A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608
Resumo: Estudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio. Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia.   Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio. Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy.
id UFU-2_b785aaf87ea0713ac0154f4e1d3c401c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/608
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio TeixeiraConhecimentoEducação-SociedadeDemocraciaEstudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio. Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia.   Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio. Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60810.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 65-801982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608/553Copyright (c) 2016 Claudio Luis de Alvarenga Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Claudio Luis de Alvarenga2023-06-30T13:50:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/608Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:50:47Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
title A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
spellingShingle A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
Conhecimento
Educação-Sociedade
Democracia
title_short A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
title_full A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
title_fullStr A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
title_full_unstemmed A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
title_sort A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
author Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
author_facet Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Educação-Sociedade
Democracia
topic Conhecimento
Educação-Sociedade
Democracia
description Estudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio. Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia.   Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio. Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608/553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Claudio Luis de Alvarenga Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Claudio Luis de Alvarenga Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 65-80
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231126601728