Notas sobre Teoria e Práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Elaine
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27360
Resumo: Resumo: O trabalho busca discutir o poder de determinação que a teoria e a prática possuem na educação contemporânea, diante da necessidade inquestionável de atualizar a teoria e de reconhecer as imensas exigências para uma ação crítica frente às questões tecnológicas, salientando a necessidade do diálogo e do aprender na atualidade. Percebemos a larga influência da epistemologia da prática nas pesquisas atuais sobre formação de professores, bem como nas políticas oficiais, baseadas em conhecimentos científicos de racionalidade procedimental e no mundo da experiência pedagógica, cujo diagnóstico revela o seu empobrecimento e desqualificação no âmbito da vida social. Para além de uma relação entre teoria e prática, na qual uma determina o que deve ser utilmente aceitável da outra, apostamos como saídas as teorias para a expressão da ação livre, criativa e autônoma, reafirmando a necessidade de abertura à mudança como retomada da valorização da prática social. Palavras-chave: Teoria; Prática; Práxis pedagógica.   Notes on theory and praxis Abstract: The paper discusses the power determination that theory and practice have in contemporary education, given the unquestionable necessity to update the theory and recognize the huge demands for critical action on the technology issues, emphasizing the need for dialogue and learning in today. We realize the wide influence of epistemology practice in current research on teacher education, as well as in official policies, based on scientific knowledge of procedural rationality and on the world of pedagogical experience, whose diagnosis reveals its impoverishment and disqualification in social life. In addition to a relation between theory and practice, in which a determines what should properly be acceptable in another, bet theories as outputs for the expression of free, creative and autonomous action, reaffirming the need for openness to change as resumption of valuing social practice. Keywords: Theory; Practice; Pedagogical Práxis.   Notas acerca de la teoría y la práxis Resumen: El trabajo discute el poder de determinación que la teoría y la práctica tienen en la educación contemporánea, dada la indudable necesidad de actualizar la teoría y reconocer las inmensas demandas de una acción crítica frente a los problemas tecnológicos, subrayando la necesidad de diálogo y de aprendizaje en la actualidad. Nos damos cuenta de la gran influencia de la epistemologia de la práctica en la investigación actual sobre la formación del profesorado, así como las políticas oficiales basadas en el conocimiento científico de la racionalidad procedimental y en el mundo de la experiencia pedagógica, cuyo diagnóstico revela su empobrecimiento y la descalificación en la vida social. Además de una relación entre la teoría y la práctica, en la cual una determina lo que debe ser adecuadamente aceptable la otra, apostamos como salidas teorías del diálogo para la expresión de la acción libre, creativa y autónoma, lo que reafirma la necesidad de una apertura al cambio como la reanudación de la apreciación la práctica social. Palabras clave: Teoría; Práctica; Praxis pedagógica.   Data de registro: 11/08/2014 Data de aceite: 01/08/2015
id UFU-2_e4e3f7a955467876bef72366b48f9c3c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27360
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Notas sobre Teoria e PráxisTeoriaPráticaPráxis PedagógicaResumo: O trabalho busca discutir o poder de determinação que a teoria e a prática possuem na educação contemporânea, diante da necessidade inquestionável de atualizar a teoria e de reconhecer as imensas exigências para uma ação crítica frente às questões tecnológicas, salientando a necessidade do diálogo e do aprender na atualidade. Percebemos a larga influência da epistemologia da prática nas pesquisas atuais sobre formação de professores, bem como nas políticas oficiais, baseadas em conhecimentos científicos de racionalidade procedimental e no mundo da experiência pedagógica, cujo diagnóstico revela o seu empobrecimento e desqualificação no âmbito da vida social. Para além de uma relação entre teoria e prática, na qual uma determina o que deve ser utilmente aceitável da outra, apostamos como saídas as teorias para a expressão da ação livre, criativa e autônoma, reafirmando a necessidade de abertura à mudança como retomada da valorização da prática social. Palavras-chave: Teoria; Prática; Práxis pedagógica.   Notes on theory and praxis Abstract: The paper discusses the power determination that theory and practice have in contemporary education, given the unquestionable necessity to update the theory and recognize the huge demands for critical action on the technology issues, emphasizing the need for dialogue and learning in today. We realize the wide influence of epistemology practice in current research on teacher education, as well as in official policies, based on scientific knowledge of procedural rationality and on the world of pedagogical experience, whose diagnosis reveals its impoverishment and disqualification in social life. In addition to a relation between theory and practice, in which a determines what should properly be acceptable in another, bet theories as outputs for the expression of free, creative and autonomous action, reaffirming the need for openness to change as resumption of valuing social practice. Keywords: Theory; Practice; Pedagogical Práxis.   Notas acerca de la teoría y la práxis Resumen: El trabajo discute el poder de determinación que la teoría y la práctica tienen en la educación contemporánea, dada la indudable necesidad de actualizar la teoría y reconocer las inmensas demandas de una acción crítica frente a los problemas tecnológicos, subrayando la necesidad de diálogo y de aprendizaje en la actualidad. Nos damos cuenta de la gran influencia de la epistemologia de la práctica en la investigación actual sobre la formación del profesorado, así como las políticas oficiales basadas en el conocimiento científico de la racionalidad procedimental y en el mundo de la experiencia pedagógica, cuyo diagnóstico revela su empobrecimiento y la descalificación en la vida social. Además de una relación entre la teoría y la práctica, en la cual una determina lo que debe ser adecuadamente aceptable la otra, apostamos como salidas teorías del diálogo para la expresión de la acción libre, creativa y autónoma, lo que reafirma la necesidad de una apertura al cambio como la reanudación de la apreciación la práctica social. Palabras clave: Teoría; Práctica; Praxis pedagógica.   Data de registro: 11/08/2014 Data de aceite: 01/08/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2736010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 883-9031982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27360/19870Copyright (c) 2016 Elaine Contehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConte, Elaine2022-10-10T20:13:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27360Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T20:13:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre Teoria e Práxis
title Notas sobre Teoria e Práxis
spellingShingle Notas sobre Teoria e Práxis
Conte, Elaine
Teoria
Prática
Práxis Pedagógica
title_short Notas sobre Teoria e Práxis
title_full Notas sobre Teoria e Práxis
title_fullStr Notas sobre Teoria e Práxis
title_full_unstemmed Notas sobre Teoria e Práxis
title_sort Notas sobre Teoria e Práxis
author Conte, Elaine
author_facet Conte, Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria
Prática
Práxis Pedagógica
topic Teoria
Prática
Práxis Pedagógica
description Resumo: O trabalho busca discutir o poder de determinação que a teoria e a prática possuem na educação contemporânea, diante da necessidade inquestionável de atualizar a teoria e de reconhecer as imensas exigências para uma ação crítica frente às questões tecnológicas, salientando a necessidade do diálogo e do aprender na atualidade. Percebemos a larga influência da epistemologia da prática nas pesquisas atuais sobre formação de professores, bem como nas políticas oficiais, baseadas em conhecimentos científicos de racionalidade procedimental e no mundo da experiência pedagógica, cujo diagnóstico revela o seu empobrecimento e desqualificação no âmbito da vida social. Para além de uma relação entre teoria e prática, na qual uma determina o que deve ser utilmente aceitável da outra, apostamos como saídas as teorias para a expressão da ação livre, criativa e autônoma, reafirmando a necessidade de abertura à mudança como retomada da valorização da prática social. Palavras-chave: Teoria; Prática; Práxis pedagógica.   Notes on theory and praxis Abstract: The paper discusses the power determination that theory and practice have in contemporary education, given the unquestionable necessity to update the theory and recognize the huge demands for critical action on the technology issues, emphasizing the need for dialogue and learning in today. We realize the wide influence of epistemology practice in current research on teacher education, as well as in official policies, based on scientific knowledge of procedural rationality and on the world of pedagogical experience, whose diagnosis reveals its impoverishment and disqualification in social life. In addition to a relation between theory and practice, in which a determines what should properly be acceptable in another, bet theories as outputs for the expression of free, creative and autonomous action, reaffirming the need for openness to change as resumption of valuing social practice. Keywords: Theory; Practice; Pedagogical Práxis.   Notas acerca de la teoría y la práxis Resumen: El trabajo discute el poder de determinación que la teoría y la práctica tienen en la educación contemporánea, dada la indudable necesidad de actualizar la teoría y reconocer las inmensas demandas de una acción crítica frente a los problemas tecnológicos, subrayando la necesidad de diálogo y de aprendizaje en la actualidad. Nos damos cuenta de la gran influencia de la epistemologia de la práctica en la investigación actual sobre la formación del profesorado, así como las políticas oficiales basadas en el conocimiento científico de la racionalidad procedimental y en el mundo de la experiencia pedagógica, cuyo diagnóstico revela su empobrecimiento y la descalificación en la vida social. Además de una relación entre la teoría y la práctica, en la cual una determina lo que debe ser adecuadamente aceptable la otra, apostamos como salidas teorías del diálogo para la expresión de la acción libre, creativa y autónoma, lo que reafirma la necesidad de una apertura al cambio como la reanudación de la apreciación la práctica social. Palabras clave: Teoría; Práctica; Praxis pedagógica.   Data de registro: 11/08/2014 Data de aceite: 01/08/2015
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27360
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27360
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27360/19870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Elaine Conte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Elaine Conte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 883-903
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381835071488