ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Alzira Jerônimo de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937
Resumo: Em sua obra, o autor faz uma análise do projeto brasileiro de modernidade e, através de uma reflexão aprofundada sobre os processos políticos adotados para consolidá-lo, mostra a confusão estabelecida entre modernidade e liberalismo econômico, na medida em que não se basearam no contexto socioeconômico e histórico brasileiro, mas no do mundo capitalista desenvolvido. E propõe a recriação da escola pública para o desenvolvimento do homem, pessoa e profissional, como o caminho para a modernização do Estado brasileiro. O modelo econômico neoliberal vigente nos países do Primeiro Mundo, cujo valor central é a concorrência econômica, se caracteriza por uma ação voltada para o aprimoramento, a especialização e a primazia de todos os setores de suas sociedades, tendo em vista a acumulação de capital, aumento da produtividade, a expansão das exportações e a formação de recursos humanos para o setor produtivo. Os processos de modernização são, então, definidos pela situação contemporânea da vida daquelas nações [...] Palavras-chave: Educação; Política; Projeto brasileiro de modernidade.
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