PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falkembach, Maria Fonseca
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Könzgen, Gessi de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28688
Resumo: O texto identifica princípios pedagógicos inerentes aos procedimentos dos Viewpoints, uma sistematização de modos de criação de improvisações e composições em artes cênicas. Associa esses princípios ao que Anne Bogart e Tina Landau, se referem como presentes que nos damos com a prática dos Viewpoints: entrega, possibilidade, escolha e liberdade, crescimento e inteireza. Desenvolve a reflexão a partir da singularidade do modo em que estes procedimentos se articulam nos processos artístico-pedagógicos do grupo Tatá. Estabelece relações entre o modo de composição da prática artístico-pedagógica, o arranjo que constitui o grupo e a possibilidade da criação de modos de existência fundados na transformação de si na interação com um coletivo, que implica ética e comprometimento.
id UFU-3_477b244aa9ecb33c135ebb9615eb45d2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28688
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.O texto identifica princípios pedagógicos inerentes aos procedimentos dos Viewpoints, uma sistematização de modos de criação de improvisações e composições em artes cênicas. Associa esses princípios ao que Anne Bogart e Tina Landau, se referem como presentes que nos damos com a prática dos Viewpoints: entrega, possibilidade, escolha e liberdade, crescimento e inteireza. Desenvolve a reflexão a partir da singularidade do modo em que estes procedimentos se articulam nos processos artístico-pedagógicos do grupo Tatá. Estabelece relações entre o modo de composição da prática artístico-pedagógica, o arranjo que constitui o grupo e a possibilidade da criação de modos de existência fundados na transformação de si na interação com um coletivo, que implica ética e comprometimento.Portal de Periódicos da UFU2015-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2868810.14393/RR-v1n2a2014-06Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e PráticasRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 1 n. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas2358-370310.14393/RR-v1n2a2014-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28688/15978Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalkembach, Maria FonsecaKönzgen, Gessi de Almeida2019-04-29T16:19:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28688Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:40Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
title PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
spellingShingle PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
Falkembach, Maria Fonseca
title_short PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
title_full PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
title_fullStr PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
title_full_unstemmed PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
title_sort PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.
author Falkembach, Maria Fonseca
author_facet Falkembach, Maria Fonseca
Könzgen, Gessi de Almeida
author_role author
author2 Könzgen, Gessi de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falkembach, Maria Fonseca
Könzgen, Gessi de Almeida
description O texto identifica princípios pedagógicos inerentes aos procedimentos dos Viewpoints, uma sistematização de modos de criação de improvisações e composições em artes cênicas. Associa esses princípios ao que Anne Bogart e Tina Landau, se referem como presentes que nos damos com a prática dos Viewpoints: entrega, possibilidade, escolha e liberdade, crescimento e inteireza. Desenvolve a reflexão a partir da singularidade do modo em que estes procedimentos se articulam nos processos artístico-pedagógicos do grupo Tatá. Estabelece relações entre o modo de composição da prática artístico-pedagógica, o arranjo que constitui o grupo e a possibilidade da criação de modos de existência fundados na transformação de si na interação com um coletivo, que implica ética e comprometimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28688
10.14393/RR-v1n2a2014-06
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28688
identifier_str_mv 10.14393/RR-v1n2a2014-06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28688/15978
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 1 n. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas
2358-3703
10.14393/RR-v1n2a2014-00
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262170587136