A formação de professores no contexto educacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Olenir Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682
Resumo: Abstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area. Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School.   Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação. Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior.
id UFU-2_d689329fee178df3d0a4f7df8f09595e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/682
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A formação de professores no contexto educacional brasileiroProfessores – FormaçãoLicenciaturaEnsino SuperiorAbstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area. Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School.   Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação. Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68210.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682Educação e Filosofia; v. 16 n. 31 (2002): v.16 n.31 jan./jun. 2002; 75-911982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682/617Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Olenir Maria2023-04-26T17:08:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/682Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-26T17:08:24Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores no contexto educacional brasileiro
title A formação de professores no contexto educacional brasileiro
spellingShingle A formação de professores no contexto educacional brasileiro
Mendes, Olenir Maria
Professores – Formação
Licenciatura
Ensino Superior
title_short A formação de professores no contexto educacional brasileiro
title_full A formação de professores no contexto educacional brasileiro
title_fullStr A formação de professores no contexto educacional brasileiro
title_full_unstemmed A formação de professores no contexto educacional brasileiro
title_sort A formação de professores no contexto educacional brasileiro
author Mendes, Olenir Maria
author_facet Mendes, Olenir Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Olenir Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores – Formação
Licenciatura
Ensino Superior
topic Professores – Formação
Licenciatura
Ensino Superior
description Abstract: The article aims to dicuss the debates on teacher training through ultimate educational policy implemented in Brazil and its interrelations with historical, economical, political, and social issues. Analysing main changes implemented by the current LDB (the rules that regulate the Education System in Brazil), this article is searching for reflections about its implications in the daily teacher training. On the other hand, it is also pointing out the contributions of forums, institutions and social movements, that have been discussing the teacher training in Brazil. Those above have searched for political purposes based on scientific studies and have been involved with the defense of a quality training for professionals of the educational area. Keywords: Schoolteacher – background; Degree of Licentiature; Higher School.   Resumo: Neste artigo apresentamos discussões e debates em torno da formação do professor, para tanto recorremos ao debate sobre as recentes políticas educacionais implementadas no país, levando em conta as suas interrelações com os determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais. Analisamos, de um lado, as principais mudanças implementadas pela atual LDB, buscando refletir sobre suas implicações no cotidiano da formação do professor. Por outro lado, apresentamos as contribuições de alguns fóruns, entidades e movimentos sociais organizados que vêm discutindo a formação do professor no Brasil, os quais têm buscado propostas políticas embasadas em estudos científicos comprometidos politicamente com a defesa de uma formação de qualidade para os profissionais da Educação. Palavras-chave: Professores – Formação; Licenciatura; Ensino Superior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682
10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/682/617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 16 n. 31 (2002): v.16 n.31 jan./jun. 2002; 75-91
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231574343680