Educational practice, experience and affections in the constitution of students with success stories in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar Marques, Eliana Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Maria Vilani Cosme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37463
Resumo: Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola A prática educativa que se realiza na escola tem como objetivo colaborar com a aprendizagem e, consequentemente, com o desenvolvimento dos alunos. Quando isso acontece, depreendemos que houve ali um bom ensino. O bom ensino para Vigotski é aquele que leva ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores, enfim, ao desenvolvimento do que há de mais humano no homem. Nesse sentido, o artigo analisa a constituição social da prática educativa bem-sucedida a partir da relação entre vivência e afetos sob o ponto de vista da Psicologia Socio-Histórica e da Filosofia de Espinosa. Essas análises resultantes de pesquisa apontam que a dialética entre vivência, afetos e sentidos ativa o desejo humano de ser mais na escola, portanto, a prática educativa bem-sucedida se constitui na ativação de desejos e produção de sentidos. Palavras-chave: Prática educativa; Vivência; Afetos; Mediação.  Educational practice, experience and affections in the constitution of students with success stories in school Abstract: The educational practice that takes place in school aims to collaborate with learning and consequently with the development of the students. When this happens we realize that there was a good teaching there. The good teaching to Vigotski is that one that leads to the development of high psychological functions, in short, the development of what is the most human about the man. In this sense, the article analyzes the social constitution of the successful educational practice from the relation between the living and affections from the point of view of Socio-Historical Psychology and Philosophy of Spinoza.  These analyzes resulting from research show that the dialectic between living, affections and senses activates the human desire to be bigger at school, therefore, the successful educational practice consists of activating desires and productions of senses.  Keywords: Educational practice; Experience; Affections; Mediation. La práctica educativa, experiencia y afectos en la constitución de estudiantes con casos de éxito en la escuela Resumen: La práctica educativa que se lleva a cabo, tiene como en la escuela objetivo colaborar con el aprendizaje y, en consecuencia, el desarrollo de los estudiantes. Cuando esto sucede, se deduce que hubo una buena enseñanza. La buena enseñanza para Vygotsky es siempre la que conduce al desarrollo de las funciones psicológicas superiores, finalmente, el desarrollo de lo que es más humano en el hombre. En este sentido, el artículo analiza la constitución social de la práctica educativa con éxito de la relación entre la experiencia y los afectos desde el punto de vista de la Psicología Histórico-Social y de la Filosofía de Spinoza. Estos análisis resultante de la investigación muestran que la dialéctica entre experiencia, afectos y sentidos activa el deseo humano de estar en la escuela, por lo tanto, la práctica educativa exitosa se constituye en la activación de deseos y producción de significados. Palabras-clave: Práctica educativa; Experiencia; Afectos; Mediación. Data de registro: 02/02/2017 Data de aceite: 22/08/2017
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