeito a uma possível mudança na forma e concebermos a prática educativa. Desde o início de suas pesquisas, Reich teve como foco de interesse o papel da energia no funcionamento de organismos vivos. Em tida sua trajetória, dedicou-se a pensar a organização da vida humana, numa expectativa de compreendê-la e viabilizá-la prazerosamente. Uma de suas descobertas fundamentais for perceber que as experiências emocionais dão origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Tomando da biologia o princípio de que todos os organismos vivos têm uma tendência à auto regulação, ele percebe mais acentuadamente esta tendência nas crianças, chamando a atenção para o fato de que precisamos pensar mecanismos produtores de dificuldades de aprendizagem vivenciados na escola. Ao tratar da questão da neurose humana, esboça uma crítica ao sistema educacional e social, pois, a seu ver, são estes que promovem o bloqueio da energia humana. Reich pensa uma educação que ajude a quebrar os bloqueios energéticos perceptíveis nos indivíduos. [...] Palavras-chave: Educação; Energia humana; Wilhelm Reich. |
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Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professorEducaçãoEnergia humanaWilhelm ReichOs problemas que nos afetam neste final de século exigem de nós educadores novas formas de pensar a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições no que diz respeito a uma possível mudança na forma e concebermos a prática educativa. Desde o início de suas pesquisas, Reich teve como foco de interesse o papel da energia no funcionamento de organismos vivos. Em tida sua trajetória, dedicou-se a pensar a organização da vida humana, numa expectativa de compreendê-la e viabilizá-la prazerosamente. Uma de suas descobertas fundamentais for perceber que as experiências emocionais dão origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Tomando da biologia o princípio de que todos os organismos vivos têm uma tendência à auto regulação, ele percebe mais acentuadamente esta tendência nas crianças, chamando a atenção para o fato de que precisamos pensar mecanismos produtores de dificuldades de aprendizagem vivenciados na escola. Ao tratar da questão da neurose humana, esboça uma crítica ao sistema educacional e social, pois, a seu ver, são estes que promovem o bloqueio da energia humana. Reich pensa uma educação que ajude a quebrar os bloqueios energéticos perceptíveis nos indivíduos. [...] Palavras-chave: Educação; Energia humana; Wilhelm Reich.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/75110.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-751Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 297-2981982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/751/684Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Motahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Maria Veranilda Soares2023-06-30T14:50:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/751Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T14:50:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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