A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818 |
Resumo: | Este artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressão |
id |
UFU-3_9a3c26d878cbbdd68d5a6200ada5cc94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41818 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo EscolarEste artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressãoPortal de Periódicos da UFU2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCom as tensões que se manifestam em diferentes campos de conapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4181810.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]2358-370310.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818/24963Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Thiago Camacho2019-08-02T04:43:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41818Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-08-02T04:43:28Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
title |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
spellingShingle |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar Teixeira, Thiago Camacho |
title_short |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
title_full |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
title_fullStr |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
title_full_unstemmed |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
title_sort |
A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar |
author |
Teixeira, Thiago Camacho |
author_facet |
Teixeira, Thiago Camacho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Thiago Camacho |
description |
Este artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Com as tensões que se manifestam em diferentes campos de con |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818 |
identifier_str_mv |
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/41818/24963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial] Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial] 2358-3703 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262624620544 |