PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031 |
Resumo: | A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora. |
id |
UNEB-3_b3759918c8f431e0ab03235c8cdf3cb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1031 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXISPrática educativaPrática pedagógicaPrática docentePráxisA prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/103110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 107-1172358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031/711Copyright (c) 2022 Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira, Hilda Maria MartinsIbiapina, Ivana Maria Lopes de Melo2022-02-11T17:52:20Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1031Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:52:20Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
title |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
spellingShingle |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS Bandeira, Hilda Maria Martins Prática educativa Prática pedagógica Prática docente Práxis |
title_short |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
title_full |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
title_fullStr |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
title_sort |
PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS |
author |
Bandeira, Hilda Maria Martins |
author_facet |
Bandeira, Hilda Maria Martins Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Hilda Maria Martins Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Prática pedagógica Prática docente Práxis |
topic |
Prática educativa Prática pedagógica Prática docente Práxis |
description |
A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031/711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Hilda Maria Martins Bandeira, Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 107-117 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955945115648 |