O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antônio Lisboa Leitão de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17340
Resumo: A partir da perspectiva histórico-filosófica de diferentes contextos sociais, as reflexões desenvolvidas neste artigo buscam a edificação de uma arqueologia dos conceitos público e estatal como dimensões que, mesmo distintas, se materializam de forma contígua, não sendo possível se conceber ou admitir a existência de um descolado do outro. O significado do público na oferta educacional estatal é uma dimensão intrínseca e necessária para a compreensão da educação como direito, além de um pressuposto lógico-filosófico e objetivo para a concretização desse princípio historicamente construído e que é parte constitutiva da sociedade republicana moderna. Conceber o público em seu significado e em suas dimensões concretas constitui, no nosso ponto de vista, o passo fundamental para a compreensão da educação como um direito natural e, sobretudo, para a sua viabilização universal.ABSTRACT: From the historical and philosophical perspective of different social contexts, the reflections developed in this article seeks to build concepts of public and governamental archeology as dimensions that, even if distinct, materialize contiguously making it impossible to conceive or admit the existence of one detached from the other. The meaning of public education provision in the state is an intrinsic and necessary dimension for understanding education as a right, in addition to an assumption logical, philosophical, and objective for the realization of this principle historically constructed which is a constituent part of modern republican society. Understanding public education in its meaning and its concrete dimensions is, in our view, the key step in understanding education as a natural right and, especially, for its universal viability.
id UFU-4_05408cf22be374c99c933799fddc2748
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17340
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve RightA partir da perspectiva histórico-filosófica de diferentes contextos sociais, as reflexões desenvolvidas neste artigo buscam a edificação de uma arqueologia dos conceitos público e estatal como dimensões que, mesmo distintas, se materializam de forma contígua, não sendo possível se conceber ou admitir a existência de um descolado do outro. O significado do público na oferta educacional estatal é uma dimensão intrínseca e necessária para a compreensão da educação como direito, além de um pressuposto lógico-filosófico e objetivo para a concretização desse princípio historicamente construído e que é parte constitutiva da sociedade republicana moderna. Conceber o público em seu significado e em suas dimensões concretas constitui, no nosso ponto de vista, o passo fundamental para a compreensão da educação como um direito natural e, sobretudo, para a sua viabilização universal.ABSTRACT: From the historical and philosophical perspective of different social contexts, the reflections developed in this article seeks to build concepts of public and governamental archeology as dimensions that, even if distinct, materialize contiguously making it impossible to conceive or admit the existence of one detached from the other. The meaning of public education provision in the state is an intrinsic and necessary dimension for understanding education as a right, in addition to an assumption logical, philosophical, and objective for the realization of this principle historically constructed which is a constituent part of modern republican society. Understanding public education in its meaning and its concrete dimensions is, in our view, the key step in understanding education as a natural right and, especially, for its universal viability.Universidade Federal de Uberlândia2012-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/1734010.14393/REPOD-v1n1a2012-17340Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17340/9524Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Antônio Lisboa Leitão de2022-12-06T22:12:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17340Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:12:26Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
title O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
spellingShingle O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
Souza, Antônio Lisboa Leitão de
title_short O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
title_full O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
title_fullStr O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
title_full_unstemmed O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
title_sort O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right
author Souza, Antônio Lisboa Leitão de
author_facet Souza, Antônio Lisboa Leitão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antônio Lisboa Leitão de
description A partir da perspectiva histórico-filosófica de diferentes contextos sociais, as reflexões desenvolvidas neste artigo buscam a edificação de uma arqueologia dos conceitos público e estatal como dimensões que, mesmo distintas, se materializam de forma contígua, não sendo possível se conceber ou admitir a existência de um descolado do outro. O significado do público na oferta educacional estatal é uma dimensão intrínseca e necessária para a compreensão da educação como direito, além de um pressuposto lógico-filosófico e objetivo para a concretização desse princípio historicamente construído e que é parte constitutiva da sociedade republicana moderna. Conceber o público em seu significado e em suas dimensões concretas constitui, no nosso ponto de vista, o passo fundamental para a compreensão da educação como um direito natural e, sobretudo, para a sua viabilização universal.ABSTRACT: From the historical and philosophical perspective of different social contexts, the reflections developed in this article seeks to build concepts of public and governamental archeology as dimensions that, even if distinct, materialize contiguously making it impossible to conceive or admit the existence of one detached from the other. The meaning of public education provision in the state is an intrinsic and necessary dimension for understanding education as a right, in addition to an assumption logical, philosophical, and objective for the realization of this principle historically constructed which is a constituent part of modern republican society. Understanding public education in its meaning and its concrete dimensions is, in our view, the key step in understanding education as a natural right and, especially, for its universal viability.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17340
10.14393/REPOD-v1n1a2012-17340
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17340
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17340/9524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957546795008