A formação de professores no contexto educacional brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682 |
Resumo: | Abstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area. Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School. Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação. Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior. |
id |
UFU-2_d689329fee178df3d0a4f7df8f09595e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/682 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores no contexto educacional brasileiroProfessores – FormaçãoLicenciaturaEnsino SuperiorAbstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area. Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School. Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação. Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68210.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682Educação e Filosofia; v. 16 n. 31 (2002): v.16 n.31 jan./jun. 2002; 75-911982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682/617Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Olenir Maria2023-04-26T17:08:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/682Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-26T17:08:24Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
title |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
spellingShingle |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro Mendes, Olenir Maria Professores – Formação Licenciatura Ensino Superior |
title_short |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
title_full |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
title_fullStr |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
title_full_unstemmed |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
title_sort |
A formação de professores no contexto educacional brasileiro |
author |
Mendes, Olenir Maria |
author_facet |
Mendes, Olenir Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Olenir Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores – Formação Licenciatura Ensino Superior |
topic |
Professores – Formação Licenciatura Ensino Superior |
description |
Abstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area. Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School. Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação. Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682/617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 16 n. 31 (2002): v.16 n.31 jan./jun. 2002; 75-91 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231574343680 |