Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Giovani Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888
Resumo: Resumo: Este artigo discute as repercussões da inclusão escolar de pessoas com deficiência no impresso periódico pedagógico Nova Escola, hegemônico entre os periódicos do gênero. Tomou-se como recorte temporal o período delimitado entre 2001-2011, por evidenciar as manifestações e efeitos desse fenômeno nas páginas do periódico durante o período de configuração da proposta brasileira de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Foram compiladas as reportagens sobre o assunto publicadas por Nova Escola nesse período, problematizadas pela análise temática do conteúdo, à luz de proposições teóricas marxistas. Os resultados indicaram duas tendências nas tematizações de Nova Escola sobre inclusão escolar de estudantes com deficiência, sendo a primeira delas (2001-2006)  pautada no lema do aprender a viver juntos, reforçando o caráter de interatividade “acolhedora” e “privilegiada” da suposta inclusão, com a predominância do estabelecimento de vínculos interpessoais na escola. A segunda (2007-2011) enfatizou a necessidade de uma “inclusão que ensinasse” os conteúdos escolares aos alunos com deficiência, sintetizada no slogan do aprender de verdade. Ambas as tendências, porém, estiveram alinhadas com a ideologia neoliberal e ao senso comum pedagógico, sendo necessário perspectivar outras possibilidades. Palavras-chave: Imprensa pedagógica; Escola inclusiva; Neoliberalismo. School inclusion in review (2001 to 2011): the discursive (re)formulations of the Nova Escola periodical Abstract: This article discusses the repercussions of school inclusion of people with disabilities in the educational periodical Nova Escola, which is hegemonic among journals of its kind. The period delimited between 2001-2011 was taken as a time frame, as it highlights the manifestations and effects of this phenomenon on the pages of the journal during the period of configuration of the Brazilian proposal for Special Education in an inclusive perspective. Reports on the subject published by Nova Escola during this period were compiled, discussed by thematic content analysis, in the light of Marxist theoretical propositions. The results indicated two trends in Nova Escola thematizations about school inclusion of students with disabilities, the first of which (2001-2006) based on the motto of learning to live together, reinforcing the character of “welcoming” and “privileged” interactivity of the supposed inclusion , with the predominance of the establishment of interpersonal bonds at school. The second (2007-2011) emphasized the need for an “inclusion that would teach” school content to students with disabilities, summarized in the slogan of real learning. Both trends, however, were aligned with neoliberal ideology and pedagogical common sense, making it necessary to look at other possibilities. Key-words: Pedagogical press; Inclusive school; Neoliberalism. Inclusión escolar en revisión (2001 a 2011): las (re)formulaciones discursivas de la revista Nova Escola  Resumen: Este artículo analiza las repercusiones de la inclusión escolar de las personas con discapacidad en la revista educativa Nova Escola, hegemónica entre las revistas de este tipo. Se tomó como marco temporal el período delimitado entre 2001-2011, ya que destaca las manifestaciones y efectos de este fenómeno en las páginas de la revista durante el período de configuración de la propuesta brasileña de Educación Especial en perspectiva inclusiva. Se recopilaron informes sobre el tema publicados por Nova Escola durante este período, discutidos mediante análisis de contenido temático, a la luz de propuestas teóricas marxistas. Los resultados indicaron dos tendencias en las temáticas de Nova Escola sobre inclusión escolar de estudiantes con discapacidad, la primera de las cuales (2001-2006) se basó en el lema de aprender a vivir juntos, reforzando el carácter supuestamente “acogedor” y “privilegiado” de interactividad, inclusión, con predominio del establecimiento de vínculos interpersonales en la escuela. El segundo (2007-2011) enfatizó la necesidad de una “inclusión que enseñe” contenidos escolares a estudiantes con discapacidad, resumida en el lema de aprendizaje real. Sin embargo, ambas tendencias estaban alineadas con la ideología neoliberal y el sentido común pedagógico, por lo que era necesario buscar otras posibilidades. Palabras clave: Prensa pedagógica ; Escuela inclusiva ; Neoliberalismo. Data de registro: 20/08/2021 Data de aceite: 19/01/2022
id UFU-2_a6ccfd21a0bee2ad453e09f5fa83c226
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/62888
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova EscolaImprensa pedagógicaEscola inclusivaNeoliberalismoResumo: Este artigo discute as repercussões da inclusão escolar de pessoas com deficiência no impresso periódico pedagógico Nova Escola, hegemônico entre os periódicos do gênero. Tomou-se como recorte temporal o período delimitado entre 2001-2011, por evidenciar as manifestações e efeitos desse fenômeno nas páginas do periódico durante o período de configuração da proposta brasileira de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Foram compiladas as reportagens sobre o assunto publicadas por Nova Escola nesse período, problematizadas pela análise temática do conteúdo, à luz de proposições teóricas marxistas. Os resultados indicaram duas tendências nas tematizações de Nova Escola sobre inclusão escolar de estudantes com deficiência, sendo a primeira delas (2001-2006)  pautada no lema do aprender a viver juntos, reforçando o caráter de interatividade “acolhedora” e “privilegiada” da suposta inclusão, com a predominância do estabelecimento de vínculos interpessoais na escola. A segunda (2007-2011) enfatizou a necessidade de uma “inclusão que ensinasse” os conteúdos escolares aos alunos com deficiência, sintetizada no slogan do aprender de verdade. Ambas as tendências, porém, estiveram alinhadas com a ideologia neoliberal e ao senso comum pedagógico, sendo necessário perspectivar outras possibilidades. Palavras-chave: Imprensa pedagógica; Escola inclusiva; Neoliberalismo. School inclusion in review (2001 to 2011): the discursive (re)formulations of the Nova Escola periodical Abstract: This article discusses the repercussions of school inclusion of people with disabilities in the educational periodical Nova Escola, which is hegemonic among journals of its kind. The period delimited between 2001-2011 was taken as a time frame, as it highlights the manifestations and effects of this phenomenon on the pages of the journal during the period of configuration of the Brazilian proposal for Special Education in an inclusive perspective. Reports on the subject published by Nova Escola during this period were compiled, discussed by thematic content analysis, in the light of Marxist theoretical propositions. The results indicated two trends in Nova Escola thematizations about school inclusion of students with disabilities, the first of which (2001-2006) based on the motto of learning to live together, reinforcing the character of “welcoming” and “privileged” interactivity of the supposed inclusion , with the predominance of the establishment of interpersonal bonds at school. The second (2007-2011) emphasized the need for an “inclusion that would teach” school content to students with disabilities, summarized in the slogan of real learning. Both trends, however, were aligned with neoliberal ideology and pedagogical common sense, making it necessary to look at other possibilities. Key-words: Pedagogical press; Inclusive school; Neoliberalism. Inclusión escolar en revisión (2001 a 2011): las (re)formulaciones discursivas de la revista Nova Escola  Resumen: Este artículo analiza las repercusiones de la inclusión escolar de las personas con discapacidad en la revista educativa Nova Escola, hegemónica entre las revistas de este tipo. Se tomó como marco temporal el período delimitado entre 2001-2011, ya que destaca las manifestaciones y efectos de este fenómeno en las páginas de la revista durante el período de configuración de la propuesta brasileña de Educación Especial en perspectiva inclusiva. Se recopilaron informes sobre el tema publicados por Nova Escola durante este período, discutidos mediante análisis de contenido temático, a la luz de propuestas teóricas marxistas. Los resultados indicaron dos tendencias en las temáticas de Nova Escola sobre inclusión escolar de estudiantes con discapacidad, la primera de las cuales (2001-2006) se basó en el lema de aprender a vivir juntos, reforzando el carácter supuestamente “acogedor” y “privilegiado” de interactividad, inclusión, con predominio del establecimiento de vínculos interpersonales en la escuela. El segundo (2007-2011) enfatizó la necesidad de una “inclusión que enseñe” contenidos escolares a estudiantes con discapacidad, resumida en el lema de aprendizaje real. Sin embargo, ambas tendencias estaban alineadas con la ideología neoliberal y el sentido común pedagógico, por lo que era necesario buscar otras posibilidades. Palabras clave: Prensa pedagógica ; Escuela inclusiva ; Neoliberalismo. Data de registro: 20/08/2021 Data de aceite: 19/01/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6288810.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-62888Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 757-8061982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888/37925https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888/37926Copyright (c) 2022 Giovani Ferreira Bezerrahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Giovani Ferreira2024-02-05T13:07:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/62888Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T13:07:26Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
title Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
spellingShingle Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
Bezerra, Giovani Ferreira
Imprensa pedagógica
Escola inclusiva
Neoliberalismo
title_short Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
title_full Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
title_fullStr Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
title_full_unstemmed Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
title_sort Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola
author Bezerra, Giovani Ferreira
author_facet Bezerra, Giovani Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Giovani Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa pedagógica
Escola inclusiva
Neoliberalismo
topic Imprensa pedagógica
Escola inclusiva
Neoliberalismo
description Resumo: Este artigo discute as repercussões da inclusão escolar de pessoas com deficiência no impresso periódico pedagógico Nova Escola, hegemônico entre os periódicos do gênero. Tomou-se como recorte temporal o período delimitado entre 2001-2011, por evidenciar as manifestações e efeitos desse fenômeno nas páginas do periódico durante o período de configuração da proposta brasileira de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Foram compiladas as reportagens sobre o assunto publicadas por Nova Escola nesse período, problematizadas pela análise temática do conteúdo, à luz de proposições teóricas marxistas. Os resultados indicaram duas tendências nas tematizações de Nova Escola sobre inclusão escolar de estudantes com deficiência, sendo a primeira delas (2001-2006)  pautada no lema do aprender a viver juntos, reforçando o caráter de interatividade “acolhedora” e “privilegiada” da suposta inclusão, com a predominância do estabelecimento de vínculos interpessoais na escola. A segunda (2007-2011) enfatizou a necessidade de uma “inclusão que ensinasse” os conteúdos escolares aos alunos com deficiência, sintetizada no slogan do aprender de verdade. Ambas as tendências, porém, estiveram alinhadas com a ideologia neoliberal e ao senso comum pedagógico, sendo necessário perspectivar outras possibilidades. Palavras-chave: Imprensa pedagógica; Escola inclusiva; Neoliberalismo. School inclusion in review (2001 to 2011): the discursive (re)formulations of the Nova Escola periodical Abstract: This article discusses the repercussions of school inclusion of people with disabilities in the educational periodical Nova Escola, which is hegemonic among journals of its kind. The period delimited between 2001-2011 was taken as a time frame, as it highlights the manifestations and effects of this phenomenon on the pages of the journal during the period of configuration of the Brazilian proposal for Special Education in an inclusive perspective. Reports on the subject published by Nova Escola during this period were compiled, discussed by thematic content analysis, in the light of Marxist theoretical propositions. The results indicated two trends in Nova Escola thematizations about school inclusion of students with disabilities, the first of which (2001-2006) based on the motto of learning to live together, reinforcing the character of “welcoming” and “privileged” interactivity of the supposed inclusion , with the predominance of the establishment of interpersonal bonds at school. The second (2007-2011) emphasized the need for an “inclusion that would teach” school content to students with disabilities, summarized in the slogan of real learning. Both trends, however, were aligned with neoliberal ideology and pedagogical common sense, making it necessary to look at other possibilities. Key-words: Pedagogical press; Inclusive school; Neoliberalism. Inclusión escolar en revisión (2001 a 2011): las (re)formulaciones discursivas de la revista Nova Escola  Resumen: Este artículo analiza las repercusiones de la inclusión escolar de las personas con discapacidad en la revista educativa Nova Escola, hegemónica entre las revistas de este tipo. Se tomó como marco temporal el período delimitado entre 2001-2011, ya que destaca las manifestaciones y efectos de este fenómeno en las páginas de la revista durante el período de configuración de la propuesta brasileña de Educación Especial en perspectiva inclusiva. Se recopilaron informes sobre el tema publicados por Nova Escola durante este período, discutidos mediante análisis de contenido temático, a la luz de propuestas teóricas marxistas. Los resultados indicaron dos tendencias en las temáticas de Nova Escola sobre inclusión escolar de estudiantes con discapacidad, la primera de las cuales (2001-2006) se basó en el lema de aprender a vivir juntos, reforzando el carácter supuestamente “acogedor” y “privilegiado” de interactividad, inclusión, con predominio del establecimiento de vínculos interpersonales en la escuela. El segundo (2007-2011) enfatizó la necesidad de una “inclusión que enseñe” contenidos escolares a estudiantes con discapacidad, resumida en el lema de aprendizaje real. Sin embargo, ambas tendencias estaban alineadas con la ideología neoliberal y el sentido común pedagógico, por lo que era necesario buscar otras posibilidades. Palabras clave: Prensa pedagógica ; Escuela inclusiva ; Neoliberalismo. Data de registro: 20/08/2021 Data de aceite: 19/01/2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888
10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-62888
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-62888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888/37925
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62888/37926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Giovani Ferreira Bezerra
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Giovani Ferreira Bezerra
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 757-806
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211167317065728