Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Francisco Antonio Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Maria Vilani Cosme de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937
Resumo: Resumo: Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão.  A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais. Palavras-chave: Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.  Dialectical Foundations of Professional Teaching Development Abstract: This text aims to develop discussions on the dialectical foundations of professional teaching development. It is structured in the literature review based on ideas of authors that address studies about the professional teaching development and in the concept of the development grounded on the general laws of Dialectical Historical Materialism. Among the results found due the study, we highlight the comprehension that the analyzed authors hold discussion on the professional teaching development as a constitution process of being a teacher related to the knowledge acquisition and the necessary competences in the profession. From the discussion on dialectical foundations of professional teaching development, it was concluded that it is the historical and dialectical movement of constitution of ways of thinking, feeling, and acting as a teacher and it is manifested in its personal, professional, and institutional relations. Keywords: Research And Education; Professional Development; Dialectical Process. Fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants Résumé: Ce texte vise à développer discussion sur les fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants. On structure dans la révision de littérature basée sur les idées d'auteurs qui abordent études sur le développement professionnel des enseignants et dans le concept de développement fondé dans les lois générales du Matérialisme Historique Dialectique. Parmi les résultats constatés avec l'étude, on met en évidence la compréhension que les auteurs analysés réalisent discussion du développement professionnel des enseignants comme processus de constitution d’être professeur lié à l'acquisition de connaissances et compétences nécessaires à la profession. À partir de la discussion des fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants, on a été conclu le même est le mouvement historique et dialectique de constitution des façons de penser, de sentir et d'agir du professeur et se manifeste dans ses relations personnelles, professionnelles et institutionnelles.  Mots-clés: Recherche Et Education; Développement Professionnel; Processus Dialectique. Data de registro: 20/03/2021 Data de aceite: 15/03/2022
id UFU-2_ee4875ecea0908efb8d46da10afc648f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59937
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docentePesquisaEducaçãoDesenvolvimento profissionalProcesso dialéticoResumo: Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão.  A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais. Palavras-chave: Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.  Dialectical Foundations of Professional Teaching Development Abstract: This text aims to develop discussions on the dialectical foundations of professional teaching development. It is structured in the literature review based on ideas of authors that address studies about the professional teaching development and in the concept of the development grounded on the general laws of Dialectical Historical Materialism. Among the results found due the study, we highlight the comprehension that the analyzed authors hold discussion on the professional teaching development as a constitution process of being a teacher related to the knowledge acquisition and the necessary competences in the profession. From the discussion on dialectical foundations of professional teaching development, it was concluded that it is the historical and dialectical movement of constitution of ways of thinking, feeling, and acting as a teacher and it is manifested in its personal, professional, and institutional relations. Keywords: Research And Education; Professional Development; Dialectical Process. Fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants Résumé: Ce texte vise à développer discussion sur les fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants. On structure dans la révision de littérature basée sur les idées d'auteurs qui abordent études sur le développement professionnel des enseignants et dans le concept de développement fondé dans les lois générales du Matérialisme Historique Dialectique. Parmi les résultats constatés avec l'étude, on met en évidence la compréhension que les auteurs analysés réalisent discussion du développement professionnel des enseignants comme processus de constitution d’être professeur lié à l'acquisition de connaissances et compétences nécessaires à la profession. À partir de la discussion des fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants, on a été conclu le même est le mouvement historique et dialectique de constitution des façons de penser, de sentir et d'agir du professeur et se manifeste dans ses relations personnelles, professionnelles et institutionnelles.  Mots-clés: Recherche Et Education; Développement Professionnel; Processus Dialectique. Data de registro: 20/03/2021 Data de aceite: 15/03/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5993710.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-59937Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 917-9501982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937/37909https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937/37910Copyright (c) 2022 Francisco Antonio Machado Araujo, Maria Vilani Cosme de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Francisco Antonio MachadoCarvalho, Maria Vilani Cosme de2024-02-05T12:39:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59937Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T12:39:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
title Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
Araujo, Francisco Antonio Machado
Pesquisa
Educação
Desenvolvimento profissional
Processo dialético
title_short Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
title_full Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
title_sort Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
author Araujo, Francisco Antonio Machado
author_facet Araujo, Francisco Antonio Machado
Carvalho, Maria Vilani Cosme de
author_role author
author2 Carvalho, Maria Vilani Cosme de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Francisco Antonio Machado
Carvalho, Maria Vilani Cosme de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Educação
Desenvolvimento profissional
Processo dialético
topic Pesquisa
Educação
Desenvolvimento profissional
Processo dialético
description Resumo: Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão.  A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais. Palavras-chave: Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.  Dialectical Foundations of Professional Teaching Development Abstract: This text aims to develop discussions on the dialectical foundations of professional teaching development. It is structured in the literature review based on ideas of authors that address studies about the professional teaching development and in the concept of the development grounded on the general laws of Dialectical Historical Materialism. Among the results found due the study, we highlight the comprehension that the analyzed authors hold discussion on the professional teaching development as a constitution process of being a teacher related to the knowledge acquisition and the necessary competences in the profession. From the discussion on dialectical foundations of professional teaching development, it was concluded that it is the historical and dialectical movement of constitution of ways of thinking, feeling, and acting as a teacher and it is manifested in its personal, professional, and institutional relations. Keywords: Research And Education; Professional Development; Dialectical Process. Fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants Résumé: Ce texte vise à développer discussion sur les fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants. On structure dans la révision de littérature basée sur les idées d'auteurs qui abordent études sur le développement professionnel des enseignants et dans le concept de développement fondé dans les lois générales du Matérialisme Historique Dialectique. Parmi les résultats constatés avec l'étude, on met en évidence la compréhension que les auteurs analysés réalisent discussion du développement professionnel des enseignants comme processus de constitution d’être professeur lié à l'acquisition de connaissances et compétences nécessaires à la profession. À partir de la discussion des fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants, on a été conclu le même est le mouvement historique et dialectique de constitution des façons de penser, de sentir et d'agir du professeur et se manifeste dans ses relations personnelles, professionnelles et institutionnelles.  Mots-clés: Recherche Et Education; Développement Professionnel; Processus Dialectique. Data de registro: 20/03/2021 Data de aceite: 15/03/2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937
10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-59937
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-59937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937/37909
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59937/37910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Antonio Machado Araujo, Maria Vilani Cosme de Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Antonio Machado Araujo, Maria Vilani Cosme de Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 917-950
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166828429312