O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes da Cunha Junior, Williams
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira Freitas, Isabel, do Rêgo Ferreira, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747
Resumo: Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças. Palavras-chave: Crianças; Filosofia; Infância; Revisão The teaching philosophy to/with children: a sistematic review of literature Abstract: The presente study aims to indetify, in the existing literature, which studies on philosophy for / with  children that investigate children’s experience in this practice. Through Sistematic Literature Review (SLR), carried out in the three stages: planning, selection and extraction, in five different databases, we found thirty-three (33) researches on teaching philosophy to children, however, only two (2) surveys that specifically address children’s experiences with teaching philosophy. Through this Review we wish to contribute to research on Philosophy for Children. Keywords: Children; Philosophy; Childhood; Review La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar, en la literatura existente, qué estudios de filosofía para / con niños que investigan las experiencias de los niños en esta práctica. Mediante una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada en tres etapas: planificación, selección y extracción, en cinco bases de datos diferentes, encontramos treinta y tres (33) investigaciones sobre la enseñanza de la filosofía a los niños (Filosofía para Niños) sin embargo, solo dos (2) encuestas que abordan específicamente las experiencias de los niños con la enseñanza de la filosofía. A través de esta revisión, deseamos contribuir a la investigación sobre Filosofía para Niños. Palabras Clave: Niños; Filosofía; Infancia; Revisión Data de registro: 07/01/2021 Data de aceite: 22/09/2021
id UFU-2_99c27d2cc453760eefa9150bc1094362
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58747
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literaturaCriançasFilosofiaInfânciaRevisãoResumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças. Palavras-chave: Crianças; Filosofia; Infância; Revisão The teaching philosophy to/with children: a sistematic review of literature Abstract: The presente study aims to indetify, in the existing literature, which studies on philosophy for / with  children that investigate children’s experience in this practice. Through Sistematic Literature Review (SLR), carried out in the three stages: planning, selection and extraction, in five different databases, we found thirty-three (33) researches on teaching philosophy to children, however, only two (2) surveys that specifically address children’s experiences with teaching philosophy. Through this Review we wish to contribute to research on Philosophy for Children. Keywords: Children; Philosophy; Childhood; Review La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar, en la literatura existente, qué estudios de filosofía para / con niños que investigan las experiencias de los niños en esta práctica. Mediante una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada en tres etapas: planificación, selección y extracción, en cinco bases de datos diferentes, encontramos treinta y tres (33) investigaciones sobre la enseñanza de la filosofía a los niños (Filosofía para Niños) sin embargo, solo dos (2) encuestas que abordan específicamente las experiencias de los niños con la enseñanza de la filosofía. A través de esta revisión, deseamos contribuir a la investigación sobre Filosofía para Niños. Palabras Clave: Niños; Filosofía; Infancia; Revisión Data de registro: 07/01/2021 Data de aceite: 22/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextotext/xmlapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5874710.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-58747Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 719-7551982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/37690https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/36829Copyright (c) 2021 Williams Nunes da Cunha Junior, Isabel Ferreira Freitas, Vanessa do Rêgo Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes da Cunha Junior, WilliamsFerreira Freitas, Isabeldo Rêgo Ferreira, Vanessa2024-01-17T14:25:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58747Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T14:25:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
title O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
Nunes da Cunha Junior, Williams
Crianças
Filosofia
Infância
Revisão
title_short O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
title_full O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
title_sort O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
author Nunes da Cunha Junior, Williams
author_facet Nunes da Cunha Junior, Williams
Ferreira Freitas, Isabel
do Rêgo Ferreira, Vanessa
author_role author
author2 Ferreira Freitas, Isabel
do Rêgo Ferreira, Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes da Cunha Junior, Williams
Ferreira Freitas, Isabel
do Rêgo Ferreira, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Filosofia
Infância
Revisão
topic Crianças
Filosofia
Infância
Revisão
description Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças. Palavras-chave: Crianças; Filosofia; Infância; Revisão The teaching philosophy to/with children: a sistematic review of literature Abstract: The presente study aims to indetify, in the existing literature, which studies on philosophy for / with  children that investigate children’s experience in this practice. Through Sistematic Literature Review (SLR), carried out in the three stages: planning, selection and extraction, in five different databases, we found thirty-three (33) researches on teaching philosophy to children, however, only two (2) surveys that specifically address children’s experiences with teaching philosophy. Through this Review we wish to contribute to research on Philosophy for Children. Keywords: Children; Philosophy; Childhood; Review La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar, en la literatura existente, qué estudios de filosofía para / con niños que investigan las experiencias de los niños en esta práctica. Mediante una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada en tres etapas: planificación, selección y extracción, en cinco bases de datos diferentes, encontramos treinta y tres (33) investigaciones sobre la enseñanza de la filosofía a los niños (Filosofía para Niños) sin embargo, solo dos (2) encuestas que abordan específicamente las experiencias de los niños con la enseñanza de la filosofía. A través de esta revisión, deseamos contribuir a la investigación sobre Filosofía para Niños. Palabras Clave: Niños; Filosofía; Infancia; Revisión Data de registro: 07/01/2021 Data de aceite: 22/09/2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747
10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-58747
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-58747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/37690
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/36829
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 719-755
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166789632000