Circo: educando entre as gretas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646 |
Resumo: | Pesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória. |
id |
UFU-3_795f24bbbb3be674833b40d7f757a737 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38646 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Circo: educando entre as gretasPesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória.Portal de Periódicos da UFU2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/3864610.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 2 (2017): Arte na Educação Básica Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 2 (2017): Arte na Educação Básica 2358-370310.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646/20691Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Bortoleto, Marco AntonioSilva, Erminia2019-04-29T16:18:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38646Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:18:03Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Circo: educando entre as gretas |
title |
Circo: educando entre as gretas |
spellingShingle |
Circo: educando entre as gretas Coelho Bortoleto, Marco Antonio |
title_short |
Circo: educando entre as gretas |
title_full |
Circo: educando entre as gretas |
title_fullStr |
Circo: educando entre as gretas |
title_full_unstemmed |
Circo: educando entre as gretas |
title_sort |
Circo: educando entre as gretas |
author |
Coelho Bortoleto, Marco Antonio |
author_facet |
Coelho Bortoleto, Marco Antonio Silva, Erminia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Erminia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho Bortoleto, Marco Antonio Silva, Erminia |
description |
Pesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646 10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646 |
identifier_str_mv |
10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646/20691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 2 (2017): Arte na Educação Básica Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 2 (2017): Arte na Educação Básica 2358-3703 10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-00 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262584774656 |