Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar considerações referentes à Educação — entendida aqui tanto em sentido lato, dizendo respeito à educação familiar, comunitária..., tanto quanto em sentido estrito, referindo-se à educação formal ou escolar — que se encontram presentes no pensamento hegeliano. O texto se apresenta organizado em quatro partes: num primeiro momento são apresentadas as principais ideias que fundamentam a filosofia hegeliana; numa segunda parte se enfoca, mais acuradamente, a concepção de Educação presente na Filosofia do Direito, uma terceira parte aborda a ideia de Educação enquanto parte do processo de refinamento do Espírito e, finalizando, se elaboram considerações a respeito de como a educação contemporânea se mostra implicitamente influenciada por ideias e conceitos que têm raízes no sistema filosófico hegeliano. Palavras-chave: Hegel; Educação, Contemporânea. Abstract: The aim of this paper is to analyze referring considerations to the Education — understood here in such a way in liberal interpretation, in respect to the familiar, communitarian education, as much as in strict direction, in the formal or pertaining to school education to it —, present in the hegelian thought. The paper is organized in four parts: at a first moment the main ideas about the hegelian philosophy are presented; in second part it focuses the conception of Education in "Philosophy of Right", third part is about Education while process for Espirit improvement and, finishing, considerations about how the current education is implicitly influenced for ideas and concepts that have roots in the hegelian philosophical system. Keywords: Hegel; Education; Contemporary. |
id |
UFU-2_f22916af7cd459de9735e894d58d5081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/570 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporâneaHegelEducaçãoContemporâneaO objetivo deste trabalho é analisar considerações referentes à Educação — entendida aqui tanto em sentido lato, dizendo respeito à educação familiar, comunitária..., tanto quanto em sentido estrito, referindo-se à educação formal ou escolar — que se encontram presentes no pensamento hegeliano. O texto se apresenta organizado em quatro partes: num primeiro momento são apresentadas as principais ideias que fundamentam a filosofia hegeliana; numa segunda parte se enfoca, mais acuradamente, a concepção de Educação presente na Filosofia do Direito, uma terceira parte aborda a ideia de Educação enquanto parte do processo de refinamento do Espírito e, finalizando, se elaboram considerações a respeito de como a educação contemporânea se mostra implicitamente influenciada por ideias e conceitos que têm raízes no sistema filosófico hegeliano. Palavras-chave: Hegel; Educação, Contemporânea. Abstract: The aim of this paper is to analyze referring considerations to the Education — understood here in such a way in liberal interpretation, in respect to the familiar, communitarian education, as much as in strict direction, in the formal or pertaining to school education to it —, present in the hegelian thought. The paper is organized in four parts: at a first moment the main ideas about the hegelian philosophy are presented; in second part it focuses the conception of Education in "Philosophy of Right", third part is about Education while process for Espirit improvement and, finishing, considerations about how the current education is implicitly influenced for ideas and concepts that have roots in the hegelian philosophical system. Keywords: Hegel; Education; Contemporary.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57010.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-570Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 85-1151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570/515Copyright (c) 2016 Maria Luísa Bissotohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBissoto, Maria Luísa2023-07-25T14:00:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/570Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-25T14:00:34Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
title |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
spellingShingle |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea Bissoto, Maria Luísa Hegel Educação Contemporânea |
title_short |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
title_full |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
title_fullStr |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
title_sort |
Hegel e a educação: aportes para pensar a educação contemporânea |
author |
Bissoto, Maria Luísa |
author_facet |
Bissoto, Maria Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bissoto, Maria Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hegel Educação Contemporânea |
topic |
Hegel Educação Contemporânea |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar considerações referentes à Educação — entendida aqui tanto em sentido lato, dizendo respeito à educação familiar, comunitária..., tanto quanto em sentido estrito, referindo-se à educação formal ou escolar — que se encontram presentes no pensamento hegeliano. O texto se apresenta organizado em quatro partes: num primeiro momento são apresentadas as principais ideias que fundamentam a filosofia hegeliana; numa segunda parte se enfoca, mais acuradamente, a concepção de Educação presente na Filosofia do Direito, uma terceira parte aborda a ideia de Educação enquanto parte do processo de refinamento do Espírito e, finalizando, se elaboram considerações a respeito de como a educação contemporânea se mostra implicitamente influenciada por ideias e conceitos que têm raízes no sistema filosófico hegeliano. Palavras-chave: Hegel; Educação, Contemporânea. Abstract: The aim of this paper is to analyze referring considerations to the Education — understood here in such a way in liberal interpretation, in respect to the familiar, communitarian education, as much as in strict direction, in the formal or pertaining to school education to it —, present in the hegelian thought. The paper is organized in four parts: at a first moment the main ideas about the hegelian philosophy are presented; in second part it focuses the conception of Education in "Philosophy of Right", third part is about Education while process for Espirit improvement and, finishing, considerations about how the current education is implicitly influenced for ideas and concepts that have roots in the hegelian philosophical system. Keywords: Hegel; Education; Contemporary. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-570 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/570/515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Luísa Bissoto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Luísa Bissoto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 85-115 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231068930048 |