PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berselli, Marcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038
Resumo: O artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas.
id UFU-3_23a7c9fafbbd1ce122ea54b52191cf39
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29038
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLARO artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas.Portal de Periódicos da UFU2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2903810.14393/RR-v2n1a2015-04Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexõesRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038/17058Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerselli, Marcia2019-04-29T16:19:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29038Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:16Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Berselli, Marcia
title_short PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
author Berselli, Marcia
author_facet Berselli, Marcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berselli, Marcia
description O artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038
10.14393/RR-v2n1a2015-04
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038
identifier_str_mv 10.14393/RR-v2n1a2015-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29038/17058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões
2358-3703
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262187364352