Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bissoto, Maria Luísa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar considerações referentes à Educação — entendida aqui tanto em sentido lato, dizendo respeito à educação familiar, comunitária..., tanto quanto em sentido estrito, referindo-se à educação formal ou escolar — que se encontram presentes no pensamento hegeliano. O texto se apresenta organizado em quatro partes: num primeiro momento são apresentadas as principais ideias que fundamentam a filosofia hegeliana; numa segunda parte se enfoca, mais acuradamente, a concepção de Educação presente na Filosofia do Direito, uma terceira parte aborda a ideia de Educação enquanto parte do processo de refinamento do Espírito e, finalizando, se elaboram considerações a respeito de como a educação contemporânea se mostra implicitamente influenciada por ideias e conceitos que têm raízes no sistema filosófico hegeliano. Palavras-chave: Hegel; Educação, Contemporânea.   Abstract: The aim of this paper is to analyze referring considerations to the Education — understood here in such a way in liberal interpretation, in respect to the familiar, communitarian education, as much as in strict direction, in the formal or pertaining to school education to it —, present in the hegelian thought. The paper is organized in four parts: at a first moment the main ideas about the hegelian philosophy are presented; in second part it focuses the conception of Education in "Philosophy of Right", third part is about Education while process for Espirit improvement and, finishing, considerations about how the current education is implicitly influenced for ideas and concepts that have roots in the hegelian philosophical system. Keywords: Hegel; Education; Contemporary.
id UFU-2_f22916af7cd459de9735e894d58d5081
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/570
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporâneaHegelEducaçãoContemporâneaO objetivo deste trabalho é analisar considerações referentes à Educação — entendida aqui tanto em sentido lato, dizendo respeito à educação familiar, comunitária..., tanto quanto em sentido estrito, referindo-se à educação formal ou escolar — que se encontram presentes no pensamento hegeliano. O texto se apresenta organizado em quatro partes: num primeiro momento são apresentadas as principais ideias que fundamentam a filosofia hegeliana; numa segunda parte se enfoca, mais acuradamente, a concepção de Educação presente na Filosofia do Direito, uma terceira parte aborda a ideia de Educação enquanto parte do processo de refinamento do Espírito e, finalizando, se elaboram considerações a respeito de como a educação contemporânea se mostra implicitamente influenciada por ideias e conceitos que têm raízes no sistema filosófico hegeliano. Palavras-chave: Hegel; Educação, Contemporânea.   Abstract: The aim of this paper is to analyze referring considerations to the Education — understood here in such a way in liberal interpretation, in respect to the familiar, communitarian education, as much as in strict direction, in the formal or pertaining to school education to it —, present in the hegelian thought. The paper is organized in four parts: at a first moment the main ideas about the hegelian philosophy are presented; in second part it focuses the conception of Education in "Philosophy of Right", third part is about Education while process for Espirit improvement and, finishing, considerations about how the current education is implicitly influenced for ideas and concepts that have roots in the hegelian philosophical system. Keywords: Hegel; Education; Contemporary.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57010.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-570Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 85-1151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570/515Copyright (c) 2016 Maria Luísa Bissotohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBissoto, Maria Luísa2023-07-25T14:00:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/570Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-25T14:00:34Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
title Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
spellingShingle Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
Bissoto, Maria Luísa
Hegel
Educação
Contemporânea
title_short Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
title_full Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
title_fullStr Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
title_full_unstemmed Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
title_sort Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
author Bissoto, Maria Luísa
author_facet Bissoto, Maria Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bissoto, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Hegel
Educação
Contemporânea
topic Hegel
Educação
Contemporânea
description O objetivo deste trabalho é analisar considerações referentes à Educação — entendida aqui tanto em sentido lato, dizendo respeito à educação familiar, comunitária..., tanto quanto em sentido estrito, referindo-se à educação formal ou escolar — que se encontram presentes no pensamento hegeliano. O texto se apresenta organizado em quatro partes: num primeiro momento são apresentadas as principais ideias que fundamentam a filosofia hegeliana; numa segunda parte se enfoca, mais acuradamente, a concepção de Educação presente na Filosofia do Direito, uma terceira parte aborda a ideia de Educação enquanto parte do processo de refinamento do Espírito e, finalizando, se elaboram considerações a respeito de como a educação contemporânea se mostra implicitamente influenciada por ideias e conceitos que têm raízes no sistema filosófico hegeliano. Palavras-chave: Hegel; Educação, Contemporânea.   Abstract: The aim of this paper is to analyze referring considerations to the Education — understood here in such a way in liberal interpretation, in respect to the familiar, communitarian education, as much as in strict direction, in the formal or pertaining to school education to it —, present in the hegelian thought. The paper is organized in four parts: at a first moment the main ideas about the hegelian philosophy are presented; in second part it focuses the conception of Education in "Philosophy of Right", third part is about Education while process for Espirit improvement and, finishing, considerations about how the current education is implicitly influenced for ideas and concepts that have roots in the hegelian philosophical system. Keywords: Hegel; Education; Contemporary.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570
10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-570
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570/515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Luísa Bissoto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Luísa Bissoto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 85-115
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231068930048