A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806 |
Resumo: | O texto situa a universidade como instituição dedicada a promover o saber e espaço de socialização do conhecimento Levanta questões sobre os conhecimentos nela produzidos, questionando se utilizados no processo de construção de uma sociedade democrática ou para preservar interesses de grupos, Examina o papel dessa instituição como formadora de profissionais e discute quando e como formar o aluno dando-the oportunidade de aprender a pesquisar e familiarizar-se com aspectos fundamentais do método cientifico. Conclui fazendo ver a necessidade de cada universidade definir sua politica de ensino, pesquisale extensão. Palavras-chave: Universidade; Saber; Espaço. ABSTRACT: This paper looks at the university as an institution aimed at promoting knowledge and its socialisation. It raises questions concerning the kinds of knowledge generated and whether it is turned towards the building of a democratic society or at the maintenance of the interests of particular groups. It examines the role of that institution in the preparation of professionals, discussing when and how to offer opportunities for students to develop their research abilities and get acquainted with the scientific method. concludes pointing to the need for each university to define its politics for teaching, research and extension. |
id |
UFU-2_915a18c4f341ef178cdeb701f8006bfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/806 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saberUniversidade saberespaçoO texto situa a universidade como instituição dedicada a promover o saber e espaço de socialização do conhecimento Levanta questões sobre os conhecimentos nela produzidos, questionando se utilizados no processo de construção de uma sociedade democrática ou para preservar interesses de grupos, Examina o papel dessa instituição como formadora de profissionais e discute quando e como formar o aluno dando-the oportunidade de aprender a pesquisar e familiarizar-se com aspectos fundamentais do método cientifico. Conclui fazendo ver a necessidade de cada universidade definir sua politica de ensino, pesquisale extensão. Palavras-chave: Universidade; Saber; Espaço. ABSTRACT: This paper looks at the university as an institution aimed at promoting knowledge and its socialisation. It raises questions concerning the kinds of knowledge generated and whether it is turned towards the building of a democratic society or at the maintenance of the interests of particular groups. It examines the role of that institution in the preparation of professionals, discussing when and how to offer opportunities for students to develop their research abilities and get acquainted with the scientific method. concludes pointing to the need for each university to define its politics for teaching, research and extension.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/80610.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-806Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 249-2591982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806/722Copyright (c) 2016 Maria de Lourdes de A. Fáverohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Maria de Lourdes de A.2023-06-30T16:11:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/806Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T16:11:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
title |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
spellingShingle |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber Fávero, Maria de Lourdes de A. Universidade saber espaço |
title_short |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
title_full |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
title_fullStr |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
title_full_unstemmed |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
title_sort |
A universidade, : espaço de pesquisa e criação do saber |
author |
Fávero, Maria de Lourdes de A. |
author_facet |
Fávero, Maria de Lourdes de A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Maria de Lourdes de A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade saber espaço |
topic |
Universidade saber espaço |
description |
O texto situa a universidade como instituição dedicada a promover o saber e espaço de socialização do conhecimento Levanta questões sobre os conhecimentos nela produzidos, questionando se utilizados no processo de construção de uma sociedade democrática ou para preservar interesses de grupos, Examina o papel dessa instituição como formadora de profissionais e discute quando e como formar o aluno dando-the oportunidade de aprender a pesquisar e familiarizar-se com aspectos fundamentais do método cientifico. Conclui fazendo ver a necessidade de cada universidade definir sua politica de ensino, pesquisale extensão. Palavras-chave: Universidade; Saber; Espaço. ABSTRACT: This paper looks at the university as an institution aimed at promoting knowledge and its socialisation. It raises questions concerning the kinds of knowledge generated and whether it is turned towards the building of a democratic society or at the maintenance of the interests of particular groups. It examines the role of that institution in the preparation of professionals, discussing when and how to offer opportunities for students to develop their research abilities and get acquainted with the scientific method. concludes pointing to the need for each university to define its politics for teaching, research and extension. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-806 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/806/722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria de Lourdes de A. Fávero http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria de Lourdes de A. Fávero http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 249-259 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232097583104 |