On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohan, Walter Omar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa Carvalho, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022
Resumo: Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação. Palavras chave: Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento.  On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Abstract: This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education. Keywords: Method; Philosophy for children; Childhood of thought. Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Resumen: Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. Palabras clave: Método; Filosofía para niños; Infancia del pensamento. Data de registro: 18/01/2018 Data de aceite: 18/04/2018
id UFU-2_933b6d66d6fd7212fd90a40d2feb030a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41022
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with childrenSobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del métodoDa árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infânciaMétodoFilosofia para criançasInfância do pensamentoDa árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação. Palavras chave: Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento.  On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Abstract: This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education. Keywords: Method; Philosophy for children; Childhood of thought. Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Resumen: Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. Palabras clave: Método; Filosofía para niños; Infancia del pensamento. Data de registro: 18/01/2018 Data de aceite: 18/04/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4102210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-04Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 527-5641982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38132https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38133Copyright (c) 2018 Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKohan, Walter OmarCosta Carvalho, Magda2024-02-20T12:13:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41022Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:13:34Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método
Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância
title On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
spellingShingle On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
Kohan, Walter Omar
Método
Filosofia para crianças
Infância do pensamento
title_short On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
title_full On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
title_fullStr On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
title_full_unstemmed On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
title_sort On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
author Kohan, Walter Omar
author_facet Kohan, Walter Omar
Costa Carvalho, Magda
author_role author
author2 Costa Carvalho, Magda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohan, Walter Omar
Costa Carvalho, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Método
Filosofia para crianças
Infância do pensamento
topic Método
Filosofia para crianças
Infância do pensamento
description Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação. Palavras chave: Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento.  On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Abstract: This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education. Keywords: Method; Philosophy for children; Childhood of thought. Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Resumen: Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. Palabras clave: Método; Filosofía para niños; Infancia del pensamento. Data de registro: 18/01/2018 Data de aceite: 18/04/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-04
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38132
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 527-564
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166616616960