PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Hilda Maria Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031
Resumo: A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.
id UNEB-3_b3759918c8f431e0ab03235c8cdf3cb4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1031
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXISPrática educativaPrática pedagógicaPrática docentePráxisA prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/103110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 107-1172358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031/711Copyright (c) 2022 Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Hilda Maria MartinsIbiapina, Ivana Maria Lopes de Melo2022-02-11T17:52:20Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1031Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:52:20Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
title PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
spellingShingle PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
Bandeira, Hilda Maria Martins
Prática educativa
Prática pedagógica
Prática docente
Práxis
title_short PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
title_full PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
title_fullStr PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
title_full_unstemmed PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
title_sort PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
author Bandeira, Hilda Maria Martins
author_facet Bandeira, Hilda Maria Martins
Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
author_role author
author2 Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Hilda Maria Martins
Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Prática pedagógica
Prática docente
Práxis
topic Prática educativa
Prática pedagógica
Prática docente
Práxis
description A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031/711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 107-117
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955945115648