PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038 |
Resumo: | O artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas. |
id |
UFU-3_23a7c9fafbbd1ce122ea54b52191cf39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29038 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLARO artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas.Portal de Periódicos da UFU2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2903810.14393/RR-v2n1a2015-04Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexõesRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038/17058Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerselli, Marcia2019-04-29T16:19:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29038Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:16Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Berselli, Marcia |
title_short |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
author |
Berselli, Marcia |
author_facet |
Berselli, Marcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berselli, Marcia |
description |
O artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038 10.14393/RR-v2n1a2015-04 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038 |
identifier_str_mv |
10.14393/RR-v2n1a2015-04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038/17058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262187364352 |