Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Adriana G O
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3792
Resumo: Esta dissertação surgiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de constatações observadas ao longo do trabalho com crianças e adolescentes na função de Coordenadora Pedagógica e Professora no nível do Ensino Fundamental, no sistema municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Constatamos por parte dos professores e dos alunos da instituição escolar uma imagem negativa dos conflitos e, sobretudo, o sentimento de impotência da comunidade escolar como um todo para lidar com alunos, cuja falta de atenção e, consequentemente, sua perspectiva negativa, pode ser objeto das situações de indisciplina na escola. Como decorrência dessa imagem, percebemos que essa dificuldade no trato com a indisciplina, por vezes, inviabiliza o andamento pedagógico, em que brigas, desentendimentos, agressões físicas e desacatos, têm exigido intervenções frequentes e muitas vezes sem sucesso por parte da escola. O interesse por esse estudo baseia-se a partir da observação dos diversos casos de indisciplina dentro do âmbito escolar. A partir dessa vivência, visualizamos a oportunidade de investigar como professores e alunos do Ensino Fundamental entendem como causas da indisciplina em todas as suas formas e organizamos este estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a introdução e enquadramento institucional. No segundo capítulo, apresentamos a descrição da Prática de Ensino Supervisionado. No terceiro capítulo, enfatizamos as concepções teóricas, acerca da indisciplina, o processo educativo e a relação familiar e a partir de então, obtivemos dados necessários para a concretização do estudo sobre a percepção de professores e alunos, acerca indisciplina no âmbito de uma escola do ensino fundamental da Rede Municipal, na escola UEB João de Sousa Guimarães.
id RCAP_de8ce7f449087288baf5a2af6ea22f8c
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.indisciplinaaprendizagemescolapercepçõesEsta dissertação surgiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de constatações observadas ao longo do trabalho com crianças e adolescentes na função de Coordenadora Pedagógica e Professora no nível do Ensino Fundamental, no sistema municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Constatamos por parte dos professores e dos alunos da instituição escolar uma imagem negativa dos conflitos e, sobretudo, o sentimento de impotência da comunidade escolar como um todo para lidar com alunos, cuja falta de atenção e, consequentemente, sua perspectiva negativa, pode ser objeto das situações de indisciplina na escola. Como decorrência dessa imagem, percebemos que essa dificuldade no trato com a indisciplina, por vezes, inviabiliza o andamento pedagógico, em que brigas, desentendimentos, agressões físicas e desacatos, têm exigido intervenções frequentes e muitas vezes sem sucesso por parte da escola. O interesse por esse estudo baseia-se a partir da observação dos diversos casos de indisciplina dentro do âmbito escolar. A partir dessa vivência, visualizamos a oportunidade de investigar como professores e alunos do Ensino Fundamental entendem como causas da indisciplina em todas as suas formas e organizamos este estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a introdução e enquadramento institucional. No segundo capítulo, apresentamos a descrição da Prática de Ensino Supervisionado. No terceiro capítulo, enfatizamos as concepções teóricas, acerca da indisciplina, o processo educativo e a relação familiar e a partir de então, obtivemos dados necessários para a concretização do estudo sobre a percepção de professores e alunos, acerca indisciplina no âmbito de uma escola do ensino fundamental da Rede Municipal, na escola UEB João de Sousa Guimarães.Instituto Politécnico da Guarda2017-07-24T20:00:55Z2017-07-242017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3792http://hdl.handle.net/10314/3792TID:201717115porBispo, Adriana G Oinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:28Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:58.664088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
title Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
spellingShingle Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
Bispo, Adriana G O
indisciplina
aprendizagem
escola
percepções
title_short Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
title_full Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
title_fullStr Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
title_full_unstemmed Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
title_sort Percepções de Professores e Alunos do Ensino Fundamental em relação às causas da indisciplina em sala de aula.
author Bispo, Adriana G O
author_facet Bispo, Adriana G O
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Adriana G O
dc.subject.por.fl_str_mv indisciplina
aprendizagem
escola
percepções
topic indisciplina
aprendizagem
escola
percepções
description Esta dissertação surgiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de constatações observadas ao longo do trabalho com crianças e adolescentes na função de Coordenadora Pedagógica e Professora no nível do Ensino Fundamental, no sistema municipal de ensino de São Luís do Maranhão. Constatamos por parte dos professores e dos alunos da instituição escolar uma imagem negativa dos conflitos e, sobretudo, o sentimento de impotência da comunidade escolar como um todo para lidar com alunos, cuja falta de atenção e, consequentemente, sua perspectiva negativa, pode ser objeto das situações de indisciplina na escola. Como decorrência dessa imagem, percebemos que essa dificuldade no trato com a indisciplina, por vezes, inviabiliza o andamento pedagógico, em que brigas, desentendimentos, agressões físicas e desacatos, têm exigido intervenções frequentes e muitas vezes sem sucesso por parte da escola. O interesse por esse estudo baseia-se a partir da observação dos diversos casos de indisciplina dentro do âmbito escolar. A partir dessa vivência, visualizamos a oportunidade de investigar como professores e alunos do Ensino Fundamental entendem como causas da indisciplina em todas as suas formas e organizamos este estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a introdução e enquadramento institucional. No segundo capítulo, apresentamos a descrição da Prática de Ensino Supervisionado. No terceiro capítulo, enfatizamos as concepções teóricas, acerca da indisciplina, o processo educativo e a relação familiar e a partir de então, obtivemos dados necessários para a concretização do estudo sobre a percepção de professores e alunos, acerca indisciplina no âmbito de uma escola do ensino fundamental da Rede Municipal, na escola UEB João de Sousa Guimarães.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24T20:00:55Z
2017-07-24
2017-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3792
http://hdl.handle.net/10314/3792
TID:201717115
url http://hdl.handle.net/10314/3792
identifier_str_mv TID:201717115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136922985037824