Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Emanuel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17377
Resumo: O propósito deste trabalho visa analisar a política de formação de professores de Ensino Básico de Cabo Verde, tendo o Instituto Pedagógico - IP como o principal órgão de ensino no cumprimento dessa política. O artigo começa abordando sobre os desafios da formação docente na contemporaneidade e a necessidade de um entendimento da formação no seu sentido mais largo e profundo e, portanto como basilar do processo educativo. Seguidamente, é caracterizada a formação dos professores do Ensino Básico em Cabo Verde, fazendo uma pequena retrospectiva dos desafios de formação dos seus professores no período anterior à sua independência até esta se efetivar, a análise da consonância das ações do IP com o Plano Estratégico de Educação para amenizar o problema da falta de professores formados atuando no Ensino Básico. Para atingir estes objetivos utilizou-se a análise de conteúdo. Conclui-se o artigo com o entendimento de que, além de ser aligeirada a formação dos professores do Ensino Básico Cabo-verdianohá um tipo de interesse que não está a favor da evolução da consciência humana e especificamente da emancipação do indivíduo.ABSTRACT: The purpose of this paper is to analyze the policy of training teachers of Basic Education in Cape Verde, and the Pedagogical Institute - IP as the main organ of education in compliance with this policy. The articles begin by discussing the challenges of teacher training in contemporary and an understanding of the need for training in its broadest sense, understand deep, and carrying it as basic education process. Is then characterized the training of teachers of basic education in Cape Verde, doing a little background of the challenges of teacher education in Cape Verde since even before independence is part of the analysis of the Education Strategic Plan in line with the actions of IP alleviate the shortage of trained teachers who acting in elementary school, to achieve the goal of the analysis used content analysis. It concluded with the understanding, as well as being lighter training for teachers in primary Cape Verde reveals a kind of interest that is not in favor the evolution of human consciousness and specifically with the emancipation of the individual.
id UFU-4_63d3cb2b956918844780e7621254e325
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17377
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape VerdeO propósito deste trabalho visa analisar a política de formação de professores de Ensino Básico de Cabo Verde, tendo o Instituto Pedagógico - IP como o principal órgão de ensino no cumprimento dessa política. O artigo começa abordando sobre os desafios da formação docente na contemporaneidade e a necessidade de um entendimento da formação no seu sentido mais largo e profundo e, portanto como basilar do processo educativo. Seguidamente, é caracterizada a formação dos professores do Ensino Básico em Cabo Verde, fazendo uma pequena retrospectiva dos desafios de formação dos seus professores no período anterior à sua independência até esta se efetivar, a análise da consonância das ações do IP com o Plano Estratégico de Educação para amenizar o problema da falta de professores formados atuando no Ensino Básico. Para atingir estes objetivos utilizou-se a análise de conteúdo. Conclui-se o artigo com o entendimento de que, além de ser aligeirada a formação dos professores do Ensino Básico Cabo-verdianohá um tipo de interesse que não está a favor da evolução da consciência humana e especificamente da emancipação do indivíduo.ABSTRACT: The purpose of this paper is to analyze the policy of training teachers of Basic Education in Cape Verde, and the Pedagogical Institute - IP as the main organ of education in compliance with this policy. The articles begin by discussing the challenges of teacher training in contemporary and an understanding of the need for training in its broadest sense, understand deep, and carrying it as basic education process. Is then characterized the training of teachers of basic education in Cape Verde, doing a little background of the challenges of teacher education in Cape Verde since even before independence is part of the analysis of the Education Strategic Plan in line with the actions of IP alleviate the shortage of trained teachers who acting in elementary school, to achieve the goal of the analysis used content analysis. It concluded with the understanding, as well as being lighter training for teachers in primary Cape Verde reveals a kind of interest that is not in favor the evolution of human consciousness and specifically with the emancipation of the individual.Universidade Federal de Uberlândia2012-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/1737710.14393/REPOD-v1n1a2012-17377Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17377/9533Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Emanuel2022-12-06T22:25:41Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17377Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:25:41Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
title Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
spellingShingle Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
Monteiro, Emanuel
title_short Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
title_full Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
title_fullStr Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
title_full_unstemmed Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
title_sort Um Olhar Crítico Reflexivo da Política de Formação Inicial dos Professores do Ensino Básico Cabo-Verdiano / Reflective and Critical Look at the Policy of Training Teachers of Primary School of Cape Verde
author Monteiro, Emanuel
author_facet Monteiro, Emanuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Emanuel
description O propósito deste trabalho visa analisar a política de formação de professores de Ensino Básico de Cabo Verde, tendo o Instituto Pedagógico - IP como o principal órgão de ensino no cumprimento dessa política. O artigo começa abordando sobre os desafios da formação docente na contemporaneidade e a necessidade de um entendimento da formação no seu sentido mais largo e profundo e, portanto como basilar do processo educativo. Seguidamente, é caracterizada a formação dos professores do Ensino Básico em Cabo Verde, fazendo uma pequena retrospectiva dos desafios de formação dos seus professores no período anterior à sua independência até esta se efetivar, a análise da consonância das ações do IP com o Plano Estratégico de Educação para amenizar o problema da falta de professores formados atuando no Ensino Básico. Para atingir estes objetivos utilizou-se a análise de conteúdo. Conclui-se o artigo com o entendimento de que, além de ser aligeirada a formação dos professores do Ensino Básico Cabo-verdianohá um tipo de interesse que não está a favor da evolução da consciência humana e especificamente da emancipação do indivíduo.ABSTRACT: The purpose of this paper is to analyze the policy of training teachers of Basic Education in Cape Verde, and the Pedagogical Institute - IP as the main organ of education in compliance with this policy. The articles begin by discussing the challenges of teacher training in contemporary and an understanding of the need for training in its broadest sense, understand deep, and carrying it as basic education process. Is then characterized the training of teachers of basic education in Cape Verde, doing a little background of the challenges of teacher education in Cape Verde since even before independence is part of the analysis of the Education Strategic Plan in line with the actions of IP alleviate the shortage of trained teachers who acting in elementary school, to achieve the goal of the analysis used content analysis. It concluded with the understanding, as well as being lighter training for teachers in primary Cape Verde reveals a kind of interest that is not in favor the evolution of human consciousness and specifically with the emancipation of the individual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17377
10.14393/REPOD-v1n1a2012-17377
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17377
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17377/9533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957565669376