A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557 |
Resumo: | Este artigo procura analisar um impasse identitário e curricular da filosofia, enquanto disciplina acadêmica. Nesse sentido, para compreender tal impasse, busca entender, na sua origem, o surgir da especificidade desta área do saber. Em seguida, critica e problematiza o afastamento que a filosofia operou em relação ao cotidiano cidadão relacionando-o com os dilemas do ensino da filosofia, atualmente. Palavras chave: Filosofia; Identidade; Desafios curriculares. Resumo: This article intends, according to its title, to propose a revision of references for the debate about the identity of Philosophy as area of knowledge and discipline of teaching. In this way, it looks for Philosophy's specific question in its origin. Then, criticize the separation between this thinking and the challenges of social life. This critique connects both curriculum and identity impasses in this discipline teaching. Keywords: philosophy; Identity; Curriculum challenges |
id |
UFU-2_b38d021b1594f489a170c5687a462f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/557 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplinaFilosofiaIdentidadeDesafios curricularesEste artigo procura analisar um impasse identitário e curricular da filosofia, enquanto disciplina acadêmica. Nesse sentido, para compreender tal impasse, busca entender, na sua origem, o surgir da especificidade desta área do saber. Em seguida, critica e problematiza o afastamento que a filosofia operou em relação ao cotidiano cidadão relacionando-o com os dilemas do ensino da filosofia, atualmente. Palavras chave: Filosofia; Identidade; Desafios curriculares. Resumo: This article intends, according to its title, to propose a revision of references for the debate about the identity of Philosophy as area of knowledge and discipline of teaching. In this way, it looks for Philosophy's specific question in its origin. Then, criticize the separation between this thinking and the challenges of social life. This critique connects both curriculum and identity impasses in this discipline teaching. Keywords: philosophy; Identity; Curriculum challengesEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55710.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 69-951982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557/501Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sérgio Pereira2023-07-28T19:04:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/557Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-28T19:04:13Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
title |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
spellingShingle |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina da Silva, Sérgio Pereira Filosofia Identidade Desafios curriculares |
title_short |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
title_full |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
title_fullStr |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
title_full_unstemmed |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
title_sort |
A filosofia deixou a cidade e adquiriu vida própria: impasse identitário e desafios curriculares para o ensino dessa disciplina |
author |
da Silva, Sérgio Pereira |
author_facet |
da Silva, Sérgio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sérgio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Identidade Desafios curriculares |
topic |
Filosofia Identidade Desafios curriculares |
description |
Este artigo procura analisar um impasse identitário e curricular da filosofia, enquanto disciplina acadêmica. Nesse sentido, para compreender tal impasse, busca entender, na sua origem, o surgir da especificidade desta área do saber. Em seguida, critica e problematiza o afastamento que a filosofia operou em relação ao cotidiano cidadão relacionando-o com os dilemas do ensino da filosofia, atualmente. Palavras chave: Filosofia; Identidade; Desafios curriculares. Resumo: This article intends, according to its title, to propose a revision of references for the debate about the identity of Philosophy as area of knowledge and discipline of teaching. In this way, it looks for Philosophy's specific question in its origin. Then, criticize the separation between this thinking and the challenges of social life. This critique connects both curriculum and identity impasses in this discipline teaching. Keywords: philosophy; Identity; Curriculum challenges |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/557/501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 69-95 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231046909952 |