Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803 |
Resumo: | Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior. Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología Data de registro: 30/04/2021 Data de aceite: 16/02/2022 |
id |
UFU-2_b2eb2bba1d8d8a8e1e1e19fcf5970a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60803 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino SuperiorEnsino SuperiorEducação InclusivaInclusão SocialPsicologiaPessoas com DeficiênciaResumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior. Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología Data de registro: 30/04/2021 Data de aceite: 16/02/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6080310.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 97-1321982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37855https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37856Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiantelli, Ana Paula CamiloLeite, Lúcia Pereira2024-02-02T12:38:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60803Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-02T12:38:17Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
title |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
spellingShingle |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior Ciantelli, Ana Paula Camilo Ensino Superior Educação Inclusiva Inclusão Social Psicologia Pessoas com Deficiência Ciantelli, Ana Paula Camilo Ensino Superior Educação Inclusiva Inclusão Social Psicologia Pessoas com Deficiência |
title_short |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
title_full |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
title_fullStr |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
title_sort |
Psicologia e Inclusão: Uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior |
author |
Ciantelli, Ana Paula Camilo |
author_facet |
Ciantelli, Ana Paula Camilo Ciantelli, Ana Paula Camilo Leite, Lúcia Pereira Leite, Lúcia Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Lúcia Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciantelli, Ana Paula Camilo Leite, Lúcia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Educação Inclusiva Inclusão Social Psicologia Pessoas com Deficiência |
topic |
Ensino Superior Educação Inclusiva Inclusão Social Psicologia Pessoas com Deficiência |
description |
Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, serão destacados os procedimentos qualitativos e suas respectivas análises, iluminando as atuações do profissional da Psicologia como mediador e facilitador, por meio de uma análise crítica dos encontros e análise pelo núcleo de significação dos relatos obtidos nas entrevistas. Pode-se dizer que o programa de intervenção de apoio psicológico se configurou como um local de escuta, acolhimento e voz de estudantes com deficiência na instituição. Conclui-se que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para favorecer o empoderamento de estudantes com deficiência, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, possibilitando uma participação mais ativa desses sujeitos no Ensino Superior. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Psicologia Psychology and Inclusion: Intervention proposition of students with disability in Higher Education Abstract: This study’s goal was to analyze the effects of an intervention proposition in the area of School and Educational Psychology, aimed at the social and educational inclusion of students with disability in the University context. Four students have participated (three of them with physical disabilities and one with Autistic Spectrum Disorders), enrolled in a Brazilian public university. Data collection occurred in three stages: 1) individual and open interviews and application of instruments; 2) group intervention; 3) individual interviews and reapplication of instruments. In this text, the qualitative procedures are highlighted along with their analysis, elucidating practices from Psychology professionals as mediators and facilitators, by means of critical analysis of the encounters and by the analysis of meaning cores of the accounts obtained during the interviews. It can be said that the intervention program for psychological support became a safe place for sharing, understanding, and as a platform for disabled students to make their voices heard throughout the institution. It was concluded that School and Educational Psychology can contribute to promote the empowerment of disabled students, as well as their personal, social, and academic development, enabling a more active participation of these students in Higher Education. Keywords: Higher Education; Inclusive Education; People With Disabilities; Social Inclusion; Psychology Psicología e Inclusión: Una propuesta de intervención a estudiantes con discapacidad en Educación Superior Resumen: El estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de una propuesta de intervención en el área de Psicología Escolar y Educativa, orientada a la inclusión social y educativa de estudiantes con discapacidad en el contexto universitario. Participaron cuatro estudiantes (tres con discapacidad física y uno con trastorno del espectro autista), matriculados en una universidad pública brasileña. La recolección de datos se llevó a cabo en tres etapas: 1) entrevistas abiertas individuales y aplicación de instrumentos; 2) intervención grupal; 3) entrevistas individuales y reaplicación de los instrumentos. En este texto se destacarán los procedimientos cualitativos y sus respectivos análisis, destacando el trabajo del profesional de la psicología como mediador y facilitador, a través de un análisis crítico de los encuentros y análisis por el núcleo de significado de los relatos obtenidos en las entrevistas. Se puede decir que el programa de intervención de apoyo psicológico se configuró como un lugar para escuchar, acoger y hablar a los estudiantes con discapacidad de la institución. Se concluye que la Psicología Escolar y Educativa puede contribuir a favorecer el empoderamiento de los estudiantes con discapacidad, su desarrollo personal, social y académico, posibilitando una participación más activa de estas materias en la Educación Superior. Palabras clave: Educación Superior; Educación Inclusive; Personas con Deficiencia; Inclusión Social; Psicología Data de registro: 30/04/2021 Data de aceite: 16/02/2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37855 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60803/37856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Camilo Ciantelli, Lúcia Pereira Leite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 97-132 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822181634899705856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60803 |