A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: RAZÕES, DIFICULDADES E PROPOSTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaime Carvalho e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19673
Resumo: Este artigo passa em revista os principais argumentos propostos para usar a História da Matemática na sala de aula. Apesar de já há 40 anos muita gente defender tal atividade a verdade é que pouco se observa hoje em dia na sala de aula; as razões para tal situação são analisadas e as propostas mais recentes são apresentadas.ReferênciasCARVALHO , D. L. , Miguel, A., Mendes, I.A., Brito, A.J. (2009) História da Matemática em atividades didáticas. Editora Livraria da Física, São Paulo.D'AMBROSIO , Ubiratan (1996). História da Matemática e Educação. In Eduardo Sebastiani Ferreira (Eds.), História e Educação Matemática (pp.7-17). Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade.ESTRADA , M. F., C. C. Sá, etal. (2000). História da Matemática. Universidade Aberta, Lisboa.EUCLIDES (2009). Os Elementos. Tradução e Introdução de Irineu Bicudo. Unesp, São Paulo.EVES , H. (2004). Introdução à História da Matemática, Editora Unicamp, Campinas.FAUVEL , J., & van Maanen, J. (Eds.) (2000). History in mathematics education—the ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic.FRIED , M. N. (2001). Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Springer Netherlands, pg. 391-408. Volume: 10. Issue: 4GUZMÁN, M. (1993). Tendencias innovadoras en la educación matemática. Boletim da S.P.M., 25, 9-34.GUZMAN , M., Alsina, C. (1996).Los matemáticos no son gente séria. Barcelona, Rubes.HO, W.K. (2009). Using of history of mathematics in the teaching and learning of mathematics in Singapore, In Proceedings of 1st Raffles International Conference on Education, p. 1-38.JANKVIST , U. T. (2012).History, application, and philosophy of mathematics in mathematics education: accessing and assessing students' overview & judgment. ICME-12, RL4-10, p. 1010.JANKVIST , U. T. (2009). A categorization of the "whys" and "hows" of history in mathematics education.Educational Studies in Mathematics, 71(3), 235-261.JAKOBSEN , A. et al. (2012). Mathematical knowledge for teaching in relation to history in mathematics education. ICME-12, TSG20-4, pg. 4210.KATZ, . J. (2010). História da Matemática, FC Gulbenkian, Lisboa. Lodder, G. (2012). Primary historical sources in the classroom: discrete mathematics. ICME-12, TSG20-6, pg. 4228.MOTA , C., Ralha, E., Estrada, M. F. (2011).Matemáticaem Portugal: episódios da história doensino e doensino da história. http://hdl.handle.net/1822/17938PINTO , H. (2009). História da Matemática na Sala de Aula, Ludus, Lisboa.SILVA , J. C. (1993). A reforma curricular e a História da Matemática. Educação e Matemática, nº 27, pg. 27-31.SILVA , J. C. (1994). History of Mathematics in the classroom: hopes, uncertainties and dangers. In SérgioNobre (Ed.), Meeting of the HPM, (pp. 129-135). Blumenau, Brasil:SILVA , J. C. (1997). The history of mathematics in the new mathematical curricula in Portugal. (Portuguese) Nobre, Sergio (ed.), 2nd Portuguese156 Brazilian meeting on the history of mathematics and 2nd national seminar on the history of mathematics. Theme: Contributions of Portuguese mathematicians on the development of mathematics in Brazil, Aguas de Sao Pedro, Brazil, March 23--26, 1997. Proceedings. Rio Claro: UNESP, Dept. de Matematica, 165-172.SIU , M.-K. (2000). "The ABCD of using history of mathematics in the (undergraduate) classroom." In V. Katz (Ed.), Using history to teach mathematics: An international perspective, pp. 3-9. Washington, DC: Mathematical Association of America.SIU , M.-K. (2007). No, I don't use history of mathematics in my class. Why? In F. FURINGHETTI , S. Kaijser, & C. Tzanakis (Eds.), Proceedings HPM 2004 & ESU4 (revised edition, pp. 268-277). Uppsala: Uppsala Universitet.SMESTAD , B. (2012). Not just "telling stories". History of mathematics for teacher students? What is it and how to teach it? ICME-12, TSG20-8, pg. 4247.VASCONCELLOS , F. A. (2009). História das Matemáticas na Antiguidade, Ludus, Lisboa.Data de registro : 24/07/2012Data de aceite : 19/09/2012
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The history of mathematics in the new mathematical curricula in Portugal. (Portuguese) Nobre, Sergio (ed.), 2nd Portuguese156 Brazilian meeting on the history of mathematics and 2nd national seminar on the history of mathematics. Theme: Contributions of Portuguese mathematicians on the development of mathematics in Brazil, Aguas de Sao Pedro, Brazil, March 23--26, 1997. Proceedings. Rio Claro: UNESP, Dept. de Matematica, 165-172.SIU , M.-K. (2000). "The ABCD of using history of mathematics in the (undergraduate) classroom." In V. Katz (Ed.), Using history to teach mathematics: An international perspective, pp. 3-9. Washington, DC: Mathematical Association of America.SIU , M.-K. (2007). No, I don't use history of mathematics in my class. Why? In F. FURINGHETTI , S. Kaijser, & C. Tzanakis (Eds.), Proceedings HPM 2004 & ESU4 (revised edition, pp. 268-277). Uppsala: Uppsala Universitet.SMESTAD , B. (2012). Not just "telling stories". History of mathematics for teacher students? 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