A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Thiago Camacho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818
Resumo: Este artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressão
id UFU-3_9a3c26d878cbbdd68d5a6200ada5cc94
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41818
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo EscolarEste artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressãoPortal de Periódicos da UFU2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCom as tensões que se manifestam em diferentes campos de conapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4181810.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]2358-370310.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818/24963Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Thiago Camacho2019-08-02T04:43:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41818Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-08-02T04:43:28Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
title A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
spellingShingle A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
Teixeira, Thiago Camacho
title_short A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
title_full A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
title_fullStr A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
title_full_unstemmed A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
title_sort A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
author Teixeira, Thiago Camacho
author_facet Teixeira, Thiago Camacho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Thiago Camacho
description Este artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Com as tensões que se manifestam em diferentes campos de con
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818
identifier_str_mv 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818/24963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
2358-3703
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262624620544