A Gestão Escolar no processo de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZ |
Resumo: | O presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico, efetuado na EEDHS, centrado na responsabilidade do gestor escolar em garantir que os estudantes aprendam, considerando a construção de uma escola inclusiva com foco na realidade das escolas públicas e privadas do Brasil. Ao falarmos em gestão escolar estamos propondo uma escola construída a partir de uma ação coletiva, a partir de um modelo educativo com um relevante valor social, ou seja, cujo objetivomaior é formar cidadãos responsáveis e honestos. Apontamos, ainda, a importância da articulação da gestão participativa através de meios que favoreçam a concepção de que, o ambiente escolar exige um aprofundamento de conhecimentos, dos aspectos formais e informais do cotidiano de alunos com necessidades especiais, mostrando a importância do respeito às diferenças e trazendo um trabalho emconjunto, com foco no saber. |
id |
UFMG_4e018121bed700d27dfaaf67ea18d37e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPHZ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Hasla de Paula PachecoMarina de Lima TavaresDiego Kenji de Almeida Marihama2019-08-09T20:20:05Z2019-08-09T20:20:05Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZO presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico, efetuado na EEDHS, centrado na responsabilidade do gestor escolar em garantir que os estudantes aprendam, considerando a construção de uma escola inclusiva com foco na realidade das escolas públicas e privadas do Brasil. Ao falarmos em gestão escolar estamos propondo uma escola construída a partir de uma ação coletiva, a partir de um modelo educativo com um relevante valor social, ou seja, cujo objetivomaior é formar cidadãos responsáveis e honestos. Apontamos, ainda, a importância da articulação da gestão participativa através de meios que favoreçam a concepção de que, o ambiente escolar exige um aprofundamento de conhecimentos, dos aspectos formais e informais do cotidiano de alunos com necessidades especiais, mostrando a importância do respeito às diferenças e trazendo um trabalho emconjunto, com foco no saber.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEducação inclusivaEscolas Organização e administraçãoInclusão em educaçãoEducação inclusivaPropostas PedagógicasGestão EscolarA Gestão Escolar no processo de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdfapplication/pdf544259https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/1/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf30ecdb7cd443ab301667e4b75106dcc7MD51TEXTtcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txttcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txtExtracted texttext/plain91008https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/2/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txtad93613e11a49a378c16c9740389bba2MD521843/BUBD-9LLPHZ2019-11-14 05:25:59.765oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLPHZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:25:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
title |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
spellingShingle |
A Gestão Escolar no processo de inclusão Diego Kenji de Almeida Marihama Educação inclusiva Propostas Pedagógicas Gestão Escolar Escolas Gestão democrática Educação inclusiva Escolas Organização e administração Inclusão em educação |
title_short |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
title_full |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
title_fullStr |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
title_full_unstemmed |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
title_sort |
A Gestão Escolar no processo de inclusão |
author |
Diego Kenji de Almeida Marihama |
author_facet |
Diego Kenji de Almeida Marihama |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hasla de Paula Pacheco |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marina de Lima Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diego Kenji de Almeida Marihama |
contributor_str_mv |
Hasla de Paula Pacheco Marina de Lima Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Propostas Pedagógicas Gestão Escolar |
topic |
Educação inclusiva Propostas Pedagógicas Gestão Escolar Escolas Gestão democrática Educação inclusiva Escolas Organização e administração Inclusão em educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Gestão democrática Educação inclusiva Escolas Organização e administração Inclusão em educação |
description |
O presente trabalho surgiu da análise do Projeto Político Pedagógico, efetuado na EEDHS, centrado na responsabilidade do gestor escolar em garantir que os estudantes aprendam, considerando a construção de uma escola inclusiva com foco na realidade das escolas públicas e privadas do Brasil. Ao falarmos em gestão escolar estamos propondo uma escola construída a partir de uma ação coletiva, a partir de um modelo educativo com um relevante valor social, ou seja, cujo objetivomaior é formar cidadãos responsáveis e honestos. Apontamos, ainda, a importância da articulação da gestão participativa através de meios que favoreçam a concepção de que, o ambiente escolar exige um aprofundamento de conhecimentos, dos aspectos formais e informais do cotidiano de alunos com necessidades especiais, mostrando a importância do respeito às diferenças e trazendo um trabalho emconjunto, com foco no saber. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T20:20:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T20:20:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLPHZ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/1/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPHZ/2/tcc_diego_kenji_almeida_marihama.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30ecdb7cd443ab301667e4b75106dcc7 ad93613e11a49a378c16c9740389bba2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589490413928448 |