Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1026 |
Resumo: | A cidade como temática abordada por diversos campos da Ciência, se revela como uma fonte de saber, objeto de pesquisa ou como campo de atuação de áreas como a Geografia, História, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), Educação, entre outras. Diante disso, busco promover a partir desse trabalho, uma discussão acerca da cidade como lócus e fenômeno de estudo no campo educacional, considerando a mesma um espaço de ações, um palco da vida dos sujeitos e um cenário versátil, capaz de potencializar processos formativos, mas principalmente de revelar-se como/na criação humana. Assim, o objetivo desse estudo é evidenciar que as práticas pedagógicas realizadas na escola, em consonância com as experiências vivenciadas através de práticas (sociais, políticas, culturais, etc), podem possibilitar uma consciência dos sujeitos citadinos sobre a importância da valorização da cidade como patrimônio concebido e constituído por meio da práxis humana. Esta pesquisa opta por uma abordagem metodológica caracterizada por trajetórias de pesquisa e de formação e fundamentadas nos preceitos da bricolagem. Ao assumir esse viés metodológico busco abarcar a heterogeneidade das ações e sujeitos da pesquisa, assim como o meu olhar sob os diferentes percursos de pesquisa instaurados no GEOTEC e nos meus caminhos como pesquisadora e, ao meu ver, possibilitar um entendimento da cidade como práxis humana, principal finalidade dessa tese. A pesquisa envolve dados, narrativas e experiências de aproximadamente 10 anos da fundação do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, envolvendo alunos e professores partícipes/atores/autores dos seguintes projetos: TIC e Geoprocessamento: explorando novas metodologias de ensino; A Rádio da Escola na Escola da Rádio; Kimera: Cidades Imaginárias e; K-LAB: Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos. Por meio da criação colaborativa e participação ativa nos projetos acima, assim como na vivência das diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas parceiras do GEOTEC, por meio de ações e intervenções a respeito das dinâmicas, peculiaridades e movimentos presentes na cidade, foi possível entender seu caráter diverso, mutante e latente, o que me levou a evidenciar a essência e âmago humano na natureza das cidades, ou seja, compreendê-la como práxis humana. Palavras Chave: Cidade. Práxis Humana. Práticas Pedagógicas. Escola. Dinâmicas |
id |
UNEB-8_527a7bb3312190ee510bcdcc7d5efb81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1026 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis HumanaPráxis HumanaPráticas PedagógicasDinâmicasA cidade como temática abordada por diversos campos da Ciência, se revela como uma fonte de saber, objeto de pesquisa ou como campo de atuação de áreas como a Geografia, História, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), Educação, entre outras. Diante disso, busco promover a partir desse trabalho, uma discussão acerca da cidade como lócus e fenômeno de estudo no campo educacional, considerando a mesma um espaço de ações, um palco da vida dos sujeitos e um cenário versátil, capaz de potencializar processos formativos, mas principalmente de revelar-se como/na criação humana. Assim, o objetivo desse estudo é evidenciar que as práticas pedagógicas realizadas na escola, em consonância com as experiências vivenciadas através de práticas (sociais, políticas, culturais, etc), podem possibilitar uma consciência dos sujeitos citadinos sobre a importância da valorização da cidade como patrimônio concebido e constituído por meio da práxis humana. Esta pesquisa opta por uma abordagem metodológica caracterizada por trajetórias de pesquisa e de formação e fundamentadas nos preceitos da bricolagem. Ao assumir esse viés metodológico busco abarcar a heterogeneidade das ações e sujeitos da pesquisa, assim como o meu olhar sob os diferentes percursos de pesquisa instaurados no GEOTEC e nos meus caminhos como pesquisadora e, ao meu ver, possibilitar um entendimento da cidade como práxis humana, principal finalidade dessa tese. A pesquisa envolve dados, narrativas e experiências de aproximadamente 10 anos da fundação do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, envolvendo alunos e professores partícipes/atores/autores dos seguintes projetos: TIC e Geoprocessamento: explorando novas metodologias de ensino; A Rádio da Escola na Escola da Rádio; Kimera: Cidades Imaginárias e; K-LAB: Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos. Por meio da criação colaborativa e participação ativa nos projetos acima, assim como na vivência das diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas parceiras do GEOTEC, por meio de ações e intervenções a respeito das dinâmicas, peculiaridades e movimentos presentes na cidade, foi possível entender seu caráter diverso, mutante e latente, o que me levou a evidenciar a essência e âmago humano na natureza das cidades, ou seja, compreendê-la como práxis humana. Palavras Chave: Cidade. Práxis Humana. Práticas Pedagógicas. Escola. Dinâmicas2019-07-10T14:31:53Z2019-07-10T14:31:53Z2018-10-10info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11896/1026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Fabiana dos Santosreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-28T14:39:35Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1026Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-28T14:39:35Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
title |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
spellingShingle |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana Nascimento, Fabiana dos Santos Práxis Humana Práticas Pedagógicas Dinâmicas |
title_short |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
title_full |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
title_fullStr |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
title_full_unstemmed |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
title_sort |
Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana |
author |
Nascimento, Fabiana dos Santos |
author_facet |
Nascimento, Fabiana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Fabiana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práxis Humana Práticas Pedagógicas Dinâmicas |
topic |
Práxis Humana Práticas Pedagógicas Dinâmicas |
description |
A cidade como temática abordada por diversos campos da Ciência, se revela como uma fonte de saber, objeto de pesquisa ou como campo de atuação de áreas como a Geografia, História, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), Educação, entre outras. Diante disso, busco promover a partir desse trabalho, uma discussão acerca da cidade como lócus e fenômeno de estudo no campo educacional, considerando a mesma um espaço de ações, um palco da vida dos sujeitos e um cenário versátil, capaz de potencializar processos formativos, mas principalmente de revelar-se como/na criação humana. Assim, o objetivo desse estudo é evidenciar que as práticas pedagógicas realizadas na escola, em consonância com as experiências vivenciadas através de práticas (sociais, políticas, culturais, etc), podem possibilitar uma consciência dos sujeitos citadinos sobre a importância da valorização da cidade como patrimônio concebido e constituído por meio da práxis humana. Esta pesquisa opta por uma abordagem metodológica caracterizada por trajetórias de pesquisa e de formação e fundamentadas nos preceitos da bricolagem. Ao assumir esse viés metodológico busco abarcar a heterogeneidade das ações e sujeitos da pesquisa, assim como o meu olhar sob os diferentes percursos de pesquisa instaurados no GEOTEC e nos meus caminhos como pesquisadora e, ao meu ver, possibilitar um entendimento da cidade como práxis humana, principal finalidade dessa tese. A pesquisa envolve dados, narrativas e experiências de aproximadamente 10 anos da fundação do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, envolvendo alunos e professores partícipes/atores/autores dos seguintes projetos: TIC e Geoprocessamento: explorando novas metodologias de ensino; A Rádio da Escola na Escola da Rádio; Kimera: Cidades Imaginárias e; K-LAB: Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos. Por meio da criação colaborativa e participação ativa nos projetos acima, assim como na vivência das diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas parceiras do GEOTEC, por meio de ações e intervenções a respeito das dinâmicas, peculiaridades e movimentos presentes na cidade, foi possível entender seu caráter diverso, mutante e latente, o que me levou a evidenciar a essência e âmago humano na natureza das cidades, ou seja, compreendê-la como práxis humana. Palavras Chave: Cidade. Práxis Humana. Práticas Pedagógicas. Escola. Dinâmicas |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-10 2019-07-10T14:31:53Z 2019-07-10T14:31:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1026 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150509965312 |