Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Jr., Hélio Rebello
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611
Resumo: O artigo detalha alguns problemas da noção de humano na filosofia contemporânea, tendo em vista as ontologias de Nietzsche e de Heidegger, a “cosmobiologia” de Lyotard e a “ontoantropologia” de Sloterdijk. Em todos estes aspectos, pretende-se discutir algumas questões do humanismo como doutrina filosófica, tendo como pano de fundo a ideia platônica de homem, tanto em sua definição ontológica quanto político-pedagógica. No conjunto, tal argumento encontra e trata reflexos, seja dos anti-humanismos contemporâneos em face ao humanismo platônico, seja de um relançar de questões platônicas acerca do inumano. Quanto a este último problema, à guisa de ilustração, tratamos da relação, explorada por Deleuze, do corpo humano com as imagens e as máquinas técnicas. Palavras-chave: Humanismo; Inumano; Ontologia.   Abstract: Throughout the following article, we have aimed at itemizing some problems concerning human being as a notion in contemporary philosophv. According to this main task, we have paid a visit to Nietzsche's and Heidegger's ontology, to Lyotard's "cosmobiology' and to Sloterdijk "ontoanthropology , in order to ask some questions on humanism philosophical principle. Plato's idea of human being, both in its ontological and political-educational outline, lies throughout this inquire as its dominant reference. The whole discussion argues contemporary anti-humanism in the presence of Plato's humanism and seeks to specify Plato's own view on inhuman being. The latter problem is considered along with the example, explored by Deleuze, about the relationship between human body, images and technical machines. Keywords: Humanism; Inhuman; Ontology.
id UFU-2_efe443a5be929fdc32ecdee2018825f4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/611
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumanoHumanismoInumanoOntologiaO artigo detalha alguns problemas da noção de humano na filosofia contemporânea, tendo em vista as ontologias de Nietzsche e de Heidegger, a “cosmobiologia” de Lyotard e a “ontoantropologia” de Sloterdijk. Em todos estes aspectos, pretende-se discutir algumas questões do humanismo como doutrina filosófica, tendo como pano de fundo a ideia platônica de homem, tanto em sua definição ontológica quanto político-pedagógica. No conjunto, tal argumento encontra e trata reflexos, seja dos anti-humanismos contemporâneos em face ao humanismo platônico, seja de um relançar de questões platônicas acerca do inumano. Quanto a este último problema, à guisa de ilustração, tratamos da relação, explorada por Deleuze, do corpo humano com as imagens e as máquinas técnicas. Palavras-chave: Humanismo; Inumano; Ontologia.   Abstract: Throughout the following article, we have aimed at itemizing some problems concerning human being as a notion in contemporary philosophv. According to this main task, we have paid a visit to Nietzsche's and Heidegger's ontology, to Lyotard's "cosmobiology' and to Sloterdijk "ontoanthropology , in order to ask some questions on humanism philosophical principle. Plato's idea of human being, both in its ontological and political-educational outline, lies throughout this inquire as its dominant reference. The whole discussion argues contemporary anti-humanism in the presence of Plato's humanism and seeks to specify Plato's own view on inhuman being. The latter problem is considered along with the example, explored by Deleuze, about the relationship between human body, images and technical machines. Keywords: Humanism; Inhuman; Ontology.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61110.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-611Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 117-1631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611/556Copyright (c) 2016 Hélio Rebello Cardoso Jr.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Jr., Hélio Rebello2023-06-30T13:53:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/611Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:53:08Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
title Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
spellingShingle Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
Cardoso Jr., Hélio Rebello
Humanismo
Inumano
Ontologia
title_short Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
title_full Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
title_fullStr Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
title_full_unstemmed Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
title_sort Questões acerca do humanismo no pensamento contemporâneo: nuanças do inumano
author Cardoso Jr., Hélio Rebello
author_facet Cardoso Jr., Hélio Rebello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Jr., Hélio Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Humanismo
Inumano
Ontologia
topic Humanismo
Inumano
Ontologia
description O artigo detalha alguns problemas da noção de humano na filosofia contemporânea, tendo em vista as ontologias de Nietzsche e de Heidegger, a “cosmobiologia” de Lyotard e a “ontoantropologia” de Sloterdijk. Em todos estes aspectos, pretende-se discutir algumas questões do humanismo como doutrina filosófica, tendo como pano de fundo a ideia platônica de homem, tanto em sua definição ontológica quanto político-pedagógica. No conjunto, tal argumento encontra e trata reflexos, seja dos anti-humanismos contemporâneos em face ao humanismo platônico, seja de um relançar de questões platônicas acerca do inumano. Quanto a este último problema, à guisa de ilustração, tratamos da relação, explorada por Deleuze, do corpo humano com as imagens e as máquinas técnicas. Palavras-chave: Humanismo; Inumano; Ontologia.   Abstract: Throughout the following article, we have aimed at itemizing some problems concerning human being as a notion in contemporary philosophv. According to this main task, we have paid a visit to Nietzsche's and Heidegger's ontology, to Lyotard's "cosmobiology' and to Sloterdijk "ontoanthropology , in order to ask some questions on humanism philosophical principle. Plato's idea of human being, both in its ontological and political-educational outline, lies throughout this inquire as its dominant reference. The whole discussion argues contemporary anti-humanism in the presence of Plato's humanism and seeks to specify Plato's own view on inhuman being. The latter problem is considered along with the example, explored by Deleuze, about the relationship between human body, images and technical machines. Keywords: Humanism; Inhuman; Ontology.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-611
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/611/556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Hélio Rebello Cardoso Jr.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Hélio Rebello Cardoso Jr.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 117-163
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231131844608