CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361 |
Resumo: | A voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena. |
id |
UFU-3_aff2d8af62f5db6f674d36081da54fa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46361 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en vozCORPO-VOZ: o escuro como experiência para uma imersão em vozA voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena. Portal de Periódicos da UFU2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4636110.14393/RR-v6n2a2019-12Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Dossier: Poéticas del cuerpo en escenaRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 6 n. 2 (2019): Dossiê: Poéticas do Corpo em Cena2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361/26606Copyright (c) 2019 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Valeria Machado2020-07-01T02:52:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46361Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2020-07-01T02:52:18Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz CORPO-VOZ: o escuro como experiência para uma imersão em voz |
title |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz |
spellingShingle |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz Rocha, Valeria Machado |
title_short |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz |
title_full |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz |
title_fullStr |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz |
title_full_unstemmed |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz |
title_sort |
CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz |
author |
Rocha, Valeria Machado |
author_facet |
Rocha, Valeria Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Valeria Machado |
description |
A voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361 10.14393/RR-v6n2a2019-12 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361 |
identifier_str_mv |
10.14393/RR-v6n2a2019-12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/46361/26606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Dossier: Poéticas del cuerpo en escena Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 6 n. 2 (2019): Dossiê: Poéticas do Corpo em Cena 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262979039232 |