A Gestão Escolar no processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diego Kenji de Almeida Marihama
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZ
Resumo: O presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico, efetuado na EEDHS, centrado na responsabilidade do gestor escolar em garantir que os estudantes aprendam, considerando a construção de uma escola inclusiva com foco na realidade das escolas públicas e privadas do Brasil. Ao falarmos em gestão escolar estamos propondo uma escola construída a partir de uma ação coletiva, a partir de um modelo educativo com um relevante valor social, ou seja, cujo objetivomaior é formar cidadãos responsáveis e honestos. Apontamos, ainda, a importância da articulação da gestão participativa através de meios que favoreçam a concepção de que, o ambiente escolar exige um aprofundamento de conhecimentos, dos aspectos formais e informais do cotidiano de alunos com necessidades especiais, mostrando a importância do respeito às diferenças e trazendo um trabalho emconjunto, com foco no saber.
id UFMG_4e018121bed700d27dfaaf67ea18d37e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPHZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Hasla de Paula PachecoMarina de Lima TavaresDiego Kenji de Almeida Marihama2019-08-09T20:20:05Z2019-08-09T20:20:05Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZO presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico, efetuado na EEDHS, centrado na responsabilidade do gestor escolar em garantir que os estudantes aprendam, considerando a construção de uma escola inclusiva com foco na realidade das escolas públicas e privadas do Brasil. Ao falarmos em gestão escolar estamos propondo uma escola construída a partir de uma ação coletiva, a partir de um modelo educativo com um relevante valor social, ou seja, cujo objetivomaior é formar cidadãos responsáveis e honestos. Apontamos, ainda, a importância da articulação da gestão participativa através de meios que favoreçam a concepção de que, o ambiente escolar exige um aprofundamento de conhecimentos, dos aspectos formais e informais do cotidiano de alunos com necessidades especiais, mostrando a importância do respeito às diferenças e trazendo um trabalho emconjunto, com foco no saber.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEducação inclusivaEscolas Organização e administraçãoInclusão em educaçãoEducação inclusivaPropostas PedagógicasGestão EscolarA Gestão Escolar no processo de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdfapplication/pdf544259https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/1/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf30ecdb7cd443ab301667e4b75106dcc7MD51TEXTtcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txttcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txtExtracted texttext/plain91008https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/2/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txtad93613e11a49a378c16c9740389bba2MD521843/BUBD-9LLPHZ2019-11-14 05:25:59.765oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:25:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Gestão Escolar no processo de inclusão
title A Gestão Escolar no processo de inclusão
spellingShingle A Gestão Escolar no processo de inclusão
Diego Kenji de Almeida Marihama
Educação inclusiva
Propostas Pedagógicas
Gestão Escolar
Escolas Gestão democrática
Educação inclusiva
Escolas Organização e administração
Inclusão em educação
title_short A Gestão Escolar no processo de inclusão
title_full A Gestão Escolar no processo de inclusão
title_fullStr A Gestão Escolar no processo de inclusão
title_full_unstemmed A Gestão Escolar no processo de inclusão
title_sort A Gestão Escolar no processo de inclusão
author Diego Kenji de Almeida Marihama
author_facet Diego Kenji de Almeida Marihama
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hasla de Paula Pacheco
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marina de Lima Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Diego Kenji de Almeida Marihama
contributor_str_mv Hasla de Paula Pacheco
Marina de Lima Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Propostas Pedagógicas
Gestão Escolar
topic Educação inclusiva
Propostas Pedagógicas
Gestão Escolar
Escolas Gestão democrática
Educação inclusiva
Escolas Organização e administração
Inclusão em educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Educação inclusiva
Escolas Organização e administração
Inclusão em educação
description O presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico, efetuado na EEDHS, centrado na responsabilidade do gestor escolar em garantir que os estudantes aprendam, considerando a construção de uma escola inclusiva com foco na realidade das escolas públicas e privadas do Brasil. Ao falarmos em gestão escolar estamos propondo uma escola construída a partir de uma ação coletiva, a partir de um modelo educativo com um relevante valor social, ou seja, cujo objetivomaior é formar cidadãos responsáveis e honestos. Apontamos, ainda, a importância da articulação da gestão participativa através de meios que favoreçam a concepção de que, o ambiente escolar exige um aprofundamento de conhecimentos, dos aspectos formais e informais do cotidiano de alunos com necessidades especiais, mostrando a importância do respeito às diferenças e trazendo um trabalho emconjunto, com foco no saber.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T20:20:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T20:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/1/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/2/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 30ecdb7cd443ab301667e4b75106dcc7
ad93613e11a49a378c16c9740389bba2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589490413928448