Práticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fabiana dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1026
Resumo: A cidade como temática abordada por diversos campos da Ciência, se revela como uma fonte de saber, objeto de pesquisa ou como campo de atuação de áreas como a Geografia, História, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), Educação, entre outras. Diante disso, busco promover a partir desse trabalho, uma discussão acerca da cidade como lócus e fenômeno de estudo no campo educacional, considerando a mesma um espaço de ações, um palco da vida dos sujeitos e um cenário versátil, capaz de potencializar processos formativos, mas principalmente de revelar-se como/na criação humana. Assim, o objetivo desse estudo é evidenciar que as práticas pedagógicas realizadas na escola, em consonância com as experiências vivenciadas através de práticas (sociais, políticas, culturais, etc), podem possibilitar uma consciência dos sujeitos citadinos sobre a importância da valorização da cidade como patrimônio concebido e constituído por meio da práxis humana. Esta pesquisa opta por uma abordagem metodológica caracterizada por trajetórias de pesquisa e de formação e fundamentadas nos preceitos da bricolagem. Ao assumir esse viés metodológico busco abarcar a heterogeneidade das ações e sujeitos da pesquisa, assim como o meu olhar sob os diferentes percursos de pesquisa instaurados no GEOTEC e nos meus caminhos como pesquisadora e, ao meu ver, possibilitar um entendimento da cidade como práxis humana, principal finalidade dessa tese. A pesquisa envolve dados, narrativas e experiências de aproximadamente 10 anos da fundação do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, envolvendo alunos e professores partícipes/atores/autores dos seguintes projetos: TIC e Geoprocessamento: explorando novas metodologias de ensino; A Rádio da Escola na Escola da Rádio; Kimera: Cidades Imaginárias e; K-LAB: Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos. Por meio da criação colaborativa e participação ativa nos projetos acima, assim como na vivência das diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas parceiras do GEOTEC, por meio de ações e intervenções a respeito das dinâmicas, peculiaridades e movimentos presentes na cidade, foi possível entender seu caráter diverso, mutante e latente, o que me levou a evidenciar a essência e âmago humano na natureza das cidades, ou seja, compreendê-la como práxis humana. Palavras Chave: Cidade. Práxis Humana. Práticas Pedagógicas. Escola. Dinâmicas
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