O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças. Palavras-chave: Crianças; Filosofia; Infância; Revisão The teaching philosophy to/with children: a sistematic review of literature Abstract: The presente study aims to indetify, in the existing literature, which studies on philosophy for / with children that investigate children’s experience in this practice. Through Sistematic Literature Review (SLR), carried out in the three stages: planning, selection and extraction, in five different databases, we found thirty-three (33) researches on teaching philosophy to children, however, only two (2) surveys that specifically address children’s experiences with teaching philosophy. Through this Review we wish to contribute to research on Philosophy for Children. Keywords: Children; Philosophy; Childhood; Review La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar, en la literatura existente, qué estudios de filosofía para / con niños que investigan las experiencias de los niños en esta práctica. Mediante una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada en tres etapas: planificación, selección y extracción, en cinco bases de datos diferentes, encontramos treinta y tres (33) investigaciones sobre la enseñanza de la filosofía a los niños (Filosofía para Niños) sin embargo, solo dos (2) encuestas que abordan específicamente las experiencias de los niños con la enseñanza de la filosofía. A través de esta revisión, deseamos contribuir a la investigación sobre Filosofía para Niños. Palabras Clave: Niños; Filosofía; Infancia; Revisión Data de registro: 07/01/2021 Data de aceite: 22/09/2021 |
id |
UFU-2_99c27d2cc453760eefa9150bc1094362 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58747 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literaturaCriançasFilosofiaInfânciaRevisãoResumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças. Palavras-chave: Crianças; Filosofia; Infância; Revisão The teaching philosophy to/with children: a sistematic review of literature Abstract: The presente study aims to indetify, in the existing literature, which studies on philosophy for / with children that investigate children’s experience in this practice. Through Sistematic Literature Review (SLR), carried out in the three stages: planning, selection and extraction, in five different databases, we found thirty-three (33) researches on teaching philosophy to children, however, only two (2) surveys that specifically address children’s experiences with teaching philosophy. Through this Review we wish to contribute to research on Philosophy for Children. Keywords: Children; Philosophy; Childhood; Review La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar, en la literatura existente, qué estudios de filosofía para / con niños que investigan las experiencias de los niños en esta práctica. Mediante una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada en tres etapas: planificación, selección y extracción, en cinco bases de datos diferentes, encontramos treinta y tres (33) investigaciones sobre la enseñanza de la filosofía a los niños (Filosofía para Niños) sin embargo, solo dos (2) encuestas que abordan específicamente las experiencias de los niños con la enseñanza de la filosofía. A través de esta revisión, deseamos contribuir a la investigación sobre Filosofía para Niños. Palabras Clave: Niños; Filosofía; Infancia; Revisión Data de registro: 07/01/2021 Data de aceite: 22/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextotext/xmlapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5874710.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-58747Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 719-7551982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/37690https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/36829Copyright (c) 2021 Williams Nunes da Cunha Junior, Isabel Ferreira Freitas, Vanessa do Rêgo Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes da Cunha Junior, WilliamsFerreira Freitas, Isabeldo Rêgo Ferreira, Vanessa2024-01-17T14:25:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58747Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T14:25:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
title |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura Nunes da Cunha Junior, Williams Crianças Filosofia Infância Revisão |
title_short |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura |
author |
Nunes da Cunha Junior, Williams |
author_facet |
Nunes da Cunha Junior, Williams Ferreira Freitas, Isabel do Rêgo Ferreira, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Freitas, Isabel do Rêgo Ferreira, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes da Cunha Junior, Williams Ferreira Freitas, Isabel do Rêgo Ferreira, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Filosofia Infância Revisão |
topic |
Crianças Filosofia Infância Revisão |
description |
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças. Palavras-chave: Crianças; Filosofia; Infância; Revisão The teaching philosophy to/with children: a sistematic review of literature Abstract: The presente study aims to indetify, in the existing literature, which studies on philosophy for / with children that investigate children’s experience in this practice. Through Sistematic Literature Review (SLR), carried out in the three stages: planning, selection and extraction, in five different databases, we found thirty-three (33) researches on teaching philosophy to children, however, only two (2) surveys that specifically address children’s experiences with teaching philosophy. Through this Review we wish to contribute to research on Philosophy for Children. Keywords: Children; Philosophy; Childhood; Review La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar, en la literatura existente, qué estudios de filosofía para / con niños que investigan las experiencias de los niños en esta práctica. Mediante una Revisión Sistemática de la Literatura (RSL), realizada en tres etapas: planificación, selección y extracción, en cinco bases de datos diferentes, encontramos treinta y tres (33) investigaciones sobre la enseñanza de la filosofía a los niños (Filosofía para Niños) sin embargo, solo dos (2) encuestas que abordan específicamente las experiencias de los niños con la enseñanza de la filosofía. A través de esta revisión, deseamos contribuir a la investigación sobre Filosofía para Niños. Palabras Clave: Niños; Filosofía; Infancia; Revisión Data de registro: 07/01/2021 Data de aceite: 22/09/2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-58747 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-58747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/37690 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58747/36829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 719-755 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166789632000 |