On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022 |
Resumo: | Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação. Palavras chave: Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento. On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Abstract: This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education. Keywords: Method; Philosophy for children; Childhood of thought. Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Resumen: Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. Palabras clave: Método; Filosofía para niños; Infancia del pensamento. Data de registro: 18/01/2018 Data de aceite: 18/04/2018 |
id |
UFU-2_933b6d66d6fd7212fd90a40d2feb030a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41022 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with childrenSobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del métodoDa árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infânciaMétodoFilosofia para criançasInfância do pensamentoDa árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação. Palavras chave: Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento. On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Abstract: This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education. Keywords: Method; Philosophy for children; Childhood of thought. Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Resumen: Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. Palabras clave: Método; Filosofía para niños; Infancia del pensamento. Data de registro: 18/01/2018 Data de aceite: 18/04/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4102210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-04Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 527-5641982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38132https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38133Copyright (c) 2018 Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKohan, Walter OmarCosta Carvalho, Magda2024-02-20T12:13:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41022Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:13:34Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância |
title |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children |
spellingShingle |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Kohan, Walter Omar Método Filosofia para crianças Infância do pensamento |
title_short |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children |
title_full |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children |
title_fullStr |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children |
title_full_unstemmed |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children |
title_sort |
On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children |
author |
Kohan, Walter Omar |
author_facet |
Kohan, Walter Omar Costa Carvalho, Magda |
author_role |
author |
author2 |
Costa Carvalho, Magda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kohan, Walter Omar Costa Carvalho, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Filosofia para crianças Infância do pensamento |
topic |
Método Filosofia para crianças Infância do pensamento |
description |
Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação. Palavras chave: Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento. On the tree and rhizome: thinking beyond the method the encounter of philosophy with children Abstract: This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy with children or, more broadly, for thinking childishly in education. Keywords: Method; Philosophy for children; Childhood of thought. Sobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método Resumen: Este trabajo tiene como objetivo pensar filosóficamente el tema del método en las prácticas filosóficas con niñas y niños. Analiza algunas influencias recibidas por los creadores de Filosofía para Niños, Matthew Lipman y Ann Margaret Sharp, como el pragmatismo de J. Dewey. Describe los significados de tres expresiones similares en el trabajo de Lipman: metódico, metodológico y metodológico. Ofrece algunas críticas del método: Hans-Georg Gadamer, pero especialmente Henri Bergson y Gilles Deleuze. Finalmente, cuestiona la necesidad de un método para hacer filosofía con niñas y niños o, más ampliamente, para pensar infantilmente en educación. Palabras clave: Método; Filosofía para niños; Infancia del pensamento. Data de registro: 18/01/2018 Data de aceite: 18/04/2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-04 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38132 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41022/38133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 527-564 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166616616960 |