A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608 |
Resumo: | Estudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio. Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia. Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio. Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy. |
id |
UFU-2_b785aaf87ea0713ac0154f4e1d3c401c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/608 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio TeixeiraConhecimentoEducação-SociedadeDemocraciaEstudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio. Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia. Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio. Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60810.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 65-801982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608/553Copyright (c) 2016 Claudio Luis de Alvarenga Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Claudio Luis de Alvarenga2023-06-30T13:50:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/608Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:50:47Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
title |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
spellingShingle |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga Conhecimento Educação-Sociedade Democracia |
title_short |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
title_full |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
title_fullStr |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
title_full_unstemmed |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
title_sort |
A herança da filosofia deweyana: influência na vida e obra de Anísio Teixeira |
author |
Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga |
author_facet |
Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Educação-Sociedade Democracia |
topic |
Conhecimento Educação-Sociedade Democracia |
description |
Estudando a obra de Anísio Teixeira, percebemos que os temas abordados – ensino público, autonomia universitária, valorização do professor, entre outros – ainda hoje se fazem presentes nas discussões do campo educacional. Entretanto, alguns trabalhos sobre esse pensador, centrando-se nos aspectos se sua própria vida e obra, relegam a segundo plano as origens de sua perspectiva filosófica. Neste artigo, que representa uma tentativa de nos apropriarmos com austeridade do pensamento de Anísio, buscaremos mostrar as bases da obra teórica se seu mentor intelectual: John Dewey. Acreditamos que apropriar-se da filosofia deweyana é condição essencial para explorarmos todo o potencial do pensamento de Anísio. Palavras-chave: Conhecimento; Educação-Sociedade; Democracia. Abstract: Studying Anísio Teixeiras’s work, we notice that his themes – public education, university autonomy, teacher’s evaluation, among others – are still in the discussions of the educational field of our days. However, some studies about that thinker, centered in aspects of his life and work, treat as secondary the origins of his philosophical perspective. This article, as an attempt of an austere appropriation of the thought of Anísio, will try to show the basis of his intellectual mentor’s theoretical work: John Dewey. We believe that appropriating the philosophy of Dewey is an essential condition for us to explore the whole potential of the thought of Anísio. Keywords: Knowledge; Education-Society; Democracy. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/608/553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Claudio Luis de Alvarenga Barbosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Claudio Luis de Alvarenga Barbosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 65-80 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231126601728 |