Engaged development and play-theater in the constitution of the collectivity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberali, Fernanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675267
Resumo: Learning spaces must engage with real life to create possibilities of being, acting, feeling, living in the world in order to guarantee the individual’s social mobility to intervene in the world. Hence, this work proposes the concept of “engaged development” to discuss the role of play in shaping the multitude in an outreach program. To do so we center two episodes of a didactic proposal on the theme of housing, through the play-theater, as a basis for teaching-learning processes. Play-theater, based on the vygotskian perspective and inspired by boalian theater games, consists of a collaborative artistic-performative activity, of which the real engagement with life and intentional expansion makes it a locus for experiencing the creation of dramatic events refracted as affective-cognitive experiences, essential for assuming a position in the world. The Critical-Collaborative analysis of the episodes reveals that play-theater promotes engaged development, opening paths for individual transformation and acting in the world.
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Play-theater, based on the vygotskian perspective and inspired by boalian theater games, consists of a collaborative artistic-performative activity, of which the real engagement with life and intentional expansion makes it a locus for experiencing the creation of dramatic events refracted as affective-cognitive experiences, essential for assuming a position in the world. The Critical-Collaborative analysis of the episodes reveals that play-theater promotes engaged development, opening paths for individual transformation and acting in the world.Os espaços de aprendizagem precisam estar engajados com a vida real, na tentativa de criar possibilidades de ser, agir, sentir, viver o mundo de modo a garantir a mobilidade social do sujeito para intervir na realidade. Nesse intento, este trabalho propõe o conceito de desenvolvimento engajado para discutir o papel do brincar na constituição da multitudo em um programa de extensão. Para tal, centralizamos dois episódios de uma proposta didática com o tema moradia e habitação, por meio do teatro-brincar, como base para processos de ensino-aprendizagem. O teatro-brincar, fundamentado pela perspectiva vygotskiana e inspirado nos jogos teatrais boalianos, é visto como uma realização artístico-performático colaborativa, cujo engajamento real com a vida e a expansão intencional, faz dele lócus para seus participantes experienciarem a criação de eventos dramáticos, que são refratados em forma de vivências afeto-cognitivas, essenciais ao desenvolvimento de posicionamento no mundo. A análise dos episódios, por meio da pesquisa crítico-colaborativa, revela que o teatro-brincar promove o desenvolvimento engajado possibilitando a abertura de caminhos para a transformação do sujeito e sua atuação no mundo.Os espaços de aprendizagem precisam estar engajados com a vida real, na tentativa de criar possibilidades de ser, agir, sentir, viver o mundo de modo a garantir a mobilidade social do sujeito para intervir na realidade. Nesse intento, este trabalho propõe o conceito de desenvolvimento engajado para discutir o papel do brincar na constituição da multitudo em um programa de extensão. Para tal, centralizamos dois episódios de uma proposta didática com o tema moradia e habitação, por meio do teatro-brincar, como base para processos de ensino-aprendizagem. O teatro-brincar, fundamentado pela perspectiva vygotskiana e inspirado nos jogos teatrais boalianos, é visto como uma realização artístico-performático colaborativa, cujo engajamento real com a vida e a expansão intencional, faz dele lócus para seus participantes experienciarem a criação de eventos dramáticos, que são refratados em forma de vivências afeto-cognitivas, essenciais ao desenvolvimento de posicionamento no mundo. A análise dos episódios, por meio da pesquisa crítico-colaborativa, revela que o teatro-brincar promove o desenvolvimento engajado possibilitando a abertura de caminhos para a transformação do sujeito e sua atuação no mundo.Universidade Estadual de Campinas2023-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675267Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; ed0420210077Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; ed0420210077Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; ed04202100771980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675267/33064Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Liberali, Fernanda2023-12-14T11:55:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675267Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-12-14T11:55:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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