CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Valeria Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361
Resumo: A voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena.    
id UFU-3_aff2d8af62f5db6f674d36081da54fa2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46361
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en vozCORPO-VOZ: o escuro como experiência para uma imersão em vozA voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena.    Portal de Periódicos da UFU2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4636110.14393/RR-v6n2a2019-12Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Dossier: Poéticas del cuerpo en escenaRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 6 n. 2 (2019): Dossiê: Poéticas do Corpo em Cena2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361/26606Copyright (c) 2019 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Valeria Machado2020-07-01T02:52:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46361Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2020-07-01T02:52:18Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
CORPO-VOZ: o escuro como experiência para uma imersão em voz
title CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
spellingShingle CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
Rocha, Valeria Machado
title_short CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
title_full CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
title_fullStr CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
title_full_unstemmed CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
title_sort CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
author Rocha, Valeria Machado
author_facet Rocha, Valeria Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Valeria Machado
description A voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena.    
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361
10.14393/RR-v6n2a2019-12
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361
identifier_str_mv 10.14393/RR-v6n2a2019-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361/26606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Dossier: Poéticas del cuerpo en escena
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 6 n. 2 (2019): Dossiê: Poéticas do Corpo em Cena
2358-3703
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262979039232