Circo: educando entre as gretas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Bortoleto, Marco Antonio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Erminia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646
Resumo: Pesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória.
id UFU-3_795f24bbbb3be674833b40d7f757a737
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38646
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling Circo: educando entre as gretasPesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória.Portal de Periódicos da UFU2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/3864610.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 2 (2017): Arte na Educação Básica Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 2 (2017): Arte na Educação Básica 2358-370310.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646/20691Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Bortoleto, Marco AntonioSilva, Erminia2019-04-29T16:18:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38646Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:18:03Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Circo: educando entre as gretas
title Circo: educando entre as gretas
spellingShingle Circo: educando entre as gretas
Coelho Bortoleto, Marco Antonio
title_short Circo: educando entre as gretas
title_full Circo: educando entre as gretas
title_fullStr Circo: educando entre as gretas
title_full_unstemmed Circo: educando entre as gretas
title_sort Circo: educando entre as gretas
author Coelho Bortoleto, Marco Antonio
author_facet Coelho Bortoleto, Marco Antonio
Silva, Erminia
author_role author
author2 Silva, Erminia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Bortoleto, Marco Antonio
Silva, Erminia
description Pesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646
10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646
identifier_str_mv 10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646/20691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 2 (2017): Arte na Educação Básica
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 2 (2017): Arte na Educação Básica
2358-3703
10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-00
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262584774656