Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Aparecida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Richter, Leonice Matilde, Souza, Vilma Aparecida de, Silva, Maria Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66300
Resumo: O Capitalismo pós década de 70 vive movimentos cada vez mais constantes de crises, ou mesmo crises permanentes, que têm provocado efeitos progressivamente mais agudizados, e de intensificação das desigualdades que afetam todas as esferas da vida no nosso planeta. É nesse movimento que acompanhamos o surgimento do neoliberalismo que contextualiza transformações que tiveram como epicentro inicial, segundo Harvey (2014), as mudanças na China, orquestrada por Deng Xiaoping, em 1978; o início da condução do Banco Central dos Estados Unidos (FED), em 1979, por Paul Volcker; a eleição de Margaret Thatcher, em 1979, como primeira-ministra da Grã-Bretanha; e a eleição de Ronald Reagan, em 1980, como presidente dos Estados Unidos. Para Harvey (2014, p.12), esse conjunto inicial levou à propagação da teoria das práticas político-econômicas que se propagaram pelo mundo e que tem como base que “o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as liberdades e capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e livre comércio”.
id UFU-4_78eb872b6c8a6610ba98696a417db731
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66300
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação Crises do Capitalismo GlobalPolíticas PúblicasEducaçãoO Capitalismo pós década de 70 vive movimentos cada vez mais constantes de crises, ou mesmo crises permanentes, que têm provocado efeitos progressivamente mais agudizados, e de intensificação das desigualdades que afetam todas as esferas da vida no nosso planeta. É nesse movimento que acompanhamos o surgimento do neoliberalismo que contextualiza transformações que tiveram como epicentro inicial, segundo Harvey (2014), as mudanças na China, orquestrada por Deng Xiaoping, em 1978; o início da condução do Banco Central dos Estados Unidos (FED), em 1979, por Paul Volcker; a eleição de Margaret Thatcher, em 1979, como primeira-ministra da Grã-Bretanha; e a eleição de Ronald Reagan, em 1980, como presidente dos Estados Unidos. Para Harvey (2014, p.12), esse conjunto inicial levou à propagação da teoria das práticas político-econômicas que se propagaram pelo mundo e que tem como base que “o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as liberdades e capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e livre comércio”.Universidade Federal de Uberlândia2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/6630010.14393/REPOD-v11n3a2022-66300Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-8612238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66300/34253Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Raquel AparecidaRichter, Leonice MatildeSouza, Vilma Aparecida deSilva, Maria Vieira2022-12-23T14:19:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66300Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-23T14:19:11Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
title Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
spellingShingle Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
Souza, Raquel Aparecida
Crises do Capitalismo Global
Políticas Públicas
Educação
title_short Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
title_full Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
title_fullStr Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
title_full_unstemmed Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
title_sort Crises do Capitalismo Global e as Políticas Públicas de Educação
author Souza, Raquel Aparecida
author_facet Souza, Raquel Aparecida
Richter, Leonice Matilde
Souza, Vilma Aparecida de
Silva, Maria Vieira
author_role author
author2 Richter, Leonice Matilde
Souza, Vilma Aparecida de
Silva, Maria Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raquel Aparecida
Richter, Leonice Matilde
Souza, Vilma Aparecida de
Silva, Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Crises do Capitalismo Global
Políticas Públicas
Educação
topic Crises do Capitalismo Global
Políticas Públicas
Educação
description O Capitalismo pós década de 70 vive movimentos cada vez mais constantes de crises, ou mesmo crises permanentes, que têm provocado efeitos progressivamente mais agudizados, e de intensificação das desigualdades que afetam todas as esferas da vida no nosso planeta. É nesse movimento que acompanhamos o surgimento do neoliberalismo que contextualiza transformações que tiveram como epicentro inicial, segundo Harvey (2014), as mudanças na China, orquestrada por Deng Xiaoping, em 1978; o início da condução do Banco Central dos Estados Unidos (FED), em 1979, por Paul Volcker; a eleição de Margaret Thatcher, em 1979, como primeira-ministra da Grã-Bretanha; e a eleição de Ronald Reagan, em 1980, como presidente dos Estados Unidos. Para Harvey (2014, p.12), esse conjunto inicial levou à propagação da teoria das práticas político-econômicas que se propagaram pelo mundo e que tem como base que “o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as liberdades e capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura institucional caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e livre comércio”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66300
10.14393/REPOD-v11n3a2022-66300
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66300
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66300/34253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 854-861
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943960781651968