Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Roberto Gomes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40582
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
id UNB_eb1ef46de3bce0c075ad0ece80ac852c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40582
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Almeida, Roberto Gomes deLignelli, César2021-04-20T02:37:11Z2021-04-20T02:37:11Z2021-04-192020-12-17ALMEIFA, Roberto Gomes de. Inumanidades, modos de agir: por uma ética da criação no teatro e na performance. 2020. 254 f., Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40582Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.A partir de uma noção ampla do inumano, busca-se uma abertura porosa como modo de agenciar diferenças no contexto do teatro e da performance. As inumanidades como um aquém e um além do homem intenta repensar micropoliticamente o lugar do humano nas suas relações com o mundo, com os outros, com a vida. Trata-se de pensar um paradigma ético estético na sua conectividade com as políticas da vida. Considerando que não há humanidade homogênea e que o humano não é universal, sugerimos uma constituição política do mundo a partir de aspectos diferenciais que escapam da noção de um humanismo majoritário. Esse caráter diferencial da vida implica numa produção criativa de minoridades cujos modos de agir possibilitam outros modos de existência, outros modos de resistir e re-existir, outros circuitos afetivos e outros contextos éticos. Os modos de agir, aqui sugeridos, têm, na potência de verbos no infinitivo sua configuração: sonhar, amar, imaginar, brincar e glosar. Esses verbos exalam virtualidades e possibilidades infindas de atualização do real. Eles são agenciados a partir de sínteses afetivas que importam em uma ética da diferença aliada à criação em seu fazer prático e poético. É dessa forma que valores produzidos por inumanidades agenciam uma política cujos princípios éticos e estéticos estão na base da transformação do mundo a partir das relações entre os corpos. Esse agenciamento político tem, no contexto do teatro e da performance, uma possibilidade de ação micropolítica que participa dos devires da vida no seu sentido mais amplo. As singularidades dos corpos e as coletividades. Uma micropolítica e uma política. Uma criação contextual e uma cosmicidade. Uma diferença e uma multiplicidade. Aquilo que se ergue a partir da simpatia nos modos de agir diferenciais é um povo do porvir e esse povo é inumano. Conectando a potência do ato de criação e uma filosofia da diferença a uma miríade de pensamentos e práticas que fazem diferir o real, sugerimos uma contínua variação e experimentação cujo desígnio maior é simplesmente abrir a possibilidade para a potência de amar, sonhar, imaginar, brincar e glosar, intransitivamente, inumanamente.From a broad notion of the inhuman, a porous opening is sought as a way of agencying differences in the context of theater and performance. The Inhumanities as falling short and beyond humanity intends to rethink micropolitically the place of the human in their relations with the world, with others, with life. It is about thinking of an ethical-aesthetic paradigm in its connectivity with the politics of life. Considering that there is no homogeneous humanity and that the human is not universal, we suggest a political constitution of the world based on differential aspects that escape of a majority humanism. This differential character of life implies a creative production of minorities, in which the ways of acting enable other ways of existence, other ways of resisting and re-existing, other affective circuits and other ethical contexts. The ways of acting, suggested here, have their configuration in the power of the verbs in the infinitive: to dream, to love, to imagine, to play and to gloss. These verbs exhale virtualities and endless possibilities for updating the real. Their agency is based on affective syntheses that matter in an ethics of difference combined with creation in their practical and poetic work. It is in this way that values ​produced by inhumanities act as a policy whose ethical and aesthetic principles are at the base of the transformation of the world based on the relationships between bodies. This political agency has, in the context of theater and performance, a possibility of micropolitical action that participates in the becomings of life in its broadest sense. The singularities of bodies and collectivities. A micropolitics and a policy. Contextual creation and cosmicity. A difference and a multiplicity. What arises from sympathy in the differential ways of acting is a people to come and these people are inhuman. Connecting the power of the act of creation and a philosophy of difference to a myriad of thoughts and practices that make the real differ, we suggest a continuous variation and experimentation whose major purpose is simply to open up the possibility for the power of loving, dreaming, imagining, playing and glossing, intransitively, inhumanly.A partir d'une notion large de l'inhumain, une ouverture poreuse est recherchée comme moyen d'appréhender les différences d'agence dans le contexte du théâtre et de la performance. Les inhumanités comme un derrière et un au-delà de l'homme tentent de repenser micropolitiquement la place de l'humain dans ses relations avec le monde, avec les autres, avec la vie. Il s'agit de penser un paradigme éthico-esthétique dans sa connectivité avec la politique de la vie. Considérant qu'il n'y a pas d'humanité homogène et que l'humain n'est pas universel, nous proposons une constitution politique du monde basée sur des aspects différentiels qui échappent à la notion d'humanisme majoritaire. Ce caractère différentiel de la vie implique une production créative de minorités dont les modes d'action rendent possibles de d’autres modes d'existence, de nouvelles façons de résister et de re-exister, d’autres circuits affectifs et d’autres contextes éthiques. Les manières d'agir, suggérées ici, ont, dans la puissance des verbes à l'infinitif leur configuration : rêver, aimer, imaginer, jouer et gloser. Ces verbes exhalent des virtualités et des possibilités infinies d'actualisation du réel. Ils sont mis en scène à partir de synthèses affectives qui comptent dans une éthique de la différence alliée à la création dans sa réalisation pratique et poétique. C'est ainsi que les valeurs produites par l'agence des inhumanités une politique dont les principes éthiques et esthétiques sont à la base de la transformation du monde à partir des relations entre les corps. Cet agencement politique a, dans le cadre du théâtre et de la performance, une possibilité d'action micropolitique qui participe au devenir de la vie dans son sens le plus large. Les singularités des corps et les collectivités. Une micropolitique et une politique. Une création contextuelle et une cosmicité. Une différence et une multiplicité. Ce qui naît de la sympathie dans les différentes manières d'agir est un peuple du futur et ce peuple est inhumain. En reliant le pouvoir de l'acte de création et une philosophie de la différence à une myriade de pensées et de pratiques qui rendent le réel différent, nous proposons une variation et une expérimentation continues dont le but principal est simplement d'ouvrir la possibilité pour la puissance d'aimer, de rêver, d'imaginer, de jouer et de gloser, de manière intransigeante, inhumaine.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessInumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInumanidadesModos de agirMicropolíticaÉticaPerformance (Arte)Teatroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2020_GilRobertoGomesdeAlmeida.pdf2020_GilRobertoGomesdeAlmeida.pdfapplication/pdf1533506http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40582/1/2020_GilRobertoGomesdeAlmeida.pdf78b20df0f6bc465207b652b4ff4dbcaaMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40582/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/405822024-02-02 14:06:55.617open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T17:06:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
title Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
spellingShingle Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
Almeida, Roberto Gomes de
Inumanidades
Modos de agir
Micropolítica
Ética
Performance (Arte)
Teatro
title_short Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
title_full Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
title_fullStr Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
title_full_unstemmed Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
title_sort Inumanidades, modos de agir : por uma ética da criação no teatro e na performance
author Almeida, Roberto Gomes de
author_facet Almeida, Roberto Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Roberto Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lignelli, César
contributor_str_mv Lignelli, César
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Inumanidades
Modos de agir
Micropolítica
Ética
Performance (Arte)
Teatro
topic Inumanidades
Modos de agir
Micropolítica
Ética
Performance (Arte)
Teatro
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-20T02:37:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-20T02:37:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIFA, Roberto Gomes de. Inumanidades, modos de agir: por uma ética da criação no teatro e na performance. 2020. 254 f., Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40582
identifier_str_mv ALMEIFA, Roberto Gomes de. Inumanidades, modos de agir: por uma ética da criação no teatro e na performance. 2020. 254 f., Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40582/1/2020_GilRobertoGomesdeAlmeida.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40582/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78b20df0f6bc465207b652b4ff4dbcaa
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405276477849600