ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937 |
Resumo: | Em sua obra, o autor faz uma análise do projeto brasileiro de modernidade e, através de uma reflexão aprofundada sobre os processos políticos adotados para consolidá-lo, mostra a confusão estabelecida entre modernidade e liberalismo econômico, na medida em que não se basearam no contexto socioeconômico e histórico brasileiro, mas no do mundo capitalista desenvolvido. E propõe a recriação da escola pública para o desenvolvimento do homem, pessoa e profissional, como o caminho para a modernização do Estado brasileiro. O modelo econômico neoliberal vigente nos países do Primeiro Mundo, cujo valor central é a concorrência econômica, se caracteriza por uma ação voltada para o aprimoramento, a especialização e a primazia de todos os setores de suas sociedades, tendo em vista a acumulação de capital, aumento da produtividade, a expansão das exportações e a formação de recursos humanos para o setor produtivo. Os processos de modernização são, então, definidos pela situação contemporânea da vida daquelas nações [...] Palavras-chave: Educação; Política; Projeto brasileiro de modernidade. |
id |
UFU-2_ba16418970aa5f3fbf3bbdea126431a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/937 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 pEducaçãoPolíticaProjeto brasileiro de modernidadeEm sua obra, o autor faz uma análise do projeto brasileiro de modernidade e, através de uma reflexão aprofundada sobre os processos políticos adotados para consolidá-lo, mostra a confusão estabelecida entre modernidade e liberalismo econômico, na medida em que não se basearam no contexto socioeconômico e histórico brasileiro, mas no do mundo capitalista desenvolvido. E propõe a recriação da escola pública para o desenvolvimento do homem, pessoa e profissional, como o caminho para a modernização do Estado brasileiro. O modelo econômico neoliberal vigente nos países do Primeiro Mundo, cujo valor central é a concorrência econômica, se caracteriza por uma ação voltada para o aprimoramento, a especialização e a primazia de todos os setores de suas sociedades, tendo em vista a acumulação de capital, aumento da produtividade, a expansão das exportações e a formação de recursos humanos para o setor produtivo. Os processos de modernização são, então, definidos pela situação contemporânea da vida daquelas nações [...] Palavras-chave: Educação; Política; Projeto brasileiro de modernidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/93710.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-937Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 263-2691982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937/851Copyright (c) 2016 Alzira Jerônimo de Melohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Alzira Jerônimo de2022-11-16T13:27:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/937Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-16T13:27:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
title |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
spellingShingle |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p Melo, Alzira Jerônimo de Educação Política Projeto brasileiro de modernidade |
title_short |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
title_full |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
title_fullStr |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
title_full_unstemmed |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
title_sort |
ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p |
author |
Melo, Alzira Jerônimo de |
author_facet |
Melo, Alzira Jerônimo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Alzira Jerônimo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Política Projeto brasileiro de modernidade |
topic |
Educação Política Projeto brasileiro de modernidade |
description |
Em sua obra, o autor faz uma análise do projeto brasileiro de modernidade e, através de uma reflexão aprofundada sobre os processos políticos adotados para consolidá-lo, mostra a confusão estabelecida entre modernidade e liberalismo econômico, na medida em que não se basearam no contexto socioeconômico e histórico brasileiro, mas no do mundo capitalista desenvolvido. E propõe a recriação da escola pública para o desenvolvimento do homem, pessoa e profissional, como o caminho para a modernização do Estado brasileiro. O modelo econômico neoliberal vigente nos países do Primeiro Mundo, cujo valor central é a concorrência econômica, se caracteriza por uma ação voltada para o aprimoramento, a especialização e a primazia de todos os setores de suas sociedades, tendo em vista a acumulação de capital, aumento da produtividade, a expansão das exportações e a formação de recursos humanos para o setor produtivo. Os processos de modernização são, então, definidos pela situação contemporânea da vida daquelas nações [...] Palavras-chave: Educação; Política; Projeto brasileiro de modernidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-937 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937/851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alzira Jerônimo de Melo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alzira Jerônimo de Melo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 263-269 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232201392128 |